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edição de 12 de agosto de 2019

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editorial Armando

editorial Armando Ferrentini aferrentini@editorareferencia.com.br Saindo da modorra inalmente, o mercado publicitário brasileiro começou a se mexer, dando Fsinais de que vai dizendo adeus à letargia. Vários fatos ocorridos nestes últimos dias autorizam-nos a crer que o pior momento da baixa econômica já passou, restando-nos agora a esperança próxima de que o país dá início à tão esperada retomada. Nossa observação está sendo feita diante dos últimos movimentos na comunicação em geral e particularmente no mercado publicitário, com profissionais importantes trocando de agências, sempre um sinal de que logo mais teremos mudanças de clientes. A ida de Ricardo John para a FCB, a saída de Sergio Amado do Grupo WPP e de Fabio Fernandes da F/Nazca S&S podem significar novas surpresas nos próximos dias, como sempre tem ocorrido quando mudanças desse porte são anunciadas. Além disso, julgamos da maior importância o anúncio dos irmãos Marinho, durante a inauguração do MG4, contendo três unidades de gravação integrando os Estúdios Globo. Tratou-se de um investimento superior a R$ 200 milhões, em um período de crise econômica que tolheu sobremaneira o mercado de comunicação do Brasil. O destaque mais importante dessa cerimônia de inauguração, transmitida ao vivo na noite de quinta (8), para todo o país, foi o anúncio da flexibilização da forma de atuar da emissora com agências e anunciantes. Remetemos o leitor à página 54 desta edição, onde o nosso editor Paulo Macedo, especialmente convidado pela direção da Globo, descreve em minúcias a transformação pretendida pela maior emissora do país, com a conclusão dessa obra que volta a fazer-nos acreditar no país. *** Nossa matéria de capa capta com precisão a importância do som para as grandes marcas do mercado. Inegável que a publicidade sempre se valeu desse ferramental, para tornar inesquecíveis marcas e produtos que souberam explorar fenômeno sonoro, que afirmamos sem medo de errar tem maior potencial de lembrança nas mentes consumidoras do que a beleza e criatividade das imagens compondo um comercial campeão. Até pela simplicidade ao atingir o público, o áudio passou a substituir as assinaturas gráficas (logos) de tradicionais marcas, como foi lembrado no recente Cannes Lions. Faça um teste em sua casa ou com os seus amigos: muitos conseguirão assobiar ou cantarolar várias identidades sonoras de marcas variadas e poucos descreverão hoje os grandes comerciais mais recentes, ou mesmo do momento. Claro que a junção do áudio com a imagem, sendo de primeiríssima qualidade e inventividade, torna-os inesquecíveis em muitas cabeças. Mas, a possibilidade de lembrança de um só recurso de comunicação, como o áudio, é maior. Faça um teste o leitor neste momento: conte de quantos áudios publicitários se lembra e é até capaz de assobiar. Agora, tente se lembrar, sem apelar para nenhum recurso a não ser a sua prodigiosa memória, quantos comerciais ficaram retidos na sua memória até hoje. Pode ser que não, as pessoas são diferentes entre si, mas apostamos como a maioria lembrada pertence ao lado dos áudios. *** Duas entrevistas enriquecem ainda mais a presente edição do seu PROPMARK: uma, com a competente Célia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria, falando sobre o consagrado Fórum de Marketing Empresarial deste ano. Como tem sido ano após ano, o Fórum uma vez mais se realizará no Sofitel Guarujá, um hotel que qualquer europeu ou norte-americano elogiaria. O tradicional evento terá início na tarde da 6ª feira, dia 23 deste mês, com término previsto para as 12 horas do domingo, 25. O programa do Fórum tem sido cada vez mais atraente, debatendo em seus painéis e palestras individuais temas momentosos para os quais precisamos da ajuda dos palestrantes e debatedores de um evento como o Fórum, para melhor entender para onde devemos caminhar. Outra entrevista imperdível desta edição tem como protagonista Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional e atacado do Itaú, banco pioneiro na adoção de propaganda criativa para o seu setor. Como acompanhamos o mercado publicitário há pouco mais de 54 anos, lembramo-nos até com certa facilidade das primeiras investidas publicitárias de alguns estabelecimentos bancários, a maioria já não mais existindo, ou porque fecharam, ou porque se juntaram a outros, com mudanças frequentes em suas marcas-símbolos. Se uma permaneceu, com a força do significado do nome (“pedra preta” em tupi-guarani), essa é aquela para a qual o nosso entrevistado trabalha há anos, interagindo com a agência que igualmente há anos atende o Itaú. Embora não seja mais dos seus fundadores, dois deles criando outras marcas no paraíso, a DPZ, hoje DPZ&T, numa fusão que surpreendeu o mercado na época, por ser então impensável a entrada do igualmente talentoso e vitorioso Taterka no trio da agência nascida na rua Colômbia, em São Paulo. *** Reprovável a decisão do Executivo Nacional cancelando a obrigatoriedade da publicação dos balanços contábeis das sociedades anônimas nos jornais. Pior foi a explicação dada pelo próprio presidente da República, alegando uma vendetta contra a imprensa, por estar sempre a criticá-lo. Daqui fazemos um apelo a ele para revogar tal decisão, que não se coaduna com a grandeza do cargo para o qual foi eleito, inclusive por milhões de leitores de jornais. *** Enquanto isso, a TV Cultura de São Paulo (Fundação Padre Anchieta), hoje presidida pelo ex-publicitário, editor e profissional de comunicação José Roberto Maluf, promoveu a primeira gravação do Roda Viva sob a nova gestão, convidando Felipe Santa Cruz, presidente da OAB-Brasil, para ocupar a cadeira de entrevistado. José Roberto Maluf convidou inúmeros profissionais de comunicação para a gravação, iniciativa que proporcionou a muitos deles frequentarem pela primeira vez na vida, ou depois de muitos anos, a bem montada sede da emissora. *** Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, anunciando o ABA Mídia 2019 para a manhã do próximo dia 27, no Teatro Unibes Cultural, em São Paulo. Ela mesmo brifa o tema: “O novo consumo de conteúdo e a evolução das mídias na comunicação das marcas”. 4 12 de agosto de 2019 - jornal propmark

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