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edição de 1º de agosto de 2016

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meRcado Brinde promocional contabiliza faturamento anual de R$ 6 bilhões São 25 mil itens disponíveis, incluindo as tradicionais agendas, copos, canetas e relógios, que poderão ser vistos na feira Brazil Promotion 2016 Paulo Macedo Quem não gosta de um mimo? A diplomacia é uma referência recorrente. Nas visitas de chefes de estado a um país, há a tradicional troca de brindes. No universo mercadológico, presentear os clientes ou estabelecer gratidão à cadeia de stakeholders com agendas, canetas, bonés, chaveiros, moleskines e outros itens pode estreitar relacionamentos. Já imaginou o McLanche Feliz sem os brinquedinhos que a criançada tanto venera? Esse é um dos expedientes desse mercado, que movimenta R$ 6 bilhões por ano, como detalha a executiva Thais De Vitto, diretora de novos negócios da Forma Promocional, empresa que organiza a feira Brazil Promotion - Live Marketing and Retail, que começa nesta terça-feira (2) e se estende até a quinta-feira (4), em São Paulo. Estarão em exposição cerca de 25 mil itens, comercializados por 220 expositores que abastecem o mercado corporativo, entre as quais estão Faber-Castell, Bic, Swarovski, Nadir Figueiredo, Samsonite, Fom, Copag e Pepsico. Thais enfatiza que a personalização dos brindes é vista como diferencial. A Netshoes, por exemplo, que tem exclusividade para camisas de clubes de futebol, que exigem fonte correta na impressão, quer ampliar a oferta para além do e-commerce. A principal tendência são as taças para proseco e copos com tonalidades neon, mas com a proposta de ter o nome do destinário grafado. A diretora da Forma Promocional afirma ainda que o segmento não contabiliza retração de negócios. “A previsão para este ano é de elevação de 6%. Nós fa- Thais De Vitto, da Forma Promocional, acredita que o segmento de brindes vai crescer 6% em 2016 “A feirA é umA oportunidAde pArA As empresAs observArem As tendênciAs e os preços sugeridos. não é por outro motivo que A mAior pArte dos 12 mil visitAntes é de profissionAis de mArketing dAs principAis empresAs e gestores de mArcAs” zemos parte do mercado de live-marketing que, segundo a Ampro (Associação de Marketing Promocional), movimenta anualmente R$ 46 bilhões. Se muitas empresas não investiram em publicidade, elas incrementaram as promoções com brindes. Quando um cliente abre conta em bancos prime, não é incomum ter um kit promocional para celebrar a abertura da sua conta. O mercado de pets é um dos mais ativos no momento, com acessórios como babadores e roupinhas”, destaca Thais. Mas não basta presentear. É preciso adequação. “O que pode ser ruim para um, pode ser maravilhoso para outro. Por isso é muito interessante que o brinde corporativo tenha relação com o target em questão. O brinde é um recur- Divulgação so de aproximação com consumidores e, consequentemente, de incremento de vendas. A feira é uma oportunidade para as empresas observarem as tendências e os preços sugeridos. Não é por outro motivo que a maior parte dos 12 mil visitantes é composta de profissionais de marketing das principais empresas e agências”, argumenta a executiva. Apesar de a tecnologia agregar novas formas de marcar compromissos, a velha e boa agenda continua em alta. Thais explica que a maior fabricante, a Pombo, buscou fórmulas para manter a atratividade para o produto. “A principal delas é a importação de modelos da Itália, que buscam diferenciais em design mais arrojado e detalhes internos que facilitam os usuários”, finaliza. 10 de agosto de 2016 - jornal propmark

mERCADO Agências da Vivo se posicionam sobre especulações envolvendo área de marketing da operadora Diante de uma série de especulações envolvendo contratos realizados na área de marketing da Vivo, a Telefônica do Brasil divulgou comunicado no último dia 26, atendendo solicitação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Na última sexta-feira (29), as três agências que atendem a Vivo atualmente - Africa, DPZ&T e Y&R - também emitiram um posicionamento sobre o assunto. No texto do posicionamento, elas se apresentam “entre as agências mais renomadas e admiradas do país e atuam seguindo as mais rígidas normas de conduta e compliance. Nosso trabalho é amplamente reconhecido pelos prêmios que recebemos ao longo dos anos e, principalmente, pela confiança de nossos muitos clientes, parceiros e colaboradores.” O posicionamento também destaca trechos do comunicado público da Telefônica nos quais se lê que “trabalhos internos relacionados com auditorias e revisões, sejam eles de processos, procedimentos e contratos, são atividades rotineiras” e “não há procedimento em curso com as características referidas (...)”. O posicionamento também ressalta afirmação da Telefônica de que a empresa “adota procedimentos de controles internos aplicáveis às suas operações e atividades, os quais estão em constante atualização e aprimoramento, com vistas a manter os mais altos padrões de excelência”. O posicionamento é finalizado com a seguinte conclusão: “É dentro deste ambiente que as agências Africa, DPZ&T e Young & Rubicam (Y&R) mantêm suas atividades normalmente com a empresa.” CuRtAs A Latam Airlines definiu nova diretora de marketing. É Adriana Gomes, que está na companhia desde abril de 2016 e é líder na diretoria de marketing e e-commerce, fazendo gestão de áreas como Latam Fidelidade, Experiência do Cliente, Digital, E-commerce, Receitas Adicionais (Ancillary), Comunicação & Marca e Patrocínio. Em sua trajetória profissional, Adriana atuou na Nokia, na Monsanto e na Liberty Seguros. Adriana é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Marketing pela ESPM São Paulo. Walter Susini assume a presidência da LOV após a saída de Clineu Junior. Atualmente, o executivo está à frente da mcgarrybowen e vai acumular a presidência das duas agências. Na LOV, Susini trabalhará diretamente com os executivos Flavia Spinelli, VP de estratégia; Laura Florence, VP de criação; Marcio Quartilho, VP de tecnologia e projetos; Marcelo Sarti, VP de Atendimento; e Guilherme Horácio, Head de Mídia. “Estou muito entusiasmado em assumir também a presidência da LOV, será um privilégio trabalhar com essa equipe extraordinária. A agência tem profundo entendimento sobre os canais e formas de se relacionar na comunicação digital, além de um olhar para conteúdo que é essencial na construção das marcas”, explica Susini. A W3haus contratou um novo diretor de arte, Diego Rosendo. Ex-Ogilvy, o criativo chega para atuar com a equipe dos diretores de criação Duda Bom Queiroz e Mathias Almeida. Rosendo também registra passagens pela FCB e Y&R. O departamento também promoveu Vitor Coutinho para assistente de arte. jornal propmark - de agosto de 2016 11

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