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edição de 10 de agosto de 2020

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aGênciaS Guilherme

aGênciaS Guilherme Jahara deixa a SunsetDDB e é substituído por Sérgio Mugnaini Empresa do Grupo ABC para de atuar no modelo de copresidência e passa a ser comandada unicamente pelo CEO Pipo Calazans leonardo araujo Guilherme Jahara deixou a SunsetDDB na última semana. O anúncio foi feito pelo Grupo ABC, que faz parte da DDB Latina (Omnicom) e detém a operação. Entre as lideranças que iniciaram a operação da agência após a fusão DM9/Sunset, Jahara era o único remanescente. Antes dele, Guto Cappio (ex-CEO) e Ligia Vulcano (ex-copresidente) deixaram a empresa em setembro e dezembro de 2019, respectivamente. Jahara ocupava as posições de copresidente e CCO. Pela primeira vez desde a fusão, oficializada no início de 2019, a agência abandona o modelo de copresidência e passa a ser comandada unicamente pelo CEO Pipo Calazans. O publicitário Sérgio Mugnaini, que estava na DPZ&T desde 2016, será o novo CCO da agência. Questionado sobre como a saída do agora ex-copresidente foi trabalhada com os clientes, Calazans fala que a conversa foi bastante franca, transparente e tranquila. “Pois os clientes veem na agência, no nosso board, um time de lideranças forte e esse time se mantém coeso e engajado. O coletivo é sempre o mais importante”, afirma. Perguntado sobre as expectativas para liderar sozinho, o CEO ressalta que isso “não existe”. “A experiência de coliderança foi muito válida, mas no nosso dia a dia sempre tivemos uma liderança participativa e coletiva. É um grande desafio estar no comando de uma operação como a da Sun- -setDDB, mas o meu objetivo é sempre fortalecer o coletivo”, afirma. O CEO também se diz feliz com a chegada de Mugnaini. “Além da criatividade, ele traz um foco em inovação, reunindo dois componentes que, juntos, são muito importantes para o momento”. Jahara também falou ao PROPMARK sobre sua saída. “Tenho feito uma analogia: é uma separação. Por enquanto, ela está amigável. Algumas decisões, tanto do grupo como internas, fizeram com que a gente entendesse que tinha de ter caminhos diferentes. Não vou dizer: ‘Estava tudo ótimo, maravilhoso e por isso a gente separou. A gente se separou no nosso melhor momento’. Não é exatamente assim. Porém, nos últimos meses, as coisas de fato não estavam ruins”, pondera. Perguntado se a crise provocada pela pandemia foi a causa da sua saída, o publicitário fala que não foi uma decisão financeira. “Aliás, pelo contrário, o mês de julho Guilherme Jahara e Pipo Calazans: parceria chega ao fim e agência abandona modelo de copresidência “neste caso aqui parece que eu passei em várias agências em uma só” Sérgio Mugnaini assume como chief creative officer Fotos: Divulgação foi o melhor da agência nestes últimos seis meses. É uma decisão de separação mesmo de pensamentos”, conta. Sobre as mudanças na liderança, Jahara reconhece que elas poderiam macular a imagem frente aos anunciantes. “Mas tivemos clientes que foram parceiros e acreditaram. Tanto lá atrás quanto depois na mudança de board e agora na pandemia com outra mudança significativa e relevante: a chegada de parte das contas da Tribal”, elenca, resumindo as grandes mudanças que afetaram a empresa ao longo de um ano e sete meses. Jahara também fala sobre como o excesso de mudanças afetou sua percepção. “Na publicidade a gente trabalha muito, se dedica muito. Mas neste caso aqui parece que eu passei em várias agências em uma só... E é verdade, no mínimo três. A primeira e a segunda com a chegada de Pipo e saída de Lígia e Guto, a terceira já no meio da pandemia com a chegada da equipe da Tribal. Uma equipe maravilhosa”, destaca. Sobre futuro, o executivo pondera que precisa terminar sua “separação”, que vai virar um “divórcio”. “Depois vou ver qual namoro pode se tornar um casamento”, brinca. Nos últimos meses, a SunsetDDB abriu novas frentes, conquistando contas como da cerveja Original (Ambev), e aumentou participação em negócios de anunciantes já atendidos, como Seara, Vigor e Banco BV. 12 10 de agosto de 2020 - jornal propmark

digiTal Trump assina ordem executiva contra o Tik Tok e empresa se diz “chocada” App pode perder público nos EUA se venda para Microsoft não for concluída leonardo araujo Donald Trump está em guerra. Contra o Estado Islâmico? A Covid-19? O Irã? Não. O conflito se dá com o app chinês Tik Tok. O último capítulo do embate foi na quinta-feira (6), quando o líder dos Estados Unidos emitiu uma ordem executiva contra o app. “A disseminação nos Estados Unidos de aplicativos móveis desenvolvidos e de propriedade de empresas na República Popular da China continua ameaçando a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos. No momento, é necessário tomar medidas para lidar com a ameaça representada por um aplicativo móvel em particular, o Tik Tok”, diz o documento. Após citar o número de downloads da ferramenta, mais de 175 milhões só nos EUA, o presidente afirma que o app captura informações de seus usuários. “Essa coleta de dados ameaça permitir ao Partido Comunista Chinês acesso às informações pessoais e proprietárias dos americanos - potencialmente permitindo à China rastrear a localização de funcionários e contratados federais”, argumenta. O Tik Tok emitiu comunicado sobre a ordem. “Estamos chocados”, disse a empresa. “Esclarecemos que o Tik Tok nunca compartilhou dados do usuário com o governo chinês, nem censurou o conteúdo a seu pedido”, defende a companhia. No documento, Trump dá 45 dias para proibir qualquer transação com a Byte- Dance, empresa responsável pelo app. O prazo deve dar tempo para que a Microsoft compre a operação. Em comunicado no blog da empresa, a companhia fala que a proposta preliminar envolveria a compra do serviço nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Segundo o Financial Times, porém, fontes afirmam que o negócio pode se estender globalmente. “Não se descarta que a medida seja um reflexo da guerra comercial que o presidente americano trava contra as empresas de tecnologia chinesas”, opina Luis Fernando Marques Dias, sócio do J Amaral Advogados. Resta esperar para saber se, em meio ao conflito, o usuário ainda poderá se divertir com as dancinhas e vídeos do Tik Tok em 2020. Divulgação/Isac Nobrega/PR Trump emitiu ordem contra o Tik Tok; presidente dos EUA fala que plataforma passa dados ao Partido Comunista Chinês madia. 40 anos EXPERIÊNCIA SUPERA CRISES E CONSTRÓI CAMINHOS Há 40 anos, orientando empresas a encontrar o caminho certo para o sucesso e sustentabilidade. + de 500 empresas + de 1200 trabalhos + 3000 marcas (11) 98990-0346 jornal propmark - 10 de agosto de 2020 13

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