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edição de 15 de abril de 2019

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agências Y&R vai

agências Y&R vai compartilhar conhecimento no Dia Mundial da Criatividade em SP O presidente David Laloum, a diretora de criação Laura Esteves e o PR Jeferson Martins vão falar sobre futuro, inclusão e serviços à sociedade pAULO mACEDO No próximo dia 21, em São Paulo, será realizado no Teatro Eva Hertz, da Livraria Cultura, o World Creativity Day, data que integra a agenda da ONU desde 2017. A agência Y&R está engajada ao projeto liderado por Lucas Foster, especialista em criatividade, que coordena a etapa brasileira do evento. A programação terá palestras do executivo David Laloum, presidente da Y&R, que vai abordar o tema O futuro da criatividade; apresentação da diretora de criação Laura Esteves, que gira em torno do tema Lei do minuto seguinte: como criar a serviço da sociedade; e o diretor de comunicação Jeferson Martins vai elencar 7 dicas criativas de como hackear o sistema para inclusão. Laloum explica que o conceito de criatividade deixou de ser restrito para ganhar dimensão de distribuição e produção para todos na era dos smartphones. E a economia criativa, nas suas palavras, passou a ser abastecida por fontes antes inimagináveis, principalmente da classe média. “Há uma sinestesia maior. Esses cruzamentos proporcionam novas abordagens. E isso está na música e também na propaganda. Por isso mesmo a Y&R vem se empenhando em um trabalho radical de transformação nos últimos 18 meses. Mais de 70% dos profissionais da agência, que tem um time de 420 pessoas, foram substituídos nesse período. A intenção é trazer frescor e manter a senioridade. Daí a importância da criatividade para a obtenção de respostas. Temos mais problemas para resolver. Requer coragem e ousadia”, destaca Laloum, que apresentou para os convidados do prewiew do World Creativity Day uma campanha para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para a prevenção do câncer de mama, com a cantora Anitta. No clipe Atención, do recém- David Laloum explica o conteúdo do clipe Atención, de Anitta, que dá dicas para o autoexame do câncer de mama, para a Santa Casa -lançado álbum Kisses, Anitta e suas dançarinas apalpam seus seios para mostrar como se faz um autoexame para identificar se há nódulos. A Y&R se juntou ao projeto quando soube que a cantora estava produzindo algo no novo álbum sobre empoderamento feminino. Então sugeriu a mudança do nome original da música Sedución para Atención. Além de agregar cerca de 10 segundos ao musical com a dica do autoexame, que já contabiliza mais de 6 milhões de views. O clipe foi dirigido por João Papa, do elenco da produtora Barry Company, responsável pelos clipes da rainha do pop. “Uma solução criativa que manifesta um serviço”, resume Laura Esteves, que dividiu a criação com Clayton Mourão e o vice-presidente Rafael Pitanguy. O trabalho vai disputar Leão no Festival de Criatividade de Cannes este ano. “A intenção é trazer frescor e manter a senioridade. Daí a importância da criatividade para a obtenção de respostas. Temos mais problemas para resolver. Requer coragem e ousadia” Alê Oliveira Ainda Segundo Laloum, as marcas deixaram a era das love brands para ingressar no universo das life brands. “O mundo está cada vez mais complexo e as possibilidades de fazer comunicação cada vez maiores. Propaganda? Mobile? Design? Ativação? Serviço? Data? Digital? Tecnologia? Conteúdo? Experiência? Interatividade? Programática? Performance? UX? VR? Qual a melhor forma de ter resultados? Mais do que técnicas, acreditamos num novo modelo de construção das relações entre marcas e pessoas. Nós chamamos as marcas do presente e do futuro de life brands. Elas moram na intersecção entre o que as empresas precisam e o que as pessoas querem. Life brands entregam muito além da propaganda. Produzem ideias úteis, com foco em user experience e contribuem positivamente para a sociedade”, finaliza o presidente da Y&R. 42 15 de abril de 2019 - jornal propmark

