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edição de 14 de dezembro de 2015

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AgênciAs Link tem

AgênciAs Link tem expertise no setor público Empresa, que completa 25 anos, também contempla marketing político Divulgação Barbosa: “Provamos que é possível ter o mesmo padrão da propaganda brasileira da iniciativa privada” AnA PAulA Jung Link Comunicação se especializou principalmente no marketing político e no A atendimento ao setor público. Com atuação nacional e internacional, a agência, que surgiu há 25 anos, exatamente no dia 13 de dezembro, em Salvador, acumulou cases como o marketing político do PSB de Eduardo Campos e do governo de Pernambuco, além da comunicação do Ministério da Educação, desde a gestão de Fernando Haddad. A operação se expandiu e buscou um foco. “O nosso negócio é imagem. O setor público é tão importante quanto o setor privado. Provamos que é possível ter o mesmo padrão da propaganda brasileira da iniciativa privada, que sempre fez muito sucesso e é tão premiada. Eu penso que nós conseguimos”, afirma Edson Barbosa, sócio-presidente da agência. Atualmente a Link atende Correios; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Integração Nacional; Ministério dos Transportes; Governo do Estado de Pernambuco e Conselho Federal de Medicina. “Nós concorremos com gigantes, mas temos uma atitude low profile e singular”, conta Barbosa. A Link não aceita todos os clientes que a procuram. De acordo com Barbosa, é preciso ter afinidade. “Não fazemos por dinheiro. Fazemos por acreditar. Precisa ter relevância, qualidade pública, compromisso”, fala Edson. “O nosso objetivo é fazer algo que transforme. Só é possível fazer isso com envolvimento profundo”, explica. Para dar certo, Edson afirma que é preciso um conhecimento aprofundado dos temas tratados. “Somos uma agência com característica muito forte em administrar crise de imagem e em cuidar de toda essa complexidade da opinião pública”, fala. Em 2005, por exemplo, quando o PT sofreu uma crise que acabou virando a CPI dos Correios, a Link que fez todo o gerenciamento. No ano seguinte, também fez a pré-campanha do PT para o candidato Lula. Barbosa classifica o atual momento político do país como “muito confuso e nebuloso” para todos. “Mesmo os setores mais esclarecidos têm uma dificuldade enorme para compreender a conjuntura. De modo geral, as pesquisas apontam uma crescente rejeição aos políticos”, opina. Em momentos como este, segundo Barbosa, cabe ao marketing político dedicar atenção total ao entendimento do que pensa a sociedade. “Creio que teremos mais algum tempo sem luz no fim do túnel. A minha percepção é de que algo novo surgirá no horizonte e quem dispuser de mais informação, análise qualificada e plano de ação engatilhado vai protagonizar o novo momento”, avalia. 42 14 de dezembro de 2015 - jornal propmark

agências nova/sb usa métricas próprias para comunicação pública Popsynergy, Data Taxi e Pulso identificam calor da sociedade para inspirar ações de ONGs e governos PAULO MACEDO Com o objetivo de dar consistência à publicidade de utilidade pública, um universo que envolve contas de governos, ONGs e empresas que abraçam causas, a nova/ sb desenvolveu uma série de métricas proprietárias que funcionam como termômetro que orienta suas equipes de criação, planejamento e mídia, por exemplo. A agência é responsável pela comunicação da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Sebrae Nacional, Banco Central, Metrô de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Governo do Rio de Janeiro e Prefeitura de São Paulo. Sem mencionar que realiza ações para a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Fazer medições capazes de identificar o que pode gerar impactos, o que é importante para as pessoas e o que conduz à popularidade de uma ação é a base da Popsynergy, que, na expressão de Bob Vieira da Costa, CEO da agência, trabalha com evidências científicas, como neuromarketing, psicometria e etnografia urbana, além de tecnológicas, como big data. “Já temos 18 segmentos pesquisados, que contam com seis mil entrevistas feitas com ajuda do Instituto Ilumeo”, resume Bob. O Data Taxi é uma pesquisa literalmente feita dentro de um táxi na cidade de São Paulo. O motorista aborda o passageiro que, se responder ao questionário, tem como bônus o não pagamento da corrida. A terceira pesquisa é o Pulso, que mergulha em tempo real em temáticas como mudanças de hábitos de consumo, chegada do Uber, implantação de ciclovias, reforma educacional e crescimento da crise. O Pulso A nova/sb tem expertise em comunicação pública como na ação que orienta pedestres Bob Vieira da Costa destaca papel da pesquisa na agência InvestImento de R$ 2,5 mIlhões paRa consolIdaR a pesquIsa estRatégIca popsyneRgy teve início em 2014 e contabiliza 156 grupos de pesquisa da classe C paulistana. “A agência vem passando por um amplo processo de reorganização nos últimos dois anos. Fizemos um investimento de aproximadamente R$ 2,5 Fotos: Divulgação milhões apenas na pesquisa Popsynergy, que envolveu 130 especialistas. Apesar do clima político, não tivemos perdas de negócios neste ano. Nossas contas governamentais continuam ativas. Caso haja uma ruptura institucional, porém, o impacto é previsível”, diz Bob enfatizando que a expertise em comunicação pública da nova/sb não se resume à publicidade de governos e órgãos públicos. “Muitos prêmios em Cannes são de ações de utilidade pública, como a campanha “Dumb ways to die”, criada para uma questão de segurança do Metrô de Melbourne. A nova/sb criou o “Feirão da Casa Própria”, para a Caixa, que em 10 anos saltou de um orçamento de R$ 5,8 bilhões para R$ 120 bilhões, e isso é comunicação de utilidade pública. Orientar o trânsito está nesse elenco. As ações de conscientização sobre o uso de cigarro ou doação de sangue para a OMS ou contra o trabalho infantil, para a OIT, também estão nesse cenário”. jornal propmark - 14 de dezembro de 2015 43

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