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edição de 1º de maio de 2017

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especial tv aberta

especial tv aberta comunicação da Globo conecta marca com a sua audiência Divulgação Emissora usa ferramental de mídia nos breaks e áreas de conteúdo de forma fluida com intenção de montar mapas estratégicos para divulgar grade de programação Paulo macedo Chamar a atenção da grade de programação é o propósito da Globo Comunicação, house agency da rede dirigida pelo publicitário Sergio Valente. O trabalho de construção da marca Globo é, segundo ele, um desafio permanente para poder ser um meio eficaz para contribuir com os processos de branding dos anunciantes que usam a grade de programação comercial com essa finalidade. “É extremamente desafiador porque é uma marca viva, que pensa, que fala. E que o faz tanto através das 13 mil pessoas que trabalham e comentam sobre ela, quanto pelas mais de 100 milhões de pessoas que passam pela Globo, falam com a Globo todos os dias, sob todos os aspectos, em todas as ferramentas de comunicação, todos os pontos de contatos. Por ser uma marca relevante e que dita moda, tudo aqui é desafiador. A função é contribuir com a construção e a relevância dessa marca e fazer com que o coração das pessoas fique mais quentinho ao ver a marca Globo”, observa Valente. A Globo vive um momento de renovação, da linguagem aos personagens da programação. Valente esclarece: “Esse novo momento só é possível por tudo que a empresa construiu ao longo desses mais de 50 anos de história. A lide- “A função é contribuir com A construção e A relevânciA dessA mArcA e fAzer com que o corAção dAs pessoAs fique mAis quentinho Ao ver A mArcA Globo” Sergio Valente exibe layouts que se transformam em campanhas para ativar programação blico, de comportamento, de produto por diferentes grupos de consumidores, entre outras coisas. Só assim conseguimos entender os hábitos dos espectadores, esse comportamento de audiência e, com isso, montar o melhor mapa estratégico para cada ação. E isso não só nos produtos de comunicação, mas nos produtos da comunicação da Globo como um todo, como as chamadas, os lançamentos, as campanhas institucionais e as campanhas de marca. Tudo isso é feito com um estudo profundo de adequação de público, momento e rança que o Carlos Henrique Schroder exerce é muito clara e ajuda a Globo a caminhar para o futuro, que é um desafio fantástico e talvez essa seja a grande mudança. Temos uma frase que define essa marca: o mundo está em movimento, a vida está em movimento, você está em movimento e a Globo está em movimento para acompanhar o mundo, a vida e você. E essa frase continua sintetizando o legado desse novo momento da Globo”. Mesmo usando espaços na grade global, Valente destaca que o plano de veiculação não é calhau. “A Globo utiliza as ferramentas mais avançadas de mídia. Tudo que incentivamos os anunciantes e agências a utilizarem, nós fazemos uso também, para podermos entender a adequação de púmarca”, argumenta Valente. “Além disso, a grande vantagem é que como Comunicação da Globo nós conseguimos estar de forma muito fluida tanto no break quanto no conteúdo. E dentro do conteúdo nós fazemos experiências incríveis. Já tivemos cross de conteúdo em novela, em programas de variedades. E vamos continuar com esse cross de todos os produtos que a gente tem e, na verdade, também são ferramentas que estão à disposição do mercado”, finaliza o diretor da Comunicação Globo. 30 de maio de 2017 - jornal propmark

eSpeCial Tv aBerTa Canais do SBT no YouTube somam mais de 70 bilhões de minutos Programação da emissora tem 43 canais na internet que contam com 20 milhões de seguidores da sua programação ao vivo e por streaming Paulo Macedo SBT é a cara do Brasil. A expressão, que é o slogan ofi- O cial da emissora, é recorrente no repertório do executivo Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing da rede fundada pelo apresentador e empresário Silvio Santos há 35 anos. Além do alcance tradicional, uma média de 120 milhões de pessoas por dia, há investimento na internet. Os 43 canais no You- Tube têm cerca de 20 milhões de seguidores e somam mais de 70 bilhões de minutos assistidos. É um volume acima da média do mercado, como destaca Parada. “O aplicativo TV SBT, que foi eleito pelo Google Play como um dos melhores apps e o único das TVs abertas, já superou a marca dos 12 milhões de downloads”, ele reforça. “Quando falamos em alcance, hoje o SBT está presente em praticamente todas as plataformas digitais, com recordes de engajamento e acessos junto ao público”, acrescenta. Não há um segmento anunciante predominante na grade comercial do SBT. De acordo com Parada, é a força da TV aberta que garante a presença das principais marcas na grade comercial do canal. “As pesquisas e resultados para anunciantes comprovam que ainda é a mídia de maior alcance, influência e retorno sobre os investimentos, sobretudo por ter construído um modelo de negócio que valoriza a produção de conteúdo de qualidade, associado a um forte vínculo com a vida e os hábitos dos brasileiros. Temos um diferencial enorme que vem do fato de sabermos fazer curadoria de conteúdo muito bem, do fato de criarmos repertório para a vida das pessoas e do fato de sermos um veículo de massa. E isso pode ser alavancado ainda mais pela estratégia digital, ou seja, aumentando e diversifi- O diretor comercial e de marketing Marcelo Parada enfatiza o tripé família, diversão e informação como essência do SBT cando a nossa audiência. Isso é uma fortaleza da TV Aberta, que não pode ser desprezada”. Um dos principais planos do SBT é incentivar os “projetos customizados e multiplataformas, que valorizam a integração do branded content com o nosso break comercial”, como explica Parada. Ele diz mais: “Temos uma relação bastante próxima com o mercado para cocriar, visando ações mais orgânicas e relevantes. Com isso, temos uma das melhores taxas de conversão de vendas. A ideia pode chegar da agência/anunciante e, quando isso ocorre, temos de envolver a equipe de criação do programa, que trabalhará no roteiro da ação para ficar o mais verdadeiro e interessante possível. Mas há também casos em que o cliente chega com um desafio para a marca e desenvolvemos a melhor estratégia e proposta para ele, com uma entrega multiplataforma”. “As pesquisAs e resultAdos pArA AnunciAntes comprovAm que AindA é A mídiA de mAior AlcAnce, influênciA e retorno sobre os investimentos, sobretudo por ter construído um modelo de negócio que vAlorizA A produção de conteúdo de quAlidAde” Divulgação Outro ponto que o diretor comercial e de marketing do SBT faz referência é a relação emocional da rede com o público. “A relação afetiva com o público brasileiro vai além da relação do consumo de conteúdo. Ela ajudou a construir o meio no país, com formatos e comunicadores que são verdadeiros ícones. Com isso, estabeleceu-se uma identidade e empatia muito fortes e únicas: é a emissora que personifica as principais qualidades do brasileiro, por isso a assinatura: A Cara do Brasil. É alegre, otimista, irreverente, recebe a todos de braços abertos, busca se reinventar e correr atrás das conquistas e novidades, sempre respeitando os pilares de família, diversão e informação. A essência do SBT vem de seu próprio fundador, Silvio Santos, e quanto mais competentes formos em replicar estes valores em todas as áreas da emissora, mais fortaleceremos a nossa marca e resultados”, finaliza. jornal propmark - de maio de 2017 31

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