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edição de 11 de fevereiro de 2019

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especial interior sp

especial interior sp relação próxima com a comunidade gera relevância para canais de tV Jornalismo baseado na prestação de serviços, além de projetos sociais voltados para a população, engaja audiência de emissoras regionais Danúbia Paraizo Aproximidade com a audiência é uma das principais apostas dos canais de TV que atuam no interior de São Paulo para garantir a fidelidade do seu público. Em um cenário em que notícias nacionais têm um peso igual ou até mesmo inferior ao do contexto regional, as emissoras buscam programação própria que reflita as necessidades e interesses da população. A prestação de serviços nesse sentido se torna um pilar fundamental, trazendo notícias que impactam diretamente o cotidiano das pessoas, com informações de clima e trânsito, e programação de eventos, entre outros assuntos da comunidade. Há pouco mais de cinco meses, a Record TV ampliou sua atuação regional, criando novas atrações para atender às 38 cidades no Litoral do estado de São Paulo e Vale do Paraíba. No jornalístico Direto da Redação, por exemplo, que vai ao ar das 6h30 às 7h, a população passou a receber noticiário local, antes de o jornalismo da rede entrar no ar. Segundo João Batista Rodrigues, diretor-executivo da Record TV Litoral e Record TV Vale, que exibem as atrações, é uma preocupação cada vez mais evidente das emissoras com a regionalização de seu conteúdo. Não à toa, seus canais somam mais de 540 horas de conteúdo regional por mês e a tendência é aumentar essa quantidade. “As pessoas querem se ver ali. Os assuntos regionais que fazem parte da realidade delas são muito importantes. Tanto que o nosso programa de maior audiência na grade - o Balanço Geral - tanto para o Vale quanto para o Litoral - é local”, destaca o executivo. A aproximação com o público por meio de programação regional também faz parte da estratégia do SBT. A emissora destina cerca de 30% da grade para trazer identificação e aproximação com seu público local. De acordo com Marcelo Parada, diretor-comercial e de marketing da emissora, cada afiliada tem liberdade para compor sua agenda de maneira a contemplar e respeitar especificidades locais. O SBT mantém atualmente seis emissoras no estado de São Paulo: SBT Central, SBT Interior, SBT RP, TV Sorocaba e VTV, além da operação na capital paulista. “Cada emissora faz o planejamento de programação considerando o perfil de sua audiência. Além da identidade que estabelece com o espectador de cada O apresentador William Leite participa do projeto Record TV na Cidade, que aproxima a audiência da emissora Divulgação/Globo/ Ramon Vasconcelos Duarte: “Os eventos ganham papel importantíssimo” Divulgação região, notamos uma tendência de marcas importantes que querem fazer uma comunicação específica”, explica. A TV Globo, que concentra maior número de afiliadas em todo o Brasil, segue postura semelhante à de seus concorrentes, apesar de sua programação regional ter menor tamanho. Cerca de 10% da programação de suas afiliadas é destinada para conteúdos locais. No interior de São Paulo e Litoral atuam seis grupos que contemplam 12 emissoras. Segundo Marcelo Duarte, diretor-geral de negócios da Globo, a vocação de contar histórias se mantém na atuação regional, baseando o trabalho no jornalismo e prestação de serviços, além do apoio aos eventos mais relevantes para cada comunidade. “Nossas emissoras são pontos de conexão com a sociedade na tela e fora dela, e os eventos ganham um papel importantíssimo nesse sentido”, destaca. cidadania na prática Com média de 12 pontos, o Balanço Geral para o Vale do Paraíba e sua versão para o Litoral têm tamanha popularidade, sobretudo, devido aos seus apresentadores, o que motivou a Record TV a criar novos projetos 52 11 de fevereiro de 2019 - jornal propmark

Divulgação Divulgação “As pessoAs querem se ver Ali. os Assuntos regionAis, que fAzem pArte dA reAlidAde delAs, são muito importAntes” Parada: “30% da grade do SBT é voltada para o regional” trazendo o público para ainda mais perto. Desde 2018, o canal promove o Record TV na Cidade, que visita uma vez por mês um dos 38 municípios cobertos pela emissora, trazendo atividades sociais, informação e entretenimento. Os eventos são liderados pelos apresentadores William Leite e Alexandre Furtado, do Balanço Geral local. “Mobilizamos toda uma estrutura e levamos artistas e bandas locais. Há um trabalho forte para a comunidade, com a possibilidade de tirar documentação, aferição de pressão etc. Fazemos o evento sempre aos sábados, com cobertura ao vivo e flashes na programação. O projeto tem dado uma repercussão positiva de audiência e anunciantes”, explica Rodrigues. Os eventos de cunho social voltados para a comunidade são desenvolvidos também pela EPTV de Campinas, afiliada da TV Globo na região. Um dos projetos de destaque é o EPTV na Escola, que propõe um desafio para os alunos do último ano do ensino fundamental de todas as escolas da região: um concurso de redações. “Estimular a imaginação é desafiador e, a cada ano, temas ligados a vivência social ou escolar são passados para os alunos, que devem desenvolver soluções e novas ideias. É um projeto que valoriza a educação, estimulando o pensamento e a criatividade”, ressalta Duarte, da Globo. Outro projeto relevante na região é feito pela TV Vanguarda. A Corrida Pedestre, em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar de Taubaté, conta com seis mil participantes. A atração tem apoio da emissora há 10 anos, que cuida da realização e da cobertura jornalística. Segundo Silvana Gomes, diretora de marketing do canal, o projeto é uma das bandeiras em prol do esporte. “É uma das formas de promover a valorização da saúde, além de aproximar a comunidade da PM e da Vanguarda. Fortalece também a nossa marca, além de gerar produto para o mercado publicitário e pauta para os telejornais da emissora”. Visão nacional, negócios locais As cidades que compõem o interior de São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral detêm desenvolvimento econômico relevante. A região movimenta PIB de R$ 113 bilhões por ano, segundo o Atlas do Consumo de 2018. Com forte presença da indústria e agronegócios, a área contempla audiência qualificada e com bom potencial de consumo, o que atrai interesse tanto de anunciantes nacionais quanto locais. Segundo Duarte, da TV Globo, os projetos comerciais contemplam pesquisa e conhecimento para formatos mais assertivos. “Por promoverem o respeito e a valorização da comunidade e cultura locais, os conteúdos e projetos comerciais da Globo no interior e litoral são vistos como importantes pontes para esse relacionamento”. Na Record TV, os projetos de merchadising abriram novo espaço para marcas se inserirem ainda mais em atrações jornalísticas. Esse é o caso do Balanço Geral, à tarde, e do Direto da Redação, de manhã. Entre os Rodrigues: “Conteúdo regional gera identificação” segmentos mais aquecidos, destaque para o mercado imobiliário, consórcio de automóveis, supermercados e clínicas de saúde. “Buscamos melhorar a qualidade do conteúdo local, e ao mesmo tempo temos respeito pelos anunciantes e sentimos que esse sentimento é recíproco”, diz Rodrigues. jornal propmark - 11 de fevereiro de 2019 53

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