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edição de 15 de fevereiro de 2016

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agênCias WMcCann Rio

agênCias WMcCann Rio ganha maior autonomia com novo modelo Unidade é responsável por 35% da operação brasileira da rede que integra a holding Interpublic, com contas como Coca-Cola e Nestlé Claudia Penteado Embora sempre tenha gerenciado, no dia a dia, o andamento da operação carioca da WMcCann, o vice- -presidente executivo Márcio Borges assume agora a diretoria-geral da agência local, o que, na prática, significa mais autonomia para a unidade. “Em uma grande operação como a WMcCann, embora eu fosse responsável pelo escritório do Rio de Janeiro, não havia tanta autonomia. Agora haverá maior independência, e a intenção é contribuir para fortalecer o legado dessa grande empresa chamada WMcCann, resultado da união entre a cultura brasileira da W/Brasil e a robustez da McCann internacional”, comenta Borges, que ingressou em 2004 na W/Brasil como diretor do escritório no Rio e, em 2010, quando a WMcCann foi criada, assumiu o grupo de contas na agência carioca. Passou a exercer, em 2011, o cargo de diretor regional de atendimento para América Latina da conta de Coca-Cola e, em 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de atendimento. Mais recentemente, em 2015, se tornou vice-presidente executivo e de operações no Rio de Janeiro. Borges ajudou a implantar a cultura de inovação dentro do grupo a partir da criação do Matrix Labs, idealizado para, segundo o executivo - que acaba de passar em primeiro lugar em um mestrado voltado para tecnologia - implementar uma ferramenta de inteligência capaz de compreender todos os pontos de contato de uma marca com o seu público. Os laboratórios de tecnologia, inovação e inteligência de dados foram implementados para os clientes Coca-Cola, o Kolab, e Nestlé, o NLab, em parceria com a FLAGCX. Seu envolvimento com a tecnologia veio da curiosidade e teve início mais fortemente a partir de 2011. Cada laboratório trabalha hoje com precisão matemática envolvendo programadores, estatísticos, analistas de dados, profissionais de mídia, criação e planejamento dedicados a monitorar e analisar toda a comunicação da Coca-Cola, por exemplo, com o seu público e o mercado - inclusive imprensa e concorrentes. A intenção é justamente não deixar que se perca a imensa quantidade de dados produzida pelo mercado, mas que deles saiam insights úteis para os negócios. É uma maneira de mensurar, também, o real impacto e a importância de cada ponto de contato da marca com seus públicos. Este e outros projetos transformaram a WMcCann Rio numa operação apta para atender a quaisquer demandas do grupo mundialmente e a posicionaram entre as cinco operações mais relevantes da América Latina. Em faturamento, é responsável por 35% da operação brasileira. Hoje a agência tem cerca de 140 pessoas e vive, segundo Borges, uma fase de “seniorização” de seus profissionais. Na equipe, 18 pessoas oriundas do mercado de São Paulo. Além de Coca-Cola e Nestlé, atende a TIM, L’Oréal, Supermercados Zona Sul, Divulgação UVA (Universidade Veiga de Almeida), Patrimóvel, Concessionária Rio Galeão e Even Construtora, entre outros. Em março do ano passado, Borges concluiu uma grande obra, que transformou e modernizou completamente o espaço. Márcio Borges: “Agora haverá maior independência, e a intenção é contribuir para fortalecer o legado da empresa” O ano passado não foi bom, mas Borges comemora o fato de ter conseguido manter a agência sem realizar cortes. Este ano, ele afirma que está atento às oportunidades que serão oferecidas pelos Jogos Olímpicos. 36 15 de fevereiro de 2016 - jornal propmark

AgêNciAs Após reestruturação, Neogama ganha Asics Patrocinador dos Jogos de Tóquio em 2020, anunciante promove mudança para liderar corrida de marketing Paulo Macedo primeira conta conquistada pela Neogama após processo de reestrutu- A ração marcado pelo retorno integral de Alexandre Gama à agência é a da marca esportiva Asics, acrônimo da expressão latina “Anima Sana In Corpore Sano”. O anunciante não estabeleceu um briefing para avaliação formal de fornecedores de serviços de comunicação. Fez visitas a um grupo de agências, entre as quais a F.biz e a Talent Marcel, até decidir unificar na Neogama as áreas digital, que estava na Salve, e a publicidade nos canais tradicionais, coordenada anteriormente pela Mullen Lowe. A experiência da agência de Gama no atendimento a Alpargatas e a Umbro influenciou na decisão dos executivos da Asics. O segmento de equipamentos esportivos movimenta cerca de R$ 16 bilhões por ano no Brasil, com tendência de elevação. Especialista em calçados de corrida, a marca japonesa planeja usar sua reputação para atrair consumidores. “É o momento. Criar escala com sua expertise vai gerar relevância para um público que exige qualidade e sabe que essa entrega é garantida”, diz Alexandre Gama, presidente e diretor-geral de criação da Neogama, que encomendou pesquisa para detalhar o comportamento dos usuários. “O running está em alta no Brasil. As pessoas gostam muito desse esporte e isso está alinhado com a Asics e esse crescimento é uma particularidade do mercado brasileiro”, acrescenta. O anunciante não definiu um orçamento para as ações de comunicação, mas Gama foi orientado a elaborar estratégias com pelo menos três cenários de mídia. “A verba até pode crescer, mas depende das discussões que vamos ter a partir desta semana com o cliente. Já conhecemos bem os ativos de mídia e eles vão estar em sintonia com o projeto criativo”, observa Gama explicando que a Asics será uma das principais patrocinadoras das Olimpíadas de Tóquio em 2020 e quer aproveitar a grandiosidade do evento a partir de agora. “Apesar de não estar no elenco oficial de marcas dos Jogos do Rio, o evento é uma oportunidade para ativar a marca e estabelecer uma conexão com Tóquio”. Alexandre Gama vai usar experiência adquirida com empresas do segmento para atrair adeptos do running, prática que está em alta entre os brasileiros “O running está em alta nO Brasil. as pessOas gOstam muitO desse espOrte e issO está alinhadO cOm a asics e esse crescimentO é uma particularidade dO mercadO BrasileirO” Divulgação jornal propmark - 15 de fevereiro de 2016 37

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