Views
5 years ago

edição de 11 de junho de 2018

  • Text
  • Brasil
  • Copa
  • Marca
  • Mundo
  • Junho
  • Propmark
  • Marketing
  • Jornal
  • Campanha
  • Mercado

meRcAdo Brasil integra

meRcAdo Brasil integra ranking global de grandes players da indústria de PR FSB, Inpress, CDI, Approach e RMA são as agências de maior receita no levantamento da Holmes Report; EUA lideram lista com a Edelman Integração com o digital e diversificação de portfólio são trunfos das agências brasileiras de PR que integram ranking global Danúbia Paraizo As transformações digitais têm impactado o mercado de comunicação como um todo e não poderia ser diferente na indústria de relações públicas. A boa notícia é que os players que assimilaram esse contexto em seu dia a dia, e, sobretudo, no planejamento estratégico dos clientes têm alcançado mais relevância e desempenho. É o que aponta o ranking global da Holmes Report, divulgado na semana passada. A temporada 2017-2018 foi de crescimento, ainda que tímido, no segmento de PR. Levantamento com 400 agências mostrou que o mercado cresceu 5%, com receita de US$ 15 bilhões. No topo da lista figuram operações norte-americanas, como Edelman (1ª colocada), Weber Shandwick (2ª) e Fleishman- Hillard (3ª), além de empresas europeias, como a francesa MSL (6ª). Mas as agências brasileiras também têm ocupado papel relevante, principalmente, por terem crescido acima da média mundial. O crescimento do mercado foi orientado, sobretudo, pelas agências de médio porte. Enquanto as empresas que integram o top 10 foram responsáveis por apenas 0,9% do crescimento total, companhias menores, com faturamento entre US$ 50 milhões e US$ 250 milhões impulsionaram crescimento de 6,1%. Nesse bolo figura uma agência brasileira. A FSB foi a empresa nacional melhor colocada, na 32ª posição, registrando receita de US$ 64,4 milhões em 2017. Segundo Flavio Ribeiro de Castro, sócio da companhia, o desempenho se dá principalmente pelos investimentos em tecnologia, inovação e processos internos, como a criação de políticas de compliance. Com 200 clientes fixos, boa parte, nos setores de Infraestrutura, Telecomunicações, Financeiro/Investimentos, Varejo/Consumo e Governo, a companhia tem atuação não apenas em PR, mas mantém departamento específico para publicidade, pesquisa e mídia, entre outros. A diversificação de portfólio tem contribuído para uma entrega mais 360, além de manter todas as soluções dentro de casa. No ranking figuram outras quatro agências brasileiras. O Grupo Inpress foi o segundo melhor colocado, na 58ª posição. Faturou US$ 34,6 milhões, queda de 13,1% em relação a 2017. Já a Approach aparece em 193º lugar, com queda de 1% em relação a 2017. A empresa faturou o valor de US$ 7,8 milhões no ano passado, queda de 1% em relação ao ano anterior. “A diversificAção de portfólio tem contribuído pArA umA entregA mAis 360” Steve Debenport/iStock AcimA dA médiA Duas agências contrariaram a lógica do mercado mundial e tiveram crescimento expressivo. O grupo CDI Comunicação e Marketing aparece na posição 180, com crescimento de 3,4%, fechando o período com receita de US$ 8,6 milhões. Segundo Henrique Repiso, diretor-executivo da companhia, a ampliação de sua área digital com aquisição de novas ferramentas para o desenvolvimento do trabalho de relacionamento com influenciadores foi um dos fatores para o fortalecimento da agência. A empresa também expandiu os negócios com a chegada da agência Bowie, especializada em inbound marketing e lançamento da Dialogus, empresa de desenvolvimento humano e capacitação A RMA também teve boa performance, repetindo o crescimento de 2016. No ano passado cresceu 33,1%, somando receita de US$ 7,2 milhões. 18 11 de junho de 2018 - jornal propmark

MErcado 9º Fórum de Marketing Empresarial deve receber cerca de 300 executivos Expectativa do Grupo Lide é que o evento tenha aumento de 10% em relação a 2017 Fórum de Marketing Empresarial chega este ano a sua 9ª edição com novida- O des no formato e expectativa de aumento de público em relação a 2017. Promovido pelo Grupo Lide em parceria com a Editora Referência (que publica o PROPMARK), o evento será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, no Sofitel Jequitimar Guarujá, local que tradicionalmente recebe o fórum. Assim como no ano passado, a curadoria estará sob a responsabilidade de Marcos Quintela, CEO do Grupo Newcomm, que, ao lado de Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, e do jornalista Adonis Alonso, dará as diretrizes para as discussões, definição de temas e curadoria de premiação. O tema central em 2018 é “Diversificar: como ir além”. “O nosso desafio é fazer em 2018 a melhor edição, superando as anteriores. É uma cobrança não do mercado, mas nossa. E estamos trabalhando fortemente para isso. Os participantes vão se surpreender com o conteúdo e o formato que serão apresentados”, antecipa Celia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria. De acordo com ela, haverá uma inovação no formato dos debates. “Nossa equipe comercial, liderada por Vivian Salaro, diretora- -geral de projetos especiais, está com ótima receptividade dos parceiros e clientes. Há grande expectativa do mercado com relação ao evento. Vale lembrar que o fórum conta com uma edição especial da Revista Lide, que traz suplemento de marketing abordando os temas relevantes que são tratados nos debates. O fórum acaba sendo uma plataforma de conteúdo, relacionamento e experiências”, completa Celia. Já o Prêmio Lide terá oito categorias, com cases eleitos pelo comitê curador, além de homenagens especiais com os ícones da propaganda. Três nomes estão entre os homenageados este ano: Christina Carvalho Pinto (Full Jazz); Mário D’Andrea (Abap/ Dentsu) e Joanna Monteiro (FCB Brasil). Segundo a VP executiva do Grupo Doria, a expectativa é ter 150 presidentes das mais importantes empresas do país no evento, com os seus respectivos diretores de marketing, além de presidentes de agências, totalizando 300 participantes. “Devemos ter um fórum 10 % maior que o ano passado”, conclui ela. Celia Pompeia, VP do Grupo Lide: “O nosso desafio é fazer em 2018 a melhor edição, superando as anteriores” Alê Oliveira jornal propmark - 11 de junho de 2018 19

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.