Views
4 months ago

edição de 15 de abril de 2019

  • Text
  • Publicidade
  • Paulo
  • Brasil
  • Abril
  • Anos
  • Marca
  • Jornal
  • Propmark
  • Marcas
  • Mercado

mercado Guia

mercado Guia de compliance da Abap ajudará quase quatro mil agências no país Um dos principais mecanismos é ter um canal de denúncia confidencial para apontar erros éticos; Fundação Dom Cabral elaborou o documento Paulo Macedo Não foi por acaso que a Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) escolheu a sede do Ministério Público de São Paulo para lançar o documento Diretrizes de Compliance, elaborado pela Fundação Dom Cabral durante dez meses de trabalho. O MPF tem credenciais e respaldo porque está à frente de ações de corrupção como a Lava Jato. Thiago Lacerda Nobre, procurador- -chefe da instituição, no estado de São Paulo, ressaltou a importância de a publicidade estar atenta ao expediente da conformidade legal, nos ambientes internos e externos, diante do novo cenário que surgiu após a aprovação da Lei Anticorrupção (12.846/2013), que trata de atos ilícitos contra a administração pública e também prejuízos financeiros às empresas e acionistas. Quem usa o compliance navega com segurança. O guia da Abap é um modelo que vai ajudar às mais de 3.700 agências, a partir de nove funcionários, contabilizadas por sua área de estatística. Mas as agências podem turbinar o conteúdo para alinhar sua cultura e propósito. Um dos principais mecanismos é ter um canal de denúncia confidencial para apontar erros éticos e desvios de caráter. A DPZ&T já estruturou o seu departamento de compliance, dirigido por Tonico Pereira. A nova/sb também tem, sob a direção de Otávio Venturini, com mandato de três anos. A publicidade teve grandes problemas institucionais com situações lideradas por personagens como Marcos Valério, o mentor do Mensalão, por meio de agências que adquiriu, especificamente as mineiras DNA e SMP&B. A própria Abap teve de fazer uma defesa consistente na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Mensalão. Valério e seus associados nas duas Roberto Sagot, da Fundação Dom Cabral, Valdir Moysés Simão, D’Andrea e Thiago Lacerda Nobre no lançamento do guia da Abap “integridade não deve ser impositiva. É importante que seja cultural, Para que os programas de integridade e e ética sejam eficientes” Alê Oliveira agência macularam a imagem da publicidade, assim como as construtoras identificadas na operação Lava Jato na área de infraestrutura. Preso, Valério usou expedientes subjetivos da publicidade para promover lavagem de dinheiro e pagar políticos para aprovarem projetos convenientes à corrupção. “Esse projeto representa a democratização do conhecimento das boas práticas. O mercado de Minas Gerais, que sofreu muito com o aproveitamento da publicidade para coisas escusas, já está promovendo a implementação das diretrizes. A presidente do capítulo local, Adriana Machado, está à frente desse processo”, afirmou D’Andrea. Adriana, que comanda a Tom Comunicação, já tem consórcio formado por cinco agências com sede em Belo Horizonte para implantar normas de compliance. Afinal, cada vez mais essa prática é exigida em concorrências da iniciativa provada. E deve avançar para o sistema público. Muitos perigos estão no conjunto de medidas. Um deles é a chamada hospitalidade, que envolve envio de brindes, por exemplo. Não se explica o pecado, mas ele deixa rastros. E todos viram cúmplices. “O resultado é claro e objetivo. O jeitinho brasileiro não é mais charmoso. É malvisto. O compliance é necessário e traz segurança”, disse Nobre. “Integridade não deve ser impositiva. É importante que seja cultural. Para que os programas de integridade e ética sejam eficientes”, acrescentou Valdir Moysés Simão, ex-ministro-chefe da CGU (Corregedoria-Geral da União), que também foi interlocutor da Fundação Dom Cabral na elaboração das Diretrizes de Compliance da Abap. 12 15 de abril de 2019 - jornal propmark

O que é ter 54 anos hoje? É estar sempre em dia com as últimas tendências do mercado. Há 54 ANOS se renovando todos os dias. Não deixe de anunciar no Especial de Aniversário. Data de circulação: 20/5. Reserva: 29/4. Material: 6/5. comercial@editorareferencia.com.br propmark.com.br

edições anteriores

Receba nossa newsletter

CADASTRAR

© Copyright 2000-2017 propmark o jornal do mercado da comunicação. Todos os direitos reservados.