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edição de 10 de junho de 2019

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digitAl demos que esses três elementos são necessários para gerar algo realmente transformador. Em termos práticos, com nossos skills de consultoria, ajudamos nossos clientes a repensar a sua estratégia de marketing e a operacionalizá-la em um modelo ágil”, diz. ConCorrentes Há um grupo de consultorias que, assumidamente, faz o trabalho de agência, atuando na chamada “área cinza” entre os dois lados, sendo a Accenture a mais conhecida delas, por meio de seu braço Interactive. Não à toa, comprou recentemente a Droga5, em transação que superou os US$ 600 milhões, como forma de ampliar suas capacidades criativas. O movimento despertou, mais uma vez, as atenções do mercado de comunicação para a consultoria norte-americana, que já havia promovido notícias bombásticas nos últimos anos, inclusive no Brasil, com as compras de AD Dialeto, em 2015, e New Content, no ano passado, e contratações como de Eco Moliterno e Eduardo Bicudo, em 2017. “Atuamos desde a estratégia de negócios até a ativação, tudo impulsionado por uma forte narrativa criativa de marca e sólido backbone de tecnologia. Teremos as capacidades holísticas que precisamos para construir grandes experiências para o cliente”, avaliou Brian Whipple, CEO global da Accenture Interactive, em entrevista recente ao PROPMARK. Outra consultoria do mercado, a Gauge, do Grupo Stefanini, está se posicionando dessa forma desde que passou a desenvolver soluções de plataformas de engajamento que automatizam processos de analytics e machine learning. “Nosso posicionamento se define como consultoria e agência. Essa união insere o criativo e a paixão em todo o processo consultivo. Nossas análises e diagnósticos, bem como os planejamentos, são enriquecidos pelo posicionamento de marca, campanhas e pela percepção do mercado em relação aos nossos clientes. O lado ‘artístico’ está no nosso DNA e é claramente refletido em nossas ofertas, tanto de mídia quanto insights de Business e Social”, diz Guilherme Sajovic Stefanini, diretor de novos negócios da Gauge Renato Ajauskas, vice-presidente de customer experience da SAP Brasil Guilherme Sajovic Stefanini, diretor de novos negócios da companhia, que, de qualquer forma, aponta para a possibilidade de parcerias com agências de publicidade. ComuniCAção A integração de automação e criatividade também começa a se tornar mais comum nos Fotos: Divulgação grupos de comunicação. Na Dentsu Aegis Network (DAN), a aquisição da Cosin Consulting, em 2016, foi um marco no setor, por se tratar de grupo de comunicação comprando consultoria. Mais recentemente, já como parte dessa integração, a Cosin desenvolveu uma área de serviços de marketing, incluindo engenharia de mídia, que é a consultoria para maximização de investimentos em comunicação com base em modelos estatísticos, além de produtos de CRM, e-commerce, omnichannel e O2O (Online to offline). “Como consultoria, sempre foi importante apresentarmos aos clientes as melhores plataformas de tecnologia para usarem na gestão do negócio, seja SAP, Oracle, Totvs e outras. Para automatizar um processo de logística, por exemplo. Com a chegada de soluções prontas de tecnologia para o marketing, buscamos essa competência. Com o e-commerce, o marketing ficou ainda mais relevante para nós”, avalia Alessandro Cosin, CEO e fundador da empresa. Para ele, a criatividade, especialidade de diversas agências no grupo, é uma atividade totalmente humana, que conviverá com a automação de processos. “A diferença é que, agora, ela terá mais dados para servir de usina de insights. Há alguns anos, o criativo verificava a idade média do consumidor e fazia a campanha pensando nisso. Agora, a consultoria pode pilotar uma parte e gerar insights mais relevantes a partir das plataformas, para que o lado criativo das agências crie as campanhas”, resume. A ideia de integrar automação e criatividade está na estratégia de outras holdings. A S4 Capital, de Martin Sorrell, tem como visão principal integrar conteúdo digital, automação de compra de mídia e uso inteligente de dados. Comprou a Media Monks, que produz conteúdo e, mais recentemente, a MightyHive, de mídia programática, suas duas primeiras aquisições. No Brasil, a Prop- Media foi comprada em abril, e passou a compor o guarda- -chuva da MightyHive. A empresa é uma consultoria de marketing digital especializada na mídia programática. “O lado da criação é incrivelmente importante no nosso ecossistema, e acreditamos que vai ser cada vez mais. Automação e criação precisam coexistir. Tanto acreditamos nessa soma de skills que esse é um dos grandes pilares que sustenta a estratégia do S4 Capital”, diz Bruno Rebouças, CEO e fundador da PropMedia. 44 10 de junho de 2019 - jornal propmark

