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edição de 10 de outubro de 2016

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pRêmiO marketing Best

pRêmiO marketing Best Sustentabilidade apresenta os nove cases vencedores PROPMARK traz o resumo dos trabalhos que foram julgados e revelados no fim de setembro; festa de premiação será realizada no próximo dia 18 Organizada pela MadiaMundoMarketing e pela Editora Referência, a 15ª edição do Marketing Best Sustentabilidade teve os cases vencedores (veja tabela completa ao lado) divulgados no último dia 29, em São Paulo. A premiação reflete a importância que o tema sustentabilidade passou a ter nas estruturas das empresas, não apenas como um instrumento de branding, mas como apelo de relacionamento junto às áreas de influência de uma marca, produto ou serviço. “As empresas evoluíram muito nessa área. A Friboi, por exemplo, desenvolveu o projeto Chefs Especiais, que emociona quem tem acesso ao conteúdo. O Marketing Best Sustentabilidade é uma oportunidade para exibir esse lado não muito visto das empresas. E o Brasil vem evoluindo nesse tema; o prêmio reconhece esse esforço, que deve ser estimulado”, disse Armando Ferrentini, publisher da Editora Referência. Veja nesta e nas páginas 49 e 50 o resumo dos noves cases vencedores na edição deste ano da premiação. A festa para a entrega dos troféus aos vencedores está programada para o próximo dia 18, em São Paulo. O júri que analisou e escolheu os trabalhos foi presidido por Décio Clemente (presidente da DClemente & Associados e comentarista de marketing da Rádio Jovem Pan) e contou com a participação de Francisco Alberto Madia de Souza (presidente da MadiaMundoMarketing e da Abramark - Academia Brasileira de Marketing), e Mílton Mira de Assumpção Filho (presidente da M.Books e integrante da Abramark). 48 10 de outubro de 2016 - jornal propmark VENCEDORES EmpRESa/ORgaNizaçãO AACD Apae de São Paulo Associação Viva e Deixe Viver ESPM Instituto Net Claro Embratel Instituto Remo meu Rumo JBS – Friboi Plano Digital CaSE Crise no Brasil e o impacto no terceiro setor Defendendo direitos e enfrentando a violência – Campanha sobre maus-tratos 18 anos – Mais de 1 milhão de histórias Educação e empreendedorismo transformando a sociedade Net Educação Remar é muito mais que o esporte Friboi e chefs especiais Confiança do início ao fim Estou refugiado instituto levanta bandeira da educação e conquista jurados Se há um consenso no Brasil é o de que a educação merece ter maior atenção para que este se torne um país melhor. Sabendo desta deficiência, o Instituto NET Claro Embratel direcionou para o tema as ações de responsabilidade social da telecom. O portal NET Educação tem como público-alvo professores e comunidades escolares e coloca à disposição dos usuários planos de aula, objetos de aprendizagem, vídeos, áudios, jogos, notícias, entrevistas e reportagens que se concentram no segmento. O site foi criado em 2004, ainda na gestão da área de marketing da NET Serviços. Quatro anos depois, o projeto passou para a área de responsabilidade social da empresa. Em 2010, o NET Educação ganhou um canal no YouTube e, dois anos depois, ampliou suas redes sociais, chegando ao Facebook e ao Twitter. Desde o ano passado, o portal passou a disponibilizar os vídeos tanto no YouTube como nas páginas do site. O portal hoje conta com uma equipe de 25 colaboradores, entre jornalistas, consultoras pedagógicas, produtores de conteúdo, analistas de redes sociais, professores e colunistas. O resultado positivo da iniciativa reverteu-se em prêmio na edição deste ano do Marketing Best. Fotos: Divulgação

