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edição de 12 de junho de 2017

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MaRcas Parceria entre

MaRcas Parceria entre Fundação Laço Rosa e Exímia incentiva doação de cabelo Com aval da Sociedade Brasileira de Dermatologia, campanha ajuda pacientes em tratamento contra o câncer a resgatar autoestima Claudia Penteado campanha #fortalizese, que A uniu o Exímia Fortalize, do laboratório FQM Farmoquímica, a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Fundação Laço Rosa, entra no segundo ano em clima de comemoração. A comunicação entrou no ar, em março de 2016, com o conceito inicial Corte, doe seus cabelos e sinta-se mais bonita por dentro e acompanhada da #fortalizese. A iniciativa acabou desengavetando um projeto da fundação chamado Força na peruca, voltado para a formação profissional de peruqueiros no Rio de Janeiro, a partir da nova demanda gerada pela campanha para doar perucas a pacientes com câncer. O Exímia Fortalize é um produto para o fortalecimento de unhas e cabelos. A primeira edição do projeto recebeu, em nove meses, mais de 13 mil doações por meio da plataforma onlinefortalizese. com.br, que conectou salões de cabeleireiro em todo o país para receber doações. A campanha organizou o fluxo de doações, algo que a fundação desejava muito fazer, e que o novo patrocínio viabilizou, segundo Marcelle Medeiros, presidente da fundação. “Nós transformamos a vida de 20 famílias com o programa- -piloto de capacitação Força na peruca e ampliamos em 30% a produção de perucas para serem doadas, com a perspectiva de formação de uma rede solidária de peruqueiros para este ano”, comemora Marcelle. Segundo a executiva, o aval da Sociedade de Dermatologia levou os médicos a se envolverem naturalmente com a campanha, algo raro em iniciativas do gênero. “A repercussão foi tão grande que a mídia abraçou a causa e #fortalizese foi parar em programas de grande apelo para o A campanha #fortalizese entra no segundo ano com novas ações, como o Corte Solidário e o novo filme, entrevista público, gerando 130 milhões de impactos em audiência. A apresentadora Ana Maria Braga, por exemplo, falou da campanha em seu site, o que derrubou os servidores pelo volume de pessoas em busca de informações”, explica Vitor Cunha, gerente de produtos da FQM. Este ano, uma novidade será o Corte Solidário: o doador poderá batizar seu corte com o nome de um paciente ou ex- -paciente que admira. Oito cortes propostos por quatro head stylists famosos se transformarão, em agosto, em um catálogo de cortes para os salões. As modelos dos cortes foram selecionadas via redes sociais. Todo o processo se transformará em um minidocumentário. “A ideia é que doadores homenageiem pacientes. E também os profissionais, que são parte importante da cadeia. Porque quando se quer doar os cabelos, não se trata de um corte simples, há etapas importantes a serem realizadas”, comenta Marcelle. No novo filme criado pela Camisa 10, intitulado Entrevista, a “A repercussão foi tão grAnde que A mídiA AbrAçou A cAusA” ex-paciente de câncer Patricia Gil, que estrelou o primeiro ano da campanha, contracena com a nova estrela, a paciente Dani Andrade, uma das pessoas que se beneficiaram da campanha em 2016. Juntas, elas protagonizam um encontro emocionante que retrata a superação de Patrícia, já curada, e a luta de Dani no combate à doença. Este ano, os peruqueiros recém-formados ganharão um canal na plataforma online para efetuar a venda direta de suas perucas. Além disso, o projeto aportará em Curitiba, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo por meio de uma unidade móvel. O espaço será um ponto Divulgação de encontro para promover aulas práticas, além de um canal de doação e coleta de cabelos. Para os patrocinadores, o investimento tem compensado, ainda que a marca apareça sutilmente nas ações. “A FQM Farmoquímica tem como mote Consciência pela vida. A #fortlizese une o objetivo da empresa com a proposta da marca, levando a milhares de pacientes muito mais que um tratamento para queda de cabelos, mas a essência do que é restaurar a beleza e autoestima”, diz Cunha. A ideia da campanha começou quando, no início de 2016, o gerente de produtos da FQM Farmoquímica chamou a agência Camisa 10 para conversar sobre seu desejo de envolver a marca em algum projeto de cunho social. Bruno Richter, sócio da agência, conta que a ideia de doar cabelos para pacientes com câncer nasceu ali, e a conexão com a Fundação Laço Rosa acabou vindo por sugestão da agência, que já conhecia o projeto presidido por Marcelle. 30 12 de junho de 2017 - jornal propmark