diGital Google revela iniciativas para a democratização do uso da internet Em evento anual, realizado em São Paulo, gigante de tecnologia divulgou que pretende ampliar pontos de wi-fi gratuito e parceria com a Positivo MARINA OLIVEIRA Google anunciou na última O semana, em São Paulo, uma série de iniciativas que têm como objetivo ajudar os brasileiros a aproveitar ainda mais suas ferramentas. As ações são baseadas em três pontos focais: privacidade, letramento digital e utilidade no âmbito social. O evento reuniu pessoas do mercado financeiro, da área de políticas públicas, representantes da mídia, além de parceiros de negócios, líderes globais e locais da empresa. “Se a missão do Google é organizar toda a informação do mundo e torná-la útil e acessível, nos países em desenvolvimento, esse aspecto é fundamental. [...] A internet no celular é cada vez mais importante para o desenvolvimento da economia e o bem-estar dos cidadãos”, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. Um dos anúncios mais celebrados foi a parceria da gigante americana com o grupo nacional Positivo Tecnologia. O vice-presidente de marketing do Google, Marvin Chow, afirmou que, em breve, haverá o lançamento de um celular inteligente, de valor acessível (R$ 279,00), que conta com um botão exclusivo para o Google Assistente. A Positivo vai apresentar ainda uma luminária, plugue para tomada, câmeras, sensores e alarmes controlados por comando de voz aplicando a tecnologia do Google em smart houses. Os produtos terão valor de mercado a partir de R$ 99. novidades A empresa pretende ampliar os pontos de wi-fi gratuito, que já estão em uso a programas educativos, por meio do Google Station. O trabalho tem parceria com America Net, Linktel e patrocínio do Itaú. Já pelo Google Meu Negócio Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, em evento que apresentou principais novidades da empresa para o mercado nacional “A internet no celulAr é cAdA vez mAis importAnte pArA o desenvolvimento dA economiA” Alê Oliveira comerciantes poderão entrar em contato com seus seguidores para enviar ofertas e atualizações. Os usuários poderão navegar pelo Google Shopping clicando diretamente nas imagens dos produtos e verão uma vitrine personalizada a partir dos seus interesses. As novidades também envolvem a área de engenharia do site. Os amantes de futebol poderão acompanhar até três vinhetas simultâneas. A funcionalidade mostra, em tempo real, a tabela de classificação, placares e resultados antigos de partidas. Em apoio ao jornalismo, será ofertado um programa de bolsas e a coalizão de mais de 20 organizações de imprensa no combate à disseminação de informações falsas, além de uma incubadora de negócios jornalísticos. Novas ferramentas de privacidade também estão disponíveis. Por meio do Auto-Delete será possível excluir dados antigos e, quando o modo de navegação anônima estiver ativo, as atividades não serão salvas na conta. Visando o letramento digital, o Google estabelece parcerias com o Instituto Palavra Aberta, para criar o EducaMídia. Também vão ofertar certificados profissionais de TI e investirão em programas de capacitação para que mulheres aprendam a programar jogos. Pela plataforma Art & Culture, será possível ter acesso ao acervo de Cândido Portinari e colaborar com o Museu do Impedimento, dedicado ao futebol feminino. Por fim, será possível aos usuários do Waze for Cities Data acessar o Google Cloud Storage gratuitamente. A ferramenta deve reunir informações sobre mobilidade em tempo real e deve auxiliar na gestão de tráfego das cidades. jornal propmark - 10 de junho de 2019 45

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