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edição de 1º de abril de 2019

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mercado Fotos: Divulgação Dream Crazier: a “loucura” das mulheres é exaltada na campanha internacional predileta das agências brasileiras agências escolhem as melhores campanhas do primeiro trimestre Criativos e executivos brasileiros elegem trabalhos mais marcantes entre os cases nacionais e internacionais veiculados no início de 2019 LEONARDO ARAUJO As águas de março não fecham apenas o verão, mas também precedem o fim do trimestre. Para a propaganda, o período foi profícuo. Pensando nisso, o PROP- MARK ouviu as maiores agências do país para saber quais as melhores campanhas nacionais e internacionais veiculadas até o momento em 2019. No campo nacional, a mais votada foi a de estreia da F/Nazca Saatchi & Saatchi para o banco BTG Pactual. A série de sete vídeos intitulados Leão, Macaco, Cavalo-Marinho, Flor, Torta, Formiga e Águia foi produzida pela Yourmama e pede para o consumidor dar um “BTG em seus investimentos”. Com a voz característica de Fernando Alves Pinto, os filmes aconselham que o investidor não se transforme nos próprios animais e objetos citados. “Uma campanha de banco que traz um Macaco de Java já começa bem. Simples, divertida, com linguagem inovadora para o segmento. Daquelas campanhas que nos inspiram”, diz Samir Mesquita, diretor de criação da SunsetDDB e um dos votantes. Na sequência, aparecem três propagandas com idêntica quantidade de votos. Anúncio Grelhado, da David para o Burger King, é uma delas. A ação decidiu dar um Whopper de graça para quem “queimasse” anúncios da concorrência através do app da rede de fast-food. O case anda fazendo sucesso e já ganhou relevância na mídia internacional. “Provocação no melhor estilo Burger King”, afirma Carlos Fonseca, copresidente da Tribal Worldwide. Outra ação de destaque foi a da pochete cooler de Smirnoff Ice. A iniciativa criada pela CP+B Brasil sustentou a estratégia de comunicação da marca no Carnaval, que incluiu o lançamento da nova embalagem e da nova fórmula com o sabor original. “É pra lá de criativa e tem total conexão com a marca. Não é simplesmente uma ‘ideia pela ideia’”, analisa Romolo Megda, diretor de criação da BETC/Havas e um dos votantes. Além dela, o case de Itubaína criado “Lindo manifesto em homenagem às muLheres esportistas. Com narração visCeraL de serena WiLLiams, trata-se de um Legítimo nike” 46 de abril de 2019 - jornal propmark

Case do BK, da David SP, premia consumidor que queimar anúncio da concorrência A CP+B Brasil fez sucesso com a pochete cooler criada para a Smirnoff Ice pela Talent Marcel e intitulado Perseguição também foi destaque. “Criativo, inteligente, divertido, atemporal e com um jeito levemente escrachado, que combina com a marca. Cultura pop na veia”, elogia Megda. Tiveram pelo menos um voto: Lucas Jagger: o terapeuta de Otis, da AlmapBBDO para a Netflix; Ketchup na Pizza, da Africa para Heinz; Lay’s é batata, assinada também pela AlmapBBDO; Cor Não tem Gênero, da F/Nazca S&S para a Trident; Às Loucas, da Wieden+Kennedy SP para a Nike; Competitors Sales, da Grey para a Volvo; Trending Botics, criada pela FCB Brasil para o Congresso em Foco; Algoritmo da Vida, da Africa para a revista Rolling Stone; Código de Autoestima, da F/Nazca S&S para a Fundação Laço Rosa; #FutebolSQN, criada pela AlmapBBDO para Snickers; Bloco-Thru, da DPZ&T para o McDonald’s; Isabella Artois, da CP+B Brasil para a Stella Artois; Grafite e Nike assinada pela AKQA; Primeira Palestra, de F/Nazca S&S para o Boticário; Programa de Trocas, de Guaraná Antarctica criado pela AlmapBBDO; Comercial Infinito, de Old Spice assinado pela Wieden+Kennedy SP; Marta e The Umbrella Academy, da AKQA para a Netflix; I don’t wanna miss a class, da Talent Marcel para o CNA; Busca Dogues, da JWT para Güd; Brinde ao que realmente importa, da Africa para a Brahma; e Banksy, there’s a wall for you, da ONG Projeto Sonhar. melhores internacionais Já o mercado estrangeiro rendeu ótimos cases. O mais votado pelos criativos foi Dream Crazier, da Nike assinada pela Wieden+Kennedy de Portland. Narrada por Serena Williams, a campanha sucedeu a premiada - e polêmica - Dream Crazy, mas em sua nova versão, focou em atletas mulheres. “Uma campanha que trata de um tema atual, que todo mundo, de um jeito ou de outro, quer abordar. Ou seja: se torna mais difícil se diferenciar ou conseguir algo realmente impactante e conectado com a marca. E a Nike conseguiu”, opinam André Gola e Pernil, diretores-executivos de criação da AlmapBBDO. “Lindo manifesto em homenagem às mulheres esportistas. Com narração visceral de Serena Williams, trata-se de um legítimo Nike: primorosamente bem escrito e bem dirigido. Vale cada segundo”, exalta Adriano Matos, CCO da Grey. Eat Like Andy, da David Miami, roubou a cena no intervalo do Super Bowl e foi uma das preferidas dos brasileiros “poChete CooLer é pra Lá de Criativa e tem totaL Conexão Com a marCa. não é simpLesmente uma ‘ideia peLa ideia’” Na sequência, aparece Eat Like Andy, campanha assinada pela David Miami. “Pela coragem de quebrar com as convenções estéticas da publicidade”, justifica um dos votantes, André Marques, VP de criação da WMcCann. Com o mesmo número de votos de BK, surge a polêmica The Best a Man Can Be, criada pela Grey de Nova York para a Gillette. “A marca que é indissociável da figura masculina colocou a masculinidade tóxica em xeque, num corajoso exercício de autocrítica. Uma campanha cuja relevância foi gigante e a repercussão, estratosférica”, analisa o CCO da Grey Brasil. Outra que empatou em votos com Gillette e BK foi o Walmart, com seu elogiado filme Famous Cars, criado pela Department W, gerido pelo Grupo Publicis. “Adorei a forma como eles conseguiram comunicar um serviço da rede varejista: você compra online e retira nas lojas. As referências pop são sensacionais, é um daqueles filmes que você não cansa de ver. Puro entretenimento. E também é superpertinente, com o serviço apresentado pela marca”, explica o diretor de criação da BETC/Havas. Completam a lista de votantes: Rafael Pitanguy, VP de criação da Y&R; Rafael Urenha, CCO da DPZ&T; Wilson Mateos, VP de criação da Leo Burnett; Rodrigo Lugato e Alessandra Sadock, diretores de criação da Talent Marcel; Pedro Prado, diretor de criação da F/Nazca S&S; Renato Simões, executive creative director da Wieden+Kennedy SP; Marcos Medeiros, sócio e CCO da CP+B Brasil; Daniela Ribeiro, diretora de criação da Artplan; Carlos Fonseca, copresidente da Tribal Worldwide; Rafael Donato, VP de criação da Ogilvy Brasil; Félix del Valle, diretor-geral de criação da David e Felipe Luchi, sócio e CCO da Lew’Lara\TBWA. jornal propmark - de abril de 2019 47

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