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edição de 12 de agosto de 2019

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arena Do esporTe

arena Do esporTe Danúbia Paraizo danubia@propmark.com.br Reprodução/Instagram Tricolor 1 Um dos jogadores mais premiados da história do futebol mundial, com mais de 40 títulos no currículo, o lateral direito Daniel Alves foi apresentado oficialmente no São Paulo F.C na última terça-feira (6), no estádio do Morumbi, sob holofotes, fogos e a presença de ídolos como Luís Fabiano e Kaká. O evento foi marcado por ações integradas de seus principais patrocinadores - Adidas e Banco Inter - além de conteúdos nos canais sociais do clube. Não à toa, horas antes da apresentação do atleta, a hashtag SPFCBancoInter já era o assunto mais comentado do Twitter Brasil. Tricolor 2 Para os que compareceram ao Morumbi, a Adidas preparou duas lojas pop-ups já com a camisa 10 de Daniel Alves à venda. Na ocasião, a marca também disponibilizou a customização do uniforme gratuitamente aos torcedores. Já o Banco Inter, além de ter levado 20 clientes ao estádio, também sorteou em suas redes sociais 100 camisas autografadas pelo atleta. Segundo Priscila Salles, diretora de marketing e CRM, o patrocínio ao São Paulo vai muito além da marca na camisa. “Ele é pensado para engajar a torcida, realizando ações que valorizem a sua paixão”. O contrato do banco com o clube vai até 2020. Diversão 1 O canal Cartoon Network se prepara para a 9ª edição de sua corrida de rua. O projeto para crianças e seus familiares será realizado no próximo dia 1º de setembro, no Campo de Marte, em São Paulo, com patrocínios da RiHappy e Sunny, além do apoio do Giraffas e Seresto. velociDaDe Pela primeira vez no Brasil, a Oakley traz sua prova-proprietária, que mistura corrida, ciclismo e corrida em trilha. A Oakley Challenge está marcada para o dia 5 de outubro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e pode ser realizada de duas maneiras: os atletas têm a opção de escolher uma das três modalidades ou aceitar o desafio de cumprir as três, somando pontos para a classificação final. Como forma de incentivar a participação de familiares e amigos na torcida, a programação também reunirá outras atrações em uma área de lazer e entretenimento. Food trucks, loja da marca, atletas do Time Oakley e shows estão entre as atrações confirmadas. auDiência Os amantes do futebol inglês terão mais um mídia para acompanhar os jogos da Premier League. O canal ESPN anunciou na semana passada acordo de sublicenciamento do torneio com a DAZN. Dessa maneira, o serviço de conteúdo esportivo por streaming passa a ter os direitos de parte da transmissão dos jogos até 2022. A empresa também terá direito a exibição de partidas com exclusividade. Em agosto serão oito jogos, entre eles, Manchester City x Brighton, no próximo dia 31. Diversão 2 Realizada pela agência de live marketing F/Malta, a Corrida Cartoon 2019 trará o conceito Corra do seu jeito. Nesta edição, a prova inaugura nova modalidade de corrida em trio, dando oportunidade para que uma ou mais crianças corram na mesma equipe, desde que pelo menos um integrante seja maior de 18 anos. Além da corrida, a programação inclui brinquedos infláveis, interações com os personagens do canal - Ben 10, As Meninas Superpoderosas, Finn, Jake e Titio Avô, entre outros - e experiências dos patrocinadores. 30 12 de agosto de 2019 - jornal propmark

opinião shaunl/iStock Relacionamento entre profissionais de marketing e políticas públicas NelciNa Tropardi notório que a revolução digital está fazendo a nossa sociedade passar por mu- É danças significativas, provocando forte impacto nas empresas e na forma como elas se relacionam com diferentes stakeholders. Antigas estratégias de comunicação podem já não ser suficientes para preservar a imagem das marcas, o que tem causado impactos à reputação de muitas companhias. Dessa forma, é fundamental que as marcas promovam o alinhamento estratégico de seus times de marketing, responsável por salvaguardar a reputação da companhia, com outras áreas da empresa, especialmente a de políticas públicas, que engloba as relações governamentais, assuntos corporativos e regulamentações. Neste cenário, o planejamento estratégico consiste em unificar a visão dos diversos setores da empresa, para que os envolvidos busquem um mesmo objetivo e atuem de forma eficaz para alcançá-lo. Pensando em estimular o adequado relacionamento entre as áreas de marketing e de políticas públicas, a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), por meio do Comitê de Relações Governamentais, com apoio do Comitê de Comunicação (presididos, respectivamente, por Juliana Vansan, diretora de relações governamentais e sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil, e Regina Teixeira, diretora de assuntos corporativos da Pepsico e da Heineken), traduziu e adaptou para o mercado brasileiro o Guia Criando a Ponte entre os times de Marketing e Políticas Públicas. EspEra-sE quE as EmprEsas assumam a lidErança Em quEstõEs políticas E sociais O documento, originalmente elaborado pela WFA em parceria com a Edelman, terá sua versão em português lançada em 22 de outubro, no evento ABA Summit 2019. A pesquisa constata que parte do desafio de relacionamento reside na ausência de compreensão da complementariedade das funções de marketing e políticas públicas, o que tende a gerar desalinhamento em torno das comunicações das marcas. Desta forma, compromete-se a troca de informações e experiências entre as áreas, que, atuando de forma independente, passam a refletir tal ruptura na imagem e estratégias das empresas. Outrossim, os resultados detalhados no guia mostram como os executivos entendem a liderança das empresas, a atual integração desses profissionais, os obstáculos para maior cooperação entre as equipes e as áreas futuras para colaboração. Quando falamos sobre unificar a visão das partes, existem alguns pontos que são a base do relacionamento entre estas áreas. Tais considerações são trabalhadas pelo Guia Criando a Ponte entre os times de Marketing e Políticas Públicas por meio de cinco principais passos, que contribuem com a fácil compreensão de boas práticas a serem aplicadas visando o trabalho integrado entre os times em questão. Diante de nosso propósito, acreditamos que trabalhar em conjunto para termos o “marketing responsável” e a “reputação empresarial” em sintonia faz parte da resposta às mudanças de nosso cenário atual. Espera-se que as empresas assumam a liderança em questões políticas e sociais, tendo uma atuação relevante nas mudanças demandadas por nossa sociedade. O Guia Criando a Ponte entre os times de Marketing e Políticas Públicas propõe valores e práticas para que o relacionamento seja leve, transparente e respeitoso em todos os aspectos. Nelcina Tropardi é sponsor do guia, presidente da ABA e VP de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken nelcina.tropardi@heineken.com.br jornal propmark - 12 de agosto de 2019 31

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