agências WMcCann cria projeto que incentiva youtuber a doar vídeos “sem uso” Canal Porta dos Fundos foi o primeiro a abraçar a causa em benefício do Exército da Salvação; ação foi viabilizada com ajuda da equipe do Google Exército da Salvação passou a aceitar vídeos do O YouTube como doação. Não deixou de receber roupas, mobiliário e dinheiro. Mas ampliou a gama de ajuda por meio da ação #melhordoar, cujos youtubers podem enviar seus vídeos que não usam mais para a instituição. A ação foi criada pela WMcCann, que procurou o Google para viabilizar a iniciativa. O The Zoo, time criativo do Google especializado em estratégia, tecnologia e conteúdo para comunicação digital, o tornou possível para a plataforma do YouTube. Além disso, teve o suporte da equipe responsável pelo atendimento às agências no Google, que ajudou a coordenar o trabalho junto com a WMcCann. Vídeos no YouTube têm uma vida Hands cria o Amsterdam District e inaugura nova estratégia da Amstel Evento cultural gratuito vai celebrar em São Paulo origem holandesa da marca e traz pela primeria vez ao Brasil o tradicional King’s Day MARINA OLIVEIRA Amstel, cerveja do grupo A Heineken, lança no próximo dia 19 o Amstel District. Um espaço na Praça Victor Civita, em São Paulo, com programação e atividades que remontam a atmosfera holandesa: música, arte, mobilidade, cultura e gastronomia. A proposta do evento é promover um calendário de ativações e festas, entre elas a mais popular celebração na Holanda, o King’s Day, uma espécie de Carnaval do país, que fecha a programação no dia 27 de abril. “O Amstel District será uma imersão no universo da marca por meio de uma reprodu- Cena dedeo que o Porta dos Fundos doou à instituição longa e, frequentemente, até voltam a ter picos de audiência, o que auxilia em muito a ideia em ver os vídeos como objetos que valem dinheiro e podem Proposta é promover um calendário de festas que remontem à cultura holandesa ção artística da cidade, e com uma programação repleta de atrações. Inclusive, teremos o King’s Day, que será realizado pela primeira vez no Brasil. Divulgação ser doados. A contribuição do The Zoo foi encontrar uma forma de tornar essa doação possível e recomendar os youtubers certos para a ação. Divulgação Será uma experiência memorável”, comemora Marcelo Lenhard, CEO de Hands, que está organizando o evento. Para Renan Ciccone, gerente O projeto partiu do conceito do próprio Exército de Salvação: Se não vai mais usar, melhor doar. A mecânica é simples: a remuneração dos canais ocorre por meio de CPM (custo por mil), valor que o anunciante paga ao YouTube a cada 1 mil views monetizados de um vídeo. Com a doação pelos criadores, o valor que seria repassado a eles pela exibição de publicidade nos vídeos é, a partir de agora, destinado à instituição. Segundo a entidade, o primeiro a fazer doação foi o Porta dos Fundos, seguido por Maurício Meirelles, Jovem Nerd, Nerdologia, O Primo Rico e Cozinha do Bom Gosto, somando uma audiência de mais de 23 milhões de pessoas para a instituição só no YouTube. de marketing da Amstel, a festa marca uma nova fase de comunicação voltada à origem e aos valores da cerveja. “Vamos nos basear neste novo enfoque em todo o tipo de comunicação e pontos de contato a partir de agora. Teremos muitas ações em 2019. Iniciamos o ano com um projeto-proprietário de beach club no litoral paulista, fizemos o Carnaval patrocinando as principais festas privadas e blocos de rua no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Continuaremos como patrocinadores da Libertadores, além de uma ampla agenda de eventos até o fim do ano – com destaque para o início da parceria com o Coala Festival”, diz. jornal propmark - 15 de abril de 2019 43

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