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edição de 1º de maio de 2017

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especial TV abeRTa Record TV busca entender negócio das marcas para propor soluções Com esse princípio, executivos de vendas se posicionam como consultores dos anunciantes para sugerir ações sob medida Paulo Macedo Transparência, comprometimento e profissionalismo são pontos-chaves na execução das estratégias comerciais da Record TV, como explica Walter Zagari, vice-presidente comercial da emissora. “São esses os aspectos sensoriais que queremos transmitir com a nossa nova marca. E quando percebidas pelos nossos dois públicos, anunciantes e telespectadores, a relação de reciprocidade se estabelece. A partir daí está concretizado o modelo ideal de fidelização, tendo a confiança como peça fundamental para todo e qualquer tipo de relacionamento”. Com isso em mente, o posicionamento da equipe de vendas é de consultores dos anunciantes. “Eles buscam entender o negócio das empresas para então oferecer as melhores opções comerciais que se adequem às suas necessidades”, resume o executivo. Entre os diferenciais mercadológicos da Record TV está o invetimento na teledramaturgia com linguagem bíblica. “A produção das novelas bíblicas faz parte de um nicho de mercado até então inexplorado na teledramaturgia nacional. A primeira novela da emissora neste segmento, Os Dez Mandamentos, foi um marco na nossa história e da televisão brasileira, atingindo enorme sucesso comercial e de audiência, totalmente acima das expectativas. A partir daí iniciou-se um processo de produção de novelas com características bíblicas que se estende até hoje, todas alcançando igual sucesso. O trabalho de transformação da Record TV é diário. Nós temos normas e padrões internos que nos pautam para a conquista do projeto de qualidade total”, argumenta Zagari. Além dos comerciais de 30 segundos, Zagari afirma que as O executivo Walter Zagari comanda as operações comerciais da Record TV ações de merchandising e product placement encontram cenário ideal na Record TV. “Os diferenciais são basicamente quatro: comunicadores de prestígio, atratividade da programação, alta visibilidade em função da nossa audiência e a flexibilidade comercial para a realização das ações. Fazemos o que o cliente desejar desde que o conteúdo editorial do programa não seja prejudicado. Em outras palavras, a Record TV não é uma emissora “engessada”, com padrões de Divulgação comercialização preestabelecidos. Desde que os projetos sejam elaborados com responsabilidade, bom senso e antecedência, seguidos por princípios éticos e de qualidade, tudo é possível. A grade de programação da Record TV é uma vitrine bastante atraente para os anunciantes que buscam esse formato de comercialização, com comunicadores influentes que geram vendas”. Zagari destaca a oferta multiplataforma com a Record TV, a Record News e o portal R7. Ele “O trabalhO de transfOrmaçãO da recOrd tV é diáriO. nós temOs nOrmas e padrões internOs que nOs pautam para a cOnquista dO prOjetO de qualidade tOtal” explica que, mesmo com a integração, o atendimento a cada um desses canais é adhoc. Mas o sinal aberto de televisão é mais relevante. Por quê? Zagari responde: “Pela sua ampla cobertura e alcance, pelas inúmeras oportunidades comerciais geradas pelo meio, pela influência social que exerce perante a população, por ser o principal veículo de massa mundial, pela visibilidade gerada aos anunciantes, por ser a maior vitrine comercial do país e pela capacidade de gerar uma grade de programação diversificada capaz de atender aos diferentes tipos de público. Tais atributos fazem da TV aberta a protagonista do ponto de audiência, do comercial e o veículo mais destacado se comparado aos demais meios de comunicação”. Zagari conclui: “O fator humano também é um quesito de extrema importância em um ambiente competitivo como o atual, economicamente desfavorável e com retração de verba publicitária. Eu tenho muito orgulho da minha equipe e, com certeza, ela faz toda a diferença numa negociação comercial, principalmente quando a decisão depende de conhecimento técnico”. 32 de maio de 2017 - jornal propmark

