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edição de 12 de agosto de 2019

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digital Facebook traz

digital Facebook traz insights para marcas serem mais diversas na propaganda Estudo mapeou as campanhas veiculadas na plataforma e evidenciou falta de representatividade em setores como o de carros e tecnologia Maren Lau, vice-presidente do Facebook para a América Latina, reforçou papel da plataforma de criar comunidades Danúbia Paraizo Facebook promoveu na O semana passada, em São Paulo, a segunda edição do Agency Women’s Leadership Day, evento que reuniu as principais lideranças femininas no mercado publicitário para debate sobre representatividade, diversidade e empoderamento feminino. Durante a programação, também foi apresentada a primeira edição do relatório Dados, diversidade e representação: por uma publicidade mais inclusiva na América Latina. O departamento de marketing science do Facebook fez um mapeamento de milhares de campanhas de 2017 e 2018 na plataforma. A ideia foi trazer um raio X de quais espaços e papéis os anunciantes têm dado para os protagonistas de suas campanhas e identificar possíveis vieses que apenas reforçam estereótipos. O evento teve a abertura de Maren Lau, vice-presidente do Facebook para a América Latina, que reforçou o papel da rede social de criar comunidades e empoderar os mais diversos públicos. “É um prazer estar aqui com tantas mulheres poderosas. No ano passado, neste evento, dividi uma experiência pessoal de quando fui promovida a diretora em uma agência em Nova York. À época, eu ganhei como presente um relógio masculino. A agência simplesmente não tinha modelos femininos. Passados 20 anos, vivo uma realidade diferente. Estou mudando de país com minha família. Meu marido é da Argentina e está me acompanhando para o Brasil. Isso é um grande avanço, mas ainda temos um longo caminho a percorrer e estou muito honrada em fazer parte dessa caminho com vocês”, afirmou. Ao longo do evento, empreendedoras, líderes criativas e artistas dividiram suas experiências profissionais, elencando os principais desafios, seja por causa de seu gênero, raça ou condição social. “A missão do Facebook é dar poder às pessoas para criarem comunidades e assim aproximarem o mundo. E também é sobre criar conexões significativas e promover oportunidades econômicas. Sinto muito orgulho de poder apoiar mulheres. Temos uma poderosa comunidade de mulheres que representa a indústria da publicidade. Nós não estamos sozinhas. A ideia é elevar nossa narrativa da teoria para a ação”, destacou Maren. desconexão Em seu primeiro relatório na América Latina sobre diversidade e representatividade nas campanhas veiculadas na plataforma, fica evidente o problema de desconexão das marcas em relação aos consumidores. O estudo revelou, por exemplo, “Temos uma poderosa comunidade de mulheres que represenTa a indúsTria da publicidade” Divulgação como muitos anunciantes ainda se apóiam em estereótipos em suas campanhas. Não à toa, 85% dos anúncios veiculados no Facebook pelo setor automobilístico no Brasil são protagonizados por homens. No segmento de tecnologia, o número é de 81%. Do lado oposto, nas marcas de bens de consumo, as mulheres reinam como protagonistas, reforçando a mensagem de que cabe a elas o papel de fazer as compras do lar. No Brasil, 67% das propagandas dessa categoria são protagonizadas por elas. “Quando a gente pensa nas campanhas mais icônicas que têm saído ultimamente, é fácil pensar em um homem protagonista. Mas uma lembrança que não consigo ter com tanta facilidade é a de um homem dividindo a responsabilidade de uma tarefa de casa com uma mulher”, destacou Maíra Vidal, analista de data science do Facebook. 38 12 de agosto de 2019 - jornal propmark

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