pRêmiO projetos sociais de alunos resultam em premiação para escola plataforma digital ajuda a empregar refugiados ESPM, que envolve alunos nas questões sociais Para provar na prática seu conceito Gente que transforma o mundo se forma na ESPM, a escola reuniu três histórias de sucesso profissional e empresarial contadas por meio de TCCs de seus alunos: Museu da Criança – voltado para o ensino de história da arte para crianças entre 4 e 12 anos, a expansão do Solar Ear – empresa de soluções auditivas – e a implantação do Empório Dona Xepa – um hortifruti com foco em produtos fora do padrão estético a preços mais acessíveis. Em comum, o envolvimento de alunos da ESPM, sua criativida- Friboi tem dois trabalhos destacados este ano Friboi conquistou dois troféus no Marketing Best Sus- A tentabilidade. Um deles para o Instituto Chefs Especiais, que nasceu para promover inclusão social e aumentar a qualidade de vida de portadores de síndrome de Down por meio de diversas aulas, oficinas e atividades gratuitas. Querendo aproximar as pessoas da realidade dos Chefs Especiais, a Friboi aproveitou sua visibilidade e seus recursos de marca para produzir uma série de experiências, atividades e conteúdos. A comunicação privilegiou filmes comemorativos em datas especiais. No Dia das Mães, os Chefs Especiais fizeram uma surpresa e parabenizaram suas mães com um almoço. Os filmes impactaram mais de 23 milhões de pessoas. O instituto também ganhou notoriedade, tendo des- de, pensamento inovador e os conhecimentos adquiridos em marketing, negócios e capacidade de fazer a diferença no mercado, na sociedade e no mundo. O projeto do museu ampliou o número de visitantes a museus no Brasil, enquanto o da Solar Ear criou a Van da Saúde, que leva assistência a deficientes auditivos em todo o Brasil. O Empório Dona Xepa prevê um faturamento de mais de R$ 3 milhões para o quinto ano de operação, provando ser uma solução acertada contra o desperdício de alimentos no Brasil. taque em programas como Encontro com Fátima Bernardes, Mais Você e Jornal da Cultura. Outro case premiado foi Confiança do início ao fim, já que garantir a origem confiável do produto que vai às gôndolas é umas das principais preocupações da plataforma digital Estou A refugiado foi criada por Luciana M. G. Capobianco e Gisela Rao, com o objetivo de conectar a sociedade brasileira às pessoas que estão refugiadas e precisam de ajuda para reconstruir suas vidas. A ideia é gerar oportunidades de emprego inspiradas na experiência de Muhammad Yunus e o seu Grameen Bank. A proposta consiste em promover as vagas para os refugiados como um assunto de direitos humanos. A primeira ação do projeto foi a criação de um vídeo com Cena de uma das campanhas da Friboi, que conquistou dois troféus Campanha do site estampa rostos de refugiados que buscam refazer a vida JBS, dona da Friboi. A empresa implantou uma série de ações com o objetivo de selecionar fornecedores que seguem padrões socioambientais rígidos e estão em conformidade com as regulamentações dos órgãos federais. Mesmo com a implantação das um teste social usando Tinder, aplicativo de paquera que incentiva o encontro de usuários através de “matches” e interesses comuns. A repercussão teve 40 ofertas espontâneas de emprego logo de cara. A divulgação seguiu nas redes sociais e, então, foram criadas campanhas de financiamento coletivo para que os refugiados tivessem dinheiro para se deslocar na busca por um emprego. Ao todo, foram conquistadas mais de 500 ofertas de emprego e dezenas de refugiados já estão empregados. ações internas e com a recente intensificação das ações do governo federal na fiscalização da cadeia de produção da carne, ainda não é possível garantir ao consumidor a origem da carne que consome. Por isso, a JBS investiu na campanha Confiança do início ao fim, com o objetivo de educar e alertar varejistas, pecuaristas e produtores rurais da importância de garantir a origem do produto que é comercializado. Com isso, a Friboi atingiu altos níveis de assertividade com seu Sistema de Monitoramento, garantindo assim a origem responsável de seus produtos, além de ser a companhia de alimentos – entre 152 pesquisadas no mundo – que mais avançou nas ações para evitar o desmatamento em toda a sua cadeia de fornecimento. jornal propmark - 10 de outubro de 2016 49

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