especial tv aBerta Band se posiciona como produtora de conteúdo premium multitelas Emissora destaca o novo conceito, Somos iguais, mas gostamos de ser diferentes, para mostrar características de inovação, ousadia e criação Fotos: Divulgação Paloma Tocci e Ricardo Boechat são âncoras do Jornal da Band: “espírito democrático na difusão da informação” Sergio Sitchin é diretor comercial da Band Paulo Macedo Grupo Bandeirantes completa 80 O anos de atividades em 2017. A área de televisão chega aos 50 anos no próximo dia 13 de maio. De acordo com o diretor comercial Sergio Sitchin, a proximidade com o mercado publicitário garante à rede soluções mercadológicas, flexibilidade de formatos e nos modelos de negócios. Em sua avaliação, o conteúdo da programação “permite ter um share de faturamento maior do que o share de audiência”. Na sua expressão, “a Band é uma marca identificada com o Brasil, que faz parte da história recente do país”. Sitchin completa: “A marca Band é vista com simpatia tanto pelo público como pelos anunciantes. Ela é reconhecida por pilares muito claros que compõem a programação: o jornalismo, especialmente pelo espírito democrático; o esporte, por ter estado na cobertura de todos os grandes eventos; e o entretenimento, pela inovação e ousadia”. O investimento em formatos “inéditos”, entre os quais MasterChef, A Liga, CQC, O Mundo Segundo os Brasileiros e Mulheres Ricas, garantiram resultados além da fama adquirida com o seu elogiado jornalismo e expertise em esportes. “Do ponto de vista técnico, a Band sempre vai contribuir com eficiência na cobertura e frequência. E o mais importante nos dias de hoje, o anunciante sempre vai ter a garantia de que a marca estará atrelada a um conteúdo de qualidade incontestável”, ressalta Sitchin. “O diferencial da Band é ter uma equipe de produção e criação inteiramente dedicada a integrar os produtos aos mais diversos programas da emissora. O objetivo é adequar a necessidade de comunicação da marca à linguagem de cada uma das atrações e de suas derivações no ambiente digital. Temos tido excelentes resultados. As ações integradas no MasterChef são um ótimo exemplo disso”, ele acrescenta. A entrega multiplataforma também está na agenda da Band. Stichin explica: “Estamos sempre buscando a excelência na área comercial, com foco em atendimento, pesquisa e planejamento. Somos a emissora que vem se diferenciando por conseguir de forma consistente a integração do on e o offline. O nosso principal desafio é entregar o conteúdo que produzimos nas diversas plataformas, com o aproveitamento das marcas e anunciantes. Essas soluções integradas, com exposição nas diversas plataformas, estão cada vez mais no nosso foco”, afirma. Para consolidar o seu propósito, materializado no conceito Somos iguais, mas gostamos de ser diferentes, a emissora quer ser vista como produtora de conteúdo premium. “Estaremos sempre onde o público estiver, seja numa tela grande ou pequena, móvel ou fixa. O conceito de multiplataforma é uma realidade que faz parte da nossa rotina e só fortalece o ciclo de exibição e alcance de um produto”, afirma o executivo. Quais os segmentos econômicos que frequentam a grade comercial da emissora? Sitchin responde: “Como televisão aberta é uma mídia de massa, ela colhe todos os segmentos econômicos. Nos últimos anos, temos notado um crescimento na indústria de bens de consumo e uma queda grande do varejo. Mesmo assim, todos continuam com a gente. A TV aberta é um meio de comunicação de massa e atinge 98% dos lares brasileiros. Quando se fala em 1 ponto de audiência, sempre é muita gente. Em São Paulo por exemplo, 1 ponto de audiência representa 197 mil pessoas ligadas na sua programação. Existe uma relação custo X audiência. Esta relação na TV aberta é imbatível sob qualquer aspecto, principalmente a eficácia”, ele finaliza. jornal propmark - de maio de 2017 33

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