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edição de 15 de abril de 2019

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mídia Reprodução Um dos seis tronos que a HBO escondeu pelo mundo para promover o seriado foi encontrado na Praia de Beberibe, no Ceará, onde permaneceu disponível por alguns dias Marcas se unem à HBO e lançam mais produtos de Game of Thrones Temporada final da série é uma oportunidade para que a emissora engaje o público com a saga; Adidas, Oreo e Havaianas têm linhas licenciadas MARIANA BARBOSA esde que chegou às te- em 2011, Game of “Dlas, Thrones influenciou o cenário do entretenimento, transcendendo o mundo de Westeros para o universo da cultura pop internacional.” Esta frase foi a principal motivação da Adidas Running ao lançar no último mês uma coleção de seis tênis para sua linha UltraBoost inspirada na série. De fato, em oito anos, a produção da HBO tornou-se recordista em indicações e premiações recebidas no Emmy, viu sua audiência crescer continuamente e tornou-se também a série mais pirateada do mundo em todos os anos em que foi exibida. A série, baseada na saga As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R.R. Martin, não apenas conquistou, mas engajou uma legião de fãs por sua originalidade e pelo fato de que todo e qualquer personagem pode morrer a qualquer momento – inclusive os protagonistas. No domingo (14), foi ao ar o primeiro episódio da última e final temporada de Game of Thrones, o que vem causando grande comoção entre o público; na própria HBO, que promove uma série de projetos em comemoração ao seu produto mais rentável; e para as marcas, que enxergam agora como uma última oportunidade para se conectarem com esse universo. Uma das grandes fortalezas da comunicação da série é o trabalho multitela realizado com os fãs COLABORAÇÕES Além da Adidas, nos últimos meses lançaram produtos oficiais com referências à série marcas como Oreo (biscoitos recheados), Urban Decay (maquiagem), Mountain Dew (refrigerante), Shake Shack (rede de fast food), e Havaianas (chinelos), por exemplo. Já a Diageo preparou duas linhas distintas em parceria com a HBO. Em novembro de 2018 foi lançado o whisky White Walker by Johnnie Walker. Segundo Guilherme Martins, diretor da Reserve, departamento da empresa dedicado a tendências, o produto representou 50% do faturamento de Johnnie Walker globalmente. No Brasil, o produto foi o destilado mais vendido do e-commerce da marca na primeira semana, e a empresa chegou a vender uma garrafa do White Walker a cada dois minutos durante o primeiro mês. Recentemente, a empresa anunciou ainda uma edição limitada com oito bebidas: sete inspiradas nas casas e famílias da história e uma na Patrulha da Noite. 36 15 de abril de 2019 - jornal propmark

Por sua vez, a Samsung se une ao canal Cinemax, que pertence à HBO, para patrocinar o warm-up das temporadas antigas e o primeiro episódio desta nova no mercado brasileiro. A marca vai utilizar a parceria para divulgar o lançamento de sua nova TV 8K. ATIVAÇÕES Ao longo da história do programa, a emissora promoveu grandes ativações em espaços públicos, como colocar uma sombra de dragão em toda a fachada do prédio de sua sede em Los Angeles e cobrir metrópoles mundiais com corvos e a frase “All men must die” (“Todos os homens devem morrer”). Neste ano, além dos tradicionais trailers e pôsteres, a HBO promoveu, sob o conceito For The Throne, projetos que permeiam por diferentes formatos e mídias. Na última edição do SXSW, o público encontrou a ação Bleed for the Throne, que, em alusão às mortes de centenas de personagens da ficção, unia-se à Cruz Vermelha americana para doação de sangue. A parceria com a entidade estendeu-se para outros países, que localmente incentivaram o público a Dar o seu sangue para salvar vidas. O Trono de Ferro, símbolo do poder político da série, já havia viajado o mundo em convenções, feiras e livrarias. Mas no último mês de março a HBO foi além e escondeu seis réplicas ao redor do mundo. Pistas com a localização foram divulgadas nas redes oficiais da emissora, e um deles, o Trono de Valyria, foi encontrado na Praia de Beberibe, no Ceará. Os outros foram distribuídos no Reino Unido, Suécia, Espanha, Canadá e Estados Unidos. Quando reveladas, as peças ficam em exposição para interação com o público. O McDonald’s foi uma das marcas a fazer alusão a Game of Thrones em suas redes o piloto de um spin-off da série já foi encomendado pela hbo, que discute ainda outros quatro projetos ligados à saga Também nas últimas semanas, um trono gigante esteve instalado no Rockefeller Center, no coração de Nova York, e a cidade de São Paulo entrou para a #RotaDoTrono ao receber o ícone na Pinacoteca, no Parque Burle Marx e no Shopping Center 3. O canal convidou ainda 18 artistas de todo o mundo para criar obras de arte inspiradas na série. O tradicional Show das Águas do hotel Bellagio, de Las Vegas, também ganhou sua versão Westeros em celebração ao início dessa última temporada. Já em parceria com a Columbia Records, o canal desenvolveu o projeto musical For The Throne (Music Inspired by the HBO Series Game of Thrones), a primeira colaboração da emissora para uma trilha sonora específica da série. O álbum será lançado globalmente no próximo dia 26 e trará músicas inéditas de nomes da atualidade, como Ellie Goulding, Mumford & Sons, SZA, The Lumineers, The Weeknd e Travis Scott. As gravações serão disponibilizadas em 11 edições diferentes em vinil: nove representando casas da série, uma o fogo e o gelo, e outra em versão standard. DIGITAL Uma das grandes fortalezas da comunicação da série é o trabalho multitelas realizado com os fãs, que são constantemente instigados pelo canal a compartilhar conteúdo. Pode ser uma das milhares de teorias (sejam elas muito coerentes ou completamente malucas), uma cena preferida ou a expectativa do próximo episódio – só não vale spoiler. No país, a hashtag DominGoT domina as redes sociais no dia da exibição de Game of Thrones, e em todo o mundo a HBO utiliza desdedeos 360, lives com anúncios globais, bots e perfis com enigmas da série no Instagram para interagir com os usuários. Além disso, é com frequência que as marcas utilizam elementos e acontecimentos da saga para brincar com seus seguidores. NOVO CAPÍTULO O final de Game of Thrones não significa que o universo da série vai acabar para a HBO. A emissora anunciou planos para transformar diversas locações na Irlanda do Norte em experiências turísticas. A região, assim como outros cenários europeus onde a série é gravada, já recebe atualmente fãs da série. A emissora também já encomendou o piloto de um spin-off que contará a história dos heróis de Westeros e o início dos White Walkers. A HBO discute ainda outros quatro projetos ligados à saga. Para os fãs, também não é o momento de se despedir. Os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo ainda não tiveram um desfecho: a obra literária tem publicados apenas cinco dos sete volumes previstos. A Adidas lançou seis novos tênis para a linha UltraBoost inspirados nas casas Stark, Targaryen e Lennister; na Patrulha da Noite; em Daenerys Targaryen; e nos White Walkers jornal propmark - 15 de abril de 2019 37

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