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edição de 12 de setembro de 2016

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fórum De marketiNg

fórum De marketiNg Diversidade na comunicação faz parte da pauta diária da Natura A diretora Denise Figueiredo falou sobre as iniciativas da marca com o tema no painel Derrubando preconceitos com propósito de igualdade Kelly Dores diversidade de gêneros A é um tema que provoca reações capazes de expor divergências que podem mostrar uma personalidade desconhecida de pessoas que aparentemente não têm esse lado. Alguns anunciantes têm investido em suas campanhas na opção de deixar claro que as suas estruturas não admitem muros. A Natura não foge a essa nova regra, em uma era na qual marcar território na zona do preconceito pode causar estragos contundentes nas conversas nas redes sociais. Denise Figueiredo, diretora de marca e comunicação na Natura, abordou a questão no 7º Fórum de Marketing Empresarial ressaltando que a empresa coloca beleza em tudo o que faz, declarando um profundo amor e muito respeito pela vida. Com o tema Marcas atuam com estratégia dirigida à diversidade, a executiva afirmou que a Natura fabrica produtos cosméticos, mas que de fato tem um propósito, que é construir um mundo melhor. Dando exemplos a respeito da questão da diversidade, ela disse que a Natura trabalha com a questão da inclusão de pessoas deficientes, promoção de igualdade racial e valorização da multicultura dentro da empresa. “Somos 34 12 de setembro de 2016 - jornal propmark

Fotos: Alê Oliveira e Divulgação Denise Figueiredo foi uma das atrações do Fórum organizado pelo Lide 4.850 colaboradores, sendo que 57% são mulheres. 33% de mulheres ocupam cargos de lideranças e temos licença maternidade para seis meses e licença paternidade para 40 dias. Aos poucos, a gente vai tentando conseguir chegar em números maiores”, falou Denise. Sobre comunicação, a executiva citou que desde o começo do ano a marca trouxe um novo posicionamento, nova promessa de marca, para refletir o pensamento a respeito da diversidade, com a campanha Viva sua beleza viva. “Foi na verdade uma evolução da comunicação, que a gente vem refletindo a beleza, diversidade, falando da possibilidade que a mulher tem na sua expressão e capacidade de melhorar sua auto- -estima”. beleza viva Segundo Denise, a campanha Beleza viva é algo que a marca vem trabalhando muito e, segundo ela, apesar de parecer fácil, não é um conceito óbvio. “Num primeiro momento, falamos mais da mulher e agora entramos com a campanha de Chronos que aborda a relação da mulher com o tempo. O tempo é algo que a gente sabe que não pode pará-lo. A ideia é mostrar como a gente pode viver bem com ele”, ressaltou Denise. Outro ponto destacado é o de que a Natura começou a olhar mais e entender melhor os homens, “porque, na verdade, a transformação que nós estamos vivendo não é só da mulher, é uma transformação geral da sociedade e o homem também está se reposicionando”. Denise citou que na campanha para o Dia dos Pais, por exemplo, o mote da comunicação foi o de que o Pai não ajuda, divide. “A gente acredita na beleza das relações, não dá para falar do homem sem falar da mulher e vice-versa. É isso que a gente fala que é construir um mundo melhor”, observou a executiva. Ela também adiantou que a Natura vai passar a mostrar os homens em sua propaganda. “Vamos mostrar a barriguinha em nossas próximas campanhas. Eles querem se ver em “a gente acredita na Beleza das relações, não dá para falar do Homem sem falar da mulHer e vice- -versa. é isso que a gente fala que é construir um mundo melHor” nossa comunicação”, contou Denise. O painel também teve a participação de Fernanda Antonelli, COO da mcgarrybowen. A profissional disse que o Brasil está atrasado em relação ao tema diversidade na comunicação. “Poucas marcas falam e fazem. A Natura é uma pioneira neste tema”. Segundo ela, o consumidor está tão reativo, as minorias são tão ignoradas de uma certa forma no país, que quando uma marca aborda a diversidade e não fala com propriedade ela apanha. No entanto, a publicitária destacou que não tem mais espaço para as marcas ficarem em silêncio em relação à diversidade. “Há pouca diversidade nas agências e anunciantes, estamos muito atrás de outros países. Talvez porque o Brasil é conservador. Só que cada vez mais o consumidor está cobrando para se falar sobre a diversidade. Mas, de novo, precisa ter propriedade. Trabalhei com várias marcas em muitos segmentos e vi as agências criando as coisas com a maior boa intenção e quando veicula essa mensagem toma muito pau. Temos de começar a viver de fato a diversidade. Mas também é tão fácil cair em clichês. É muito fácil escorregar e não se tornar relevante para o consumidor”, reforçou Fernanda. “Há pouca diversidade nas agências e anunciantes, estamos muito atrás de outros países. talvez porque o Brasil é conservador. só que cada vez mais o consumidor está coBrando para se falar soBre a diversidade” Campanha da linha Chronos para mostrar que beleza exige cuidados, independentemente da aparência jornal propmark - 12 de setembro de 2016 35

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