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edição de 10 de outubro de 2016

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merCado Summit

merCado Summit de Comunicação analisa área impressa e integração de mídia Walter Longo, presidente do Grupo Abril, responsável pela abertura do evento, disse que setor "se adapta, se reinventa e continua imprescindível" Vinícius noVaes Walter Longo, presidente do Grupo Abril, foi o responsável por dar o pontapé inicial à segunda edição do Summit de Comunicação, que foi realizado no último dia 4, em São Paulo, sob o tema A comunicação impressa é surpreendente desde sempre. O executivo afirmou que um evento com o peso do Summit é fundamental para formar uma consciência sobre a mídia impressa no Brasil. “A mídia impressa se adapta, se reinventa, mas continua com características imprescindíveis”, disse. O presidente do Grupo Abril lembrou que houve uma redução na tiragem de exemplares da maioria das publicações. “Mas foi a mídia impressa que descobriu os últimos escândalos de corrupção”, lembrou o executivo. Ainda de acordo com Longo, a mídia impressa no Brasil tem uma relação custo/benefício saudável. “A venda de exemplares é autossustentável, mas a sensação de morte iminente foi importada”. Ele disse ainda que com alguns ajustes na estrutura é possível manter o negócio rentável. “A relevância da mídia impressa não pode ser questionada em nenhum momento”, destaca. O presidente do Grupo Abril também falou sobre os blogs e as redes sociais. Segundo o executivo, essas ferramentas tecnológicas marcaram o advento que ele chamou de cultura autoral, que acabou transformando jornalistas e não-jornalistas em protagonistas da comunicação. Para fazer frente a essa tendência, as revistas e jornais estão investindo no protagonismo de seus profissionais, enfatizando a autoria de seus Walter Longo, que abriu ciclo de palestras do Summit: “Com alguns ajustes na estrutura é possível manter negócio rentável” “Cabem ao mundo digital as tarefas de ‘o quê’ e ‘quando’, enquanto para a mídia impressa o ‘por quê’ e ‘Como’” textos e editoriais e os colocando nas chamadas de capa de matérias importantes. PUBLICIdade A publicidade na mídia impressa também foi um dos temas abordados pelo presidente do Grupo Abril. Segundo Longo, já existe um bom sinal para o mundo da comunicação impressa. “Há sinais de recuperação, ainda tênues, da publicidade em mídia impressa”, garantiu o executivo. Ele citou como exemplo a revista Vogue, da Inglaterra. “A Vogue completou 100 anos com o maior faturamento publicitário da sua história”, exemplificou Longo. “O papel é e sempre será portátil, versátil, entre outras características”. Para ele, a revista deve se posicionar como um antídoto Alê Oliveira contra a sobrecarga que vem do mundo digital. “A migração do papel para o digital é um mecanismo de adição, não de substituição”, garantiu. O executivo ainda citou um exemplo que ilustrou bem as novas funções do mundo digital. “Cabem ao mundo digital as tarefas de ‘o quê’ e ‘quando’, enquanto para a mídia impressa o ‘por quê’ e ‘como’”, disse. Ele ainda falou sobre a importância de as marcas criarem o seu marketplace digital. Um dos exemplos citados por Longo foi a marca Casa Claudia, que ficou responsável pela curadoria para o segmento de decoração e design, por meio de sua equipe editorial. Com isso, os leitores podem adquirir os produtos que estão na revista por meio de um QR Code. 8 10 de outubro de 2016 - jornal propmark

merCado diretor de criação explica diferença entre ideia e insight busca por um animal chamado insight. Este foi o A nome da palestra proferida por Flavio Waiteman, diretor de criação da Escala Comunicação e Marketing, na segunda edição do Summit de Comunicação, semana passada, em São Paulo. O publicitário começou explicando a diferença entre ideia e insight. “Ideia todo mundo tem desde criança e é ela que faz as pessoas criarem conteúdo a todo o momento. E o que é que nos faz ir além? O insight”. Um exemplo dado por Waiteman para ilustrar o insight foi o da campanha da Colcci, criada pela Escala, lançada recentemente. A marca apostou no Spotify e em vários mash-ups que deram um quê de balada à ação, que teve a ubermodel Gisele Bündchen. A iniciativa, disse o criativo, inovou ao criar o primeiro catálogo de moda dentro do serviço de música digital. “O insight se esconde na essência da marca, ela está em alguma linha não lida, em algum detalhe”. Ele citou outro exemplo, também criado pela Escala para Umbro. A Black Pack teve o objetivo de resgatar uma das tradições do futebol: a chuteira preta. A campanha trouxe peças com frases como Saudades do meião abaixado? A chuteira preta voltou – Black Pack, a coleção de chuteira preta da Umbro. O criativo revelou que 50% do insight vem do conhecimento. “Enquanto 40% é critério e apenas 10% inspiração”, garantiu. Vn Flavio Waiteman: “Ideia todo mundo tem desde criança e é ela que faz as pessoas criarem conteúdo a todo o momento” Fotos: Alê Oliveira armando Ferrentini, diretor- -presidente da Editora Referência, deu as boas-vindas aos participantes do Summit de Comunicação semana passada e enalteceu a importância do segmento. “As mídias não desaparecem nem se substituem, elas se complementam”, disse. “E neste encontro vamos discutir o papel da mídia impressa”, complementou. O evento, que chegou à segunda edição neste ano, trouxe como tema “A comunicação impressa é surpreendente desde sempre”. Um dos principais objetivos do encontro foi dissenimar informações sobre o universo do setor. jornal propmark - 10 de outubro de 2016 9

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