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edição de 11 de junho de 2018

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especial copa Do MunDo

especial copa Do MunDo McDonald’s se “prepara” para jogos e resgata sanduíches de campeões Conceito da marca tem conexão forte com negócio da rede; Neymar Jr. e Anitta protagonizam as campanhas, que convidam o brasileiro a torcer Divulgação Neymar Jr. em cena de comercial do McDonald’s; jogador é fã dos sanduíches e a marca não deixa de explorar o fato e o tem como o seu principal garoto-propaganda Alisson Fernández Foi com uma dupla de peso que o McDonald’s deu o pontapé inicial em suas ações para a Copa do Mundo na Rússia. A marca, que é patrocinadora do mundial desde 1994, escalou o camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Jr., e a cantora Anitta para embalar a canção tema da rede de fast food. A ideia foi convidar os consumidores para torcer. A campanha Prepara, criada pela DPZ&T e produzida pela Sentimental Filmes, trouxe uma versão especial da música Show das Poderosas. Segundo Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s no Brasil, é muito fácil cair em certos chavões quando se fala em campanhas de Copa do Mundo. “O conceito do Prepara tem uma conexão muito forte com o nosso negócio. O Neymar é muito mais do que um garoto-propaganda da marca, ele é fã do McDonald’s. Se você percorrer as redes so- ciais dele vai encontrar posts do jogador de dez anos atrás falando que ele adora os lanches da marca. Então, achamos muito coerente trazê-lo. Já a Anitta é uma pessoa que reflete felicidade, engajamento e que vai convocar toda a torcida para a festa. E também não podemos esquecer dos nossos funcionários, pois não há pessoas mais preparadas para receber essa torcida em nossos restaurantes antes e depois dos jogos. Somos uma empresa global, mas com presença local”, afirma. A campanha abriu caminho para uma série de outras ações como, por exemplo, mais uma edição do projeto Player Escort Program, promoção realizada desde a Copa do Japão e Coreia, em 2002, que selecionou crianças para entrarem de mãos dadas com os jogadores nas partidas. Somente no último mundial foram mais de 1.200 crianças brasileiras. O filme que ativa a campanha Prepara a emoção é estrelado por Neymar Jr. e seu filho Davi “O cOnceitO dO PrePara tem uma cOnexãO muitO fOrte cOm O nOssO negóciO” Lucca. Mas, o momento mais aguardado pelos consumidores era o anúncio dos famosos sanduíches da Copa. Mesmo antes de serem revelados, o público já questionava nas redes sociais os possíveis sabores e países que iriam participar da quinta edição do projeto. O lançamento revelou oito sanduíches com as seleções que já foram campeãs da Copa do Mundo: Brasil, Alemanha, Espanha, Uruguai, Argentina, In- glaterra, Itália e França. A mudança na apresentação do novo cardápio foi a forma escolhida pelo McDonald’s para incluir o McItália, um dos queridinhos do consumidor, depois que o país não se classificou para o mundial. “Em toda Copa do Mundo os consumidores nos perguntam se os sanduíches do mundial voltarão. E nós não podemos decepcioná-los. Então, eles estão de volta, mas com algumas novidades. A primeira é que repaginamos a comunicação com chefs mais jovens e modernos. A segunda é que, desta vez, não trouxemos sete sanduíches como nas últimas edições e, sim, oito. Colocamos o McBrasil em todos os dias da semana. E a terceira é que pela primeira vez temos uma celebridade como protagonista: o nosso embaixador Neymar Jr.”. A marca também tem trabalhado as funcionalidades do delivery. Acompanhar a jornada do consumidor é o grande desafio da empresa. 40 11 de junho de 2018 - jornal propmark

especiAl copA do mundo Bola, uniforme e chuteira carregam a marca da Adidas no mundial Recente ação da empresa no Brasil foi a divulgação da chuteira que Gabriel Jesus vai usar na Rússia; as próximas serão as de Messi e Firmino Claudia Penteado Adidas é a patrocinadora global oficial da Copa do Mundo desde 1970, A somando meio século de experiências e ativações. É sua a bola que rola em campo - e este ano é a bela Telstar 8. Os jogos carregam ainda a marca nas chuteiras dos principais jogadores do mundial, além dos uniformes de 12 seleções. A mais recente ação da marca no país foi a divulgação da chuteira de Gabriel Jesus na Copa da Rússia, e as próximas são as de Lionel Messi e Roberto Firmino. Mas ainda haverá outros que vestirão a roupa e a chuteira da marca. Por sinal, Gabriel Jesus será o rosto mundial da chuteira x18, a principal do torneio deste ano. A marca vai produzir diversos conteúdos sobre a vida do garoto que, em 2014, estava pintando as ruas do seu bairro para celebrar a Copa e será, ele mesmo, nestes jogos, um dos alvos de celebração. Um estudo da Airfluencers colocou o jogador como um dos principais nomes em influência e engajamento nas redes sociais - com quase 7 milhões de seguidores no Instagram e média de mil comentários por post. Bruno Almeida, gerente senior de comunicação da Adidas Brasil, afirma que está otimista e espera conseguir apresentar bons números este ano, apostando na recuperação da economia. Entre as ações previstas no Brasil está a de levar para a Rússia os Desimpedidos, principal canal de comunicação da marca no YouTube. “Além deles, também vamos levar um grupo de youtubers e freestyles para jogar futebol na rua, um ‘esquadrão das ruas’, com o intuito de mostrar que o futebol também é realizado nas ruas. Das ruas para ganhar a Rússia, ou seja, quem não foi convocado pelo Tite também tem chance de poder ir à Rússia para jogar bola”, diz. Segundo ele, nem os mundiais de rúgbi ou os Jogos Olímpicos mobilizam tanta gente em redes sociais e também fisicamente. “Essa mobilização é muito positiva para a marca, por ser patrocinadora oficial e fornecedora esportiva de 12 seleções. Isso nos dá uma aproximação bem grande com o público. A Telstar 18 está sendo muito bem vendida, é a primeira Telstar 8, uniformes e Chuteira x18 nos pés de Gabriel Jesus (à direita) são apenas o início da estratégia da patrocinadora oficial da competição “Ter os direiTos como paTrocinador faciliTa muiTo, pois exisTem menos resTrições. mas a criaTividade é um dos pilares da comunicação da adidas” bola com inspiração no consumidor”, diz o executivo. A bola é, sem dúvida, um destaque: contém um chip NFC em contato com smartphones Androoid e iPhone (a partir do 8). Ao passar o telefone próximo ao chip, uma página se abre e oferece diferentes conteúdos, desafios e interações com outras pessoas. É possível, por exemplo, localizar quantas pessoas estão usando a bola naquele momento. Bruno Almeida conta que a marca estará em todas as Fan Fests oficiais da Copa na Rússia, e presente em todas as 11 Fotos: Divulgação cidades-sede. No Brasil, a presença maior será nas redes sociais - com youtubers, influenciadores e atletas patrocinados. A mobilização por aqui será, claro, menor do que quando a Copa foi realizada “no nosso quintal”, como observa Bruno. O foco, naturalmente, será marcar presença na Rússia. “Ter os direitos como patrocinador facilita muito, pois existem menos restrições. Mas a criatividade é um dos pilares da comunicação da Adidas e, com certeza, teremos um material inovador para essa Copa”, afirma Bruno. jornal propmark - 11 de junho de 2018 41

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