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edição de 14 de dezembro de 2015

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Mídia Otima cresce e

Mídia Otima cresce e planeja expansão geográfica Concessionária de mobiliários urbanos aumentou em mais de 20% seu faturamento neste ano Fotos: Alê Oliveira e Divulgação BÁRBARA BARBOSA crescimento da Otima em O 2015 atingiu a casa dos dois dígitos em duas esferas: no faturamento, com incremento de 21,6% em relação ao ano passado, e no número de campanhas veiculadas, que foi 49% maior. Os números positivos foram atribuídos pela presidente da concessionária de mobiliários urbanos, Violeta Noya, ao perfil inovador da empresa, que, mais do que propaganda, busca levar às ruas experiências para o consumidor se aproximar das marcas. Com esse perfil, o ano de 2016 promete ainda mais inovação na mídia exterior desenvolvida pela Otima, que planeja deixar de atuar exclusivamente em na cidade de São Paulo e inicia seu plano de expansão geográfica pelo Brasil. Segundo Violeta, ainda no primeiro semestre, outra cidade passa a ser atendida pela empresa – o endereço permanece em sigilo. No novo contrato, a comunicação da Otima deixa de ser restrita aos abrigos de ônibus, caso de São Paulo, e é expandida para outras peças de mobiliário urbano, como relógios. Também para 2016, a Otima encerra a substituição dos pontos de ônibus da cidade de São Paulo, o que era previsto para o fim deste ano. Até o momento, 6 mil abrigos já foram substituídos, faltando somente 500 do total estabelecido no contrato que entrou em vigor em janeiro de 2013 e tem duração de 25 anos – o que coloca a Otima como a maior concessionária de mobiliários urbanos do Brasil. “O prazo inicial era dezembro desse ano, mas a Prefeitura pediu para esticar esse prazo em razão de novas obras. Surgiram novos corredores de ônibus na cidade e é importante que eles tenham novos pontos. As obras da Prefeitura seguem até maio e Violeta Noya, presidente da Otima, fala que padrão de inovação das ações out of home oferecidas pela empresa é superior a referências internacionais 30 14 de dezembro de 2015 - jornal propmark

por isso nós fizemos essa adaptação, ajustando nosso cronograma ao das obras dos corredores”, explica Violeta. ExpansãO Quando fala que a expansão da Otima será primeiro nacional, Violeta se refere às referências que busca no exterior para colocar a empresa em patamar internacional de competitividade. “Não somos uma empresa de mídia exterior, somos uma plataforma de mídia. Eu me preocupo muito além da Otima, mas com o mercado de mídia exterior como um todo, em aumentar nossa participação no bolo publicitário. Nossos clientes sabem que a Otima topa inovar com eles, tomar o risco. Não é qualquer empresa que topa colocar skate na rua (case de Desperados, marca da Heineken), refrigerar uma caixa e distribuir sorvete, como fizemos com Kibon. Mas a gente vai na frente, pensando em novas ideias, em referências inovadoras, e estamos virando referência lá fora”, acrescenta. “A Otima, desde o primeiro dia de empresa, se posicionou como a empresa de mídia exterior mais inovadora do Brasil e acredito até que mais inovadora do mundo. Nós já largamos com um posicionamento muito forte de inovação e 2015 teve um volume muito grande de projetos diferenciados. Quando viajo eu não vejo, em Paris, Londres, Nova York, a quantidade de inovações que estão sendo feitas pela Otima aqui”, complementa. Para a executiva, alguns fatores contribuem para o modelo em ascensão da Otima, entre eles a jornada das pessoas que vivem em São Paulo, que passam, em média, 12 horas por dia na rua, e as transformações de mobilidade urbana pelas quais a cidade vem passando. “Hoje, em São Paulo, eu só perco em audiência para a TV Globo. Out of home é o segundo meio disparado em atenção e nosso resultado é consolidado pelo consumidor cada vez mais na rua, mudando seus hábitos. Hoje o paulistano médio acorda cedo para trabalhar, vai para academia, volta e tem um tempo de deslocamento de, no mínimo, cinco horas por dia, ficando na rua no mínimo 12 horas”, detalha a executiva. núMErOs Em 2015, a Otima conquistou 110 novos clientes e veiculou 457 campanhas. Em quase três anos de mercado, a empresa soma 282 anunciantes e 774 marcas com campanhas veiculadas nos mobiliários de Ação para divulgar luta de UFC no Brasil convidava público a nocautear painel da Otima e, assim, enviar emojis para interagir com os lutadores no Twitter “SomoS uma plataforma de mídia” A marca de batata Lay’s colocou nas ruas um painel que identificava o sorriso do consumidor e, como recompensa, o presenteava com amostras do produto: mais de 3,5 mil unidades foram distribuídas em duas semanas São Paulo. Só neste ano, foram 34 projetos diferenciados, o que representa uma alta de 161% em relação ao ano passado. Marcas de vários segmentos aceitaram o desafio de inovar nas ruas e em parceria com a Otima, como a Kibon, que transformou um painel convencional em uma cabine refrigerada para a distribuição de sorvetes em duas ocasiões, no lançamento do Fruttare Mousse de Morango e do Tablito Chococo. Somando as duas ações, cada uma com duas semanas de duração, foram distribuídos aproximadamente 12 mil sorvetes em pontos estratégicos da cidade. Já a marca de batatas Lay’s promoveu nos painéis da Otima uma ação que uniu interatividade e sampling machine na Avenida Paulista. A ação, intitulada Dê um sorriso e ganhe uma Lay’s, criou um software que reconhecia o rosto e media a intensidade do sorriso do usuário, batizado de sorrisômetro. Assim que o dispositivo reconhecia o sorriso, o consumidor ganhava uma amostra de Lay’s: mais de 3,5 mil batatas foram distribuídas em duas semanas. Para 2016, Violeta adianta que esses projetos devem ser ampliados a partir de um maior investimento em tecnologias que permitam oferecer uma plataforma integrada de mídias, por meio de wifi, touch-screen e realidade aumentada. Um exemplo do que pode ser feito foi a ação criada pela Pereira & O’Dell e desenvolvida pela Otima para o confronto entre Vitor Belfort e Dan Henderson, no UFC, em outubro. Com a ajuda dos fãs, os socos dados nos painéis da Otima eram convertidos em emojis e enviados para a timeline dos lutadores no Twitter: foram mais de 35 mil socos e 10 mil tweets em dez dias. jornal propmark - 14 de dezembro de 2015 31

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