maRcas Ranking BrandZ revela as 100 empresas mais valiosas do mundo Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook estão no top 5 do estudo elaborado pela Kantar; Skol é a líder entre as dez mais na América Latina CLAUDIA PENTEADO propósito das marcas, O mais do que nunca, está no centro da discussão global e na expectativa do público mais jovem nesse momento tão controverso – pós-Brexit, na era Trump, nas controversas políticas em torno da imigração e inclusão. As pessoas esperam que marcas líderes como Apple, Google, Facebook e Microsoft se envolvam mais intensamente nas discussões que regem o planeta hoje. É o que ficou claro na nova edição do estudo BrandZ, da Kantar Millward Brown, que revelou as 100 marcas mais valiosas do mundo, que totalizam US$ 3,6 trilhões e cresceram no último ano 8%, bem mais do que os 3% do ano anterior. As dez primeiras do ranking global são, nessa ordem: Google, Apple, Microsoft, Amazon, Facebook, AT&T, Visa, Tencent, IBM e McDonald’s (veja ao lado as 25 mais valiosas). As duas categorias que mais cresceram – chegando a dois dígitos – foram varejo e tecnologia, puxadas pelas marcas Amazon e Alibaba. Em terceiro lugar vem fast food, que cresceu 7% em relação ao ranking anterior. Duas categorias sofreram bastante com a crise: vestuário em geral e a chamada “fast fashion”. A busca foi por roupas de maior custo-benefício e durabilidade, com destaque para roupas e acessórios esportivos. Um bom exemplo disso é que a Adidas, com seus tênis retrô, foi a marca de crescimento mais rápido: 58% no seu valor. A categoria varejo teve destaque: cresceu 14%. A Amazon cresceu 41% e subiu três posições em relação ao ano passado, chegando ao Top 5 depois de Google, Apple e Microsoft, e à frente do Facebook. No ranking específico de marcas de varejo, no entanto, a Amazon é Top 25 Ranking maRca ValoR em 2017 (em bilhões de US$) *nova no ranking a líder, seguida de Alibaba, The Home Depot, Walmart, Ikea, Costco, Lowe’s, Ebay, Aldi e Jd.com. Como sempre, os Estados Unidos se destacam entre as 10 marcas que mais valorizaram, em todo o planeta, e o país segue dominando o ranking das 100 mais, com 54 marcas representando 71% do valor total. Algumas marcas estreiam no ranking das 100 mais. São elas: Xfinity (23ª), YouTube (65ª), HewlettPackard (76ª), Salesforce (90ª), Netflix (92ª), Snap- Chat (93ª) e Sprint (96ª). Skol é a líder do ranking das 10 mais na América Latina. Curiosamente, há quatro marcas de cerveja entre as 10 As duAs cAtegoriAs que mAis crescerAm – chegAndo A dois dígitos – forAm vArejo e tecnologiA, puxAdAs pelAs mArcAs AmAzon e AlibAbA mudança de posição em Relação a 2016 1 Google 245,581 0 2 Apple 234,671 0 3 Microsoft 143,222 0 4 Amazon 139,286 3 5 Facebook 129,800 0 6 AT&T 115,112 -2 7 Visa 110,999 -1 8 Tencent 108,292 3 9 IBM 102,088 1 10 McDonald’s 97,723 -1 11 Verizon 89,279 -3 12 Marlboro 87,519 0 13 Coca-Cola 78,142 0 14 Alibaba 59,127 4 15 Wells Fargo 58,424 -1 16 UPS 58,275 1 17 China Mobile 56,535 -2 18 Disney 52,040 1 19 GE 50,208 -3 20 MasterCard 49,928 0 21 SAP 45,194 1 22 Starbucks 44,230 -1 23 Xfinity 41,808 * 24 The Home Depot 40,327 2 25 Deutsche Telekom 38,493 -2 Fonte: Kantar Millward Brown marcas mais valiosas da região. Além de Skol estão Corona, Brahma e Aguila, nessa ordem. Ao todo as quatro valorizaram 23% e valem, juntas, US$ 24,5 bilhões. A de maior crescimento entre as quatro foi a Brahma, que cresceu 34% em relação a 2016. No ranking global das 10 maiores marcas de cervejas, a Skol ocupa a quinta posição, atrás de Budweiser, Bud Light, Heineken e Stella Artois, e a Brahma está na sétima posição. As turbulências políticas e econômicas na região afetaram profundamente o valor das marcas, consequência da desvalorização monetária. Das 10 mais do ranking regional, apenas seis cresceram em valor. jornal propmark - 12 de junho de 2017 31

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