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edição de 11 de setembro de 2017

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digital Mensuração

digital Mensuração chega às emoções causadas por realidade virtual Isobar, em parceria com MIT, desenvolve ferramenta para entender o efeito das tecnologias nos consumidores em campanhas publicitárias DANÚBIA PARAIZO Segundo dados do levantamento Thrive Analytics 2017, a receita para realidade virtual e aumentada no mundo vai alcançar US$ 13,9 bilhões em 2017, um crescimento de 130,5% em relação aos US$ 6 bilhões de 2016. Apesar dos números positivos, especialistas esperam mesmo a grande guinada no mercado dentro de seis a oito anos, dando certo tempo para que o mercado se prepare para o futuro. Apostando as fichas no segmento, a Isobar sai na frente com seu novo serviço de mensuração que avalia a experiência do consumidor com uso de realidade virtual e realidade aumentada em campanhas publicitárias. Com suporte do laboratório de mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a agência desenvolveu uma maneira de entender os estados emocionais criados pela experiência de VR, AR ou ambas na mesma campa- Realidade virtual leva o consumidor a uma maior interação com as marcas THEPALMER/iStock nha. A ferramenta capta e analisa dados sobre comportamento, reações e sentimentos, fornecendo insights importantes. “Quando a gente fala de realidade virtual, o consumidor deixa de ser receptor da mensagem e passa a interagir de forma mais profunda com o conteúdo, se tornando protagonista dela. A emoção é mais forte na hora de receber a mensagem, então faz todo sentido mensurá-la”, fala Carol Escorel, VP de negócios e operações da Isobar. Segundo a executiva, as técnicas disponíveis hoje no mercado já não acompanham as informações sobre o comportamento do consumidor de múltiplas conexões. “As pesquisas tradicionais medem a parte racional, mas a emoção faz parte das pequenas compras, as feitas por impulso. Aliás, não precisa de motivo racional para comprar, a emoção está ali o tempo todo”, ressalta a executiva. O novo sistema combina ferramentas já utilizadas pela agência, como o teste mindsight, que capta estímulos muito rápidos, com ferramentas de biometria. Também são usados leitores faciais e sensores que medem a atividade elétrica das glândulas que produzem suor nas mãos, mais sensíveis às emoções e pensamentos. curtas Natura e Google colocaram no ar a campanha #VivaSuaBeleza- Viva para provar que o atributo depende de como enxergamos características e atitudes, não de um conceito predefinido. As marcas convidaram seis youtubers de diferentes perfis para quebrarem as barreiras que cada um impõe para si e falar e agir publicamente sobre aquilo que mais incomoda em seu corpo. Produzido pela Snack, o projeto tem entre os vídeos, o de Tatá Estaniecki (foto), que confessa esconder as cicatrizes do rosto. Fotos: Divulgação O aplicativo BNDES Agro (foto) já está com sua segunda versão disponível no Google Play e na Apple Store. Desenvolvido pela nova/ sb em parceria com a empresa Grito, ele informa aos usuários sobre linhas de crédito do banco de fomento, indica melhor produto e taxa de juros e simula o cálculo das parcelas de financiamento, além de ter uma agenda com calendário das principais feiras do setor e agrimensura da propriedade. O aplicativo foi apresentado na 40º Expointer, em Esteio (RS), com campanha veiculada em mídia impresa e rádio regional, patrocínio de TV na cobertura da feira, internet e mobile. “Antes era necessário que um funcionário da instituição financeira fosse até a propriedade para medir a área. Agora o processo será feito pela ferramenta”, diz Priscila França, diretora de atendimento da nova/sb. 46 11 de setembro de 2017 - jornal propmark

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