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edição de 11 de abril de 2016

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mArcAs Friboi ensina

mArcAs Friboi ensina brasileiros a preparar carne em campanha do grupo TBWA Projeto academia da carne vai difundir mais de 300 receitas com chefs no portal Globo.com para propor aos consumidores novas experiências Fotos: Divulgação Paulo Macedo Qual é a diferença do corte Chateubriand para um medalhão? Como posicionar a picanha na grelha? Dá para fazer carne louca com acém? Após consolidar sua imagem de marca com a campanha Carne é Friboi, a marca da holding JBS quer ir além do status de ser sinônimo de uma commodity. Seu maior projeto de comunicação de 2016, segundo o executivo Renato Costa, presidente da divisão de carnes do grupo, que teve receita de R$ 120 bilhões em 2014, é o projeto Academia da Carne, desenvolvido pelas agências ID\ TBWA e Lew’Lara\TBWA, que pretende ensinar aos consumidores como ampliar seus repertórios de preparação. A ideia é impactar 130 milhões de brasileiros através de uma ação completa de branded contente que vai, de forma didática, ensinar mais de 300 receitas em 300 videoaulas com o chef Guga Rocha, que serão exibidas no Globo.com. O conteúdo foi idealizado pela ID, mas a produção é do portal das Organizações Globo. A ação terá como embaixadores Rocha, Ana Maria Braga e Olivier Anquier, que também vão estar presentes nos comerciais da campanha Tá na dúvida? Então, vem comigo. A executiva Maria Eugênia Rocha, gerente de marketing da Friboi, enfatiza que “os objetivos são ajudar os consumidores a fazer melhor suas escolhas e conhecer cortes além dos tradicionais”. A plataforma vai ter merchandising nos programas Mais Você, de Ana Maria Braga; Encontro, de Fátima Bernardes; Malhação e no programa É de Casa, todos da Rede Globo. O plano de mídia também contempla publieditoriais em jornais e revistas, que vão estimular a experimentação da plataforma digital. “Um forte diferencial desse projeto é posi- nhecimento e o repertório sobre a carne, fomos além de outros canais. O projeto de conteúdo na televisão e em revistas vai contar com uma operação muito forte das ações de merchandising e publicações ligadas à culinária. Isso exigiu uma estrutura exclusiva para garantir a qualidade de entrega das ações, exposição dos produtos e eficácia das mensagens”. As ativações online objetivam alcançar 10 bilhões de impres- À esquerda, os influenciados Guga Rocha, Ana Maria Braga e o chef francês Olivier Anquier, que vão dar suporte ao projeto didático da Academia da Carne; acima, Domenico Massareto e Camila Costa, ambos da agência ID\TBWA O planO de mídia TamBÉm cOnTempla puBliediTOriais em jOrnais e revisTas, que esTimulam a experimenTaçãO da plaTafOrma digiTal cionar o meio online como pilar estratégico de suporte ao negócio do cliente e serviço ao consumidor, além de ser o drive principal da comunicação integrada”, enfatizou Camila Costa, CEO da ID\ TBWA. O diretor de criação Domenico Massaretto destacou que a campanha “ajuda diretamente na construção dos valores da Friboi”. Marcio Oliveira, presidente da Lew’Lara\TBWA acrescenta: “Para ampliar ainda mais o cosões. Para materializar o planejamento, chefs como Carla Pernambuco, Ana Luiza Trajano, Felipe Bronze e Mônica Rangel vão viralizar conteúdos nas suas fan pages. A segmentação por mídia programática terá reforço de formatos especiais para garantir maior impacto da campanha digital. O CRM vai gerenciar os dados gerados. Os materiais de ponto de venda foram desenvolvidos pela NewStyle. 44 11 de abril de 2016 - jornal propmark

maRcas Y&R enfatiza serviços digitais do Bradesco como receitas de chefs Bela Gil, Henrique Fogaça e Erick Jacquin são as estrelas da campanha multidiscilinar que faz analogia do universo culinário a gosto dos clientes Divulgação O chef de cozinha Erick Jacquin é um dos personagens da campanha digital a seu gosto, criada pela Y&R para o Bradesco, que no primeiro bimestre teve 747 milhões de transações Paulo Macedo Se os grandes chefs garantem a preferência pelo sabor das suas receitas, o Bradesco quer mostrar que tem os ingredientes certos para satisfazer as necessidades dos seus clientes nos canais digitais. A campanha multidisciplinar Digital a seu gosto tem como protagonistas celebridades da gastronomia como Bela Gil, Henrique Fogaça e Erick Jacquin. Inicialmente são quatro filmes, que foram criados pela Y&R, mas o plano envolve mais cinco produções. Jacquin, por exemplo, no comercial Mas foi menos de um minuto! é didático ao detalhar “como usar os serviços e os produtos digitais oferecidos pelo Bradesco, como se fosse uma de suas receitas”, explica David Laloum, presidente da agência. “Os canais digitais dO BradescO Oferecem O que Os clientes Buscam, cOm tOtal segurança e altO grau de eficiência” No primeiro bimestre deste ano o banco consolidou 747 milhões de transações por meio de aplicativos, um crescimento de 57% em relação ao mesmo período do ano passado. A migração para os canais digitais, como mobile, internet banking, autoatendimento e contact center, é um processo considerado natural pelo Bradesco, sobretudo por aparelhos móveis. São 11,8 milhões de usuários, com média de 24,6 milhões de operações diárias. “O Bradesco sempre buscou atender com pioneirismo e inovação o mercado financeiro do país na oferta de produtos e serviços voltados a todos os perfis de clientes. E, consequentemente, oferece esse diferencial também na plataforma digital. Daí surgiu o projeto Digital a seu gosto. As novas tecnologias fizeram com que os clientes mudassem o seu comportamento e passassem a buscar mais facilidade e agilidade no seu dia a dia. Em se tratando de transações bancárias, os canais digitais do Bradesco oferecem exatamente o que os clientes buscam, com total segurança e alto grau de eficiência”, diz Laloum, que divide o atendimento ao banco com a WMcCann e a mcgarrybowen. Receitas culinárias passaram a integrar o repertório dos brasileiros, que assistem aos programas na TV e vão buscar o passo-a- -passo na internet. “A criação se inspirou nesse movimento para mostrar os produtos e serviços do banco. São receitas digitais apresentadas pelos chefs, cada um do seu jeito e com seu estilo, que ensinam como utilizar os serviços e produtos digitais oferecidos e como acessar o serviço”, finaliza. jornal propmark - 11 de abril de 2016 45

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