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edição de 14 de dezembro de 2015

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PersPectivas 2016

PersPectivas 2016 importância do conteúdo Jornais estão se reinventando no mundo da informação multiplataforma ricardo pedreira - especial para o propMarK Como todos sabem, a indústria jornalística brasileira enfrenta um período de dificuldades, resultante da perversa combinação da mudança no nosso modelo de negócios com a crise econômica do país. Mas, diante da evidente importância da produção de conteúdo jornalístico de qualidade, estamos certos que atravessaremos esse momento e sairemos dele mais fortes e – o que é importante – continuando a cumprir a nossa missão. Os jornais brasileiros, a exemplo do que está ocorrendo em todo o mundo, estão se reinventando no mundo da informação multiplataforma. No papel e no digital, nunca se leu tanto jornal quanto hoje. Como diz a recente campanha da ANJ, antes as pessoas liam jornal todo o dia, hoje leem o dia todo. Neste cenário, nosso principal desafio para 2016, e para o futuro de médio prazo, é monetizar a imensa audiência e incomparável credibilidade que temos. Os jornais brasileiros estão trabalhando in para demonstrar ao mercado anunciante, com Gonzalo Aragon/Shutterstock métricas consistentes, que nossa audiência total, somando impresso e digital, é extremamente robusta e de incomparável qualidade. Criamos em 2015 o Digital Premium, uma rede de sites de jornais com objetivo de veicular de forma simultânea publicidade online. Em 2016, consolidaremos e ampliaremos o Digital Premium, bem como o Marketplace Jornais, site que reúne as principais informações dos jornais impressos, voltado para os profissionais de mídia das agências. Em paralelo a todo esse esforço de reposicionamento dos jornais brasileiro junto ao mercado anunciante, nosso futuro estará relacionado à capacidade de nos “vendermos” junto ao mercado leitor, sobretudo no ambiente “Monetizar a imensa audiência e incomparável credibilidade” digital. O modelo de negócios dos jornais, que sempre teve sua sustentabilidade baseada na publicidade, terá na venda dos conteúdos digitais aos leitores uma fonte cada vez maior de receitas. Ricardo Pedreira é diretor-executivo da ANJ (Associação Nacional de Jornais) Desafiador e inesperado O marketing vai continuar exigindo afetividade, adequação e métricas alexandre caldini - especial para o propMarK Fácil prever como será 2016: será tão fascinante quanto foi 2015! 2016 será uma evolução de 2015, que foi uma evolução de 2014, que foi uma evolução de 2013... Mas evolução não pressupõe tranquilidade e sim progresso. Será, portanto mais um ano atípico. Atípico como... todos os anos. Será um ano complexo e desafiador. Desafiador porque nos desafiará com novos cenários, novas demandas e novas opções. E assim será para todas as indústrias e não apenas para a mídia. Mas, que ano foi fácil? Quando a humanidade teve sossego? E, se teve sossego em algum momento, progrediu? Vivemos um momento de fascínio e angústia. Oscilamos entre o fascínio do novo e a angústia do novo. E assim sempre foi. Tudo de antigo sempre foi trocado pelo novo, só que agora está mais rápido. Também o marketing em 2016 vai continuar evoluindo e exigindo cada vez mais efetividade, foco, adequação e métricas. Menos firula e mais resultado. O contexto, o ambiente e o momento em que a mensagem publicitária será exibida, importará cada vez mais, justa- “NÓs, da abril, Nos preparamos ao máximo para 2016. mas sabemos que essa preparação será iNsuficieNte” mente por conta do resultado que se quer. A credibilidade – tanto na origem da informação quanto na curadoria, no formato e na linguagem – também importará mais e mais. E o que se viu em 2015 será aperfeiçoado em 2016: mais mobile, mais big data, mais BI, mais métricas, mais resultados, mais eficiência, mais conteúdo, mais alcance. Nós, da Abril, resolvemos encarar o novo. Renovando-nos. Reforçando nosso fascínio pelo novo e minimizando nossa angústia pelo novo. Em 2015, investimos em Branded Content, Native Advertising, Consumer Journey, Retargeting, Big Data, Metrics, Viewability, Attention, Private Deals; mas, também, em uma série de outros conceitos, em português mesmo. Conceitos que construíram a Abril e a força de suas marcas, que seguem sendo fundamentais: credibilidade, bom jornalismo, conteúdo de qualidade, total fidelidade e compromisso com nossos consumidores. Nós, da Abril, nos preparamos ao máximo para 2016. Mas sabemos que essa preparação será insuficiente. Sempre o será. Mas a graça do ano novo está justamente aí: no novo, no inesperado, no insuficiente, no desafio, na exigência e sobretudo na possibilidade do arrojo e da reinvenção! Que venha 2016! Será angustiante. Mas será também extremamente fascinante! Feliz 2016! Alexandre Caldini é presidente da Editora Abril 16 14 de dezembro de 2015 - jornal propmark

PErsPEctivas 2016 Divulgação “Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro trarão os olhos do mundo para o Brasil. É hora de darmos show” Espera-se um mercado muito conservador É certo que, globalmente, o live marketing e seu irmão, o digital, seguirão integrando-se Wilson Ferreira Junior - especial para o ProPMarK omo será o amanhã?”, re- de famosa música, é “Cfrão a pergunta que recebi do PRO- PMARK. O que esperar do marketing em 2016, no Brasil e no mundo? É certo que, globalmente, o live marketing e seu irmão, o digital, seguirão integrando-se e aumentando seus respectivos shares no budget de comunicação das grandes companhias. Porque serão cada vez mais relevantes para os cidadãos. O relacionamento das marcas com as pessoas ganha cada vez mais qualidade e conteúdo por meio das plataformas digitais combinadas com as experiências “live”. Quentes, divertidas e bem direcionadas. As companhias precisam ter um discurso crível e sedutor. Praticar cidadania corporativa. E oferecer a seus clientes valor que ultrapasse a questão da qualidade e da confiabilidade de seus produtos. Encontrarão do outro lado pessoas ávidas por experiência e emoção, que, mesmo sem racionalizar, já vivem as telas dos tablets e smartphones como extensão de seus corpos. Aqui no Brasil viveremos a particularidade de mais um ano de economia patinando. A abrangência e a duração das dificuldades econômicas dependerão do final da crise político-institucional. A estabilidade na política, quando vier, oferecerá condições para a retomada do crescimento. Até lá espera-se um mercado muito conservador em termos de investimento e o crescimento de ações mais táticas, ligadas a promoção e incentivo em detrimento de projetos estratégicos. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro trarão os olhos do mundo para o Brasil. E as ações de comunicação ligadas ao grande evento terão, portanto, imensa visibilidade. Hora de darmos show porque o palco mais do que nunca será global. A estAbilidAde nA políticA, quAndo vier, oferecerá condições pArA A retomAdA do crescimento Wilson Ferreira Junior é sócio-diretor da ETNA e presidente da Ampro jornal propmark - 14 de dezembro de 2015 17

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