Views
6 years ago

edição de 15 de janeiro de 2018

  • Text
  • Marcas
  • Janeiro
  • Mercado
  • Propmark
  • Jornal
  • Empresa
  • Brasil
  • Paulo
  • Exemplo
  • Anos

we mkt

we mkt Goldcastle7/iStock Na falta do que fazer... “Ninguém é ateu num avião em turbulência”. Erica Jong Francisco Alberto Madia de Souza Na falta do que fazer, de assuntos mais relevantes para comentar, a imprensa mundial dedica páginas e páginas para falar de novidades que provavelmente, que certamente, que nunca, chegarão ao mercado. E, se um dia chegarem, não terão a menor relação com aquilo que hoje as pessoas entendem. Por exemplo, nos últimos dois anos não se fala de outra coisa que não seja o tal de carro autônomo. Começa que carro autônomo não é carro. Pode até ser na aparência, mas, em meu entendimento, carro sem piloto não é carro ou automóvel. É outro meio qualquer de transporte, que mereceria outra denominação. Mais ainda, e já que prescinde de motorista, por que não repensar o design do novo habitáculo a partir do zero e considerando o que verdadeiramente é importante para pessoas que não têm mais o que fazer com os pés e as mãos? E podem, finalmente, se reencontrarem com o prazer e a alegria da natureza e o contemplar das paisagens. Ou, se preferirem, concentrarem-se num livro. Agora o assunto são os tais de aviões sem pilotos. Se carro sem motorista é alguma coisa para começar a se pensar lá para meados da próxima década, o avião sem piloto é para, e no mínimo, 50 anos a partir de agora. Ou seja, lá para 2070. Se é que até lá as pessoas, para viajarem, precisarão de aviões ou transporte físico com todas as conquistas da comunicação quântica. Ainda semanas atrás, cientistas chineses anunciaram ao mundo que consegui- ram teletransportar um objeto da Terra ao espaço através de um processo denominado de Emaranhamento Quântico. Mas, avião mexe com a cabeça das pessoas. E quase todas as celebridades já arriscaram frases sobre avião. Até quem deu escala e sentido econômico aos “pretinhos”, o Henry Ford, e que dizia quando cruzava com alguém de cabeça baixa, “Quando tudo tiver parecendo ir contra você, lembre- -se que o avião decola contra o vento, e não a favor dele”. Embora jamais passasse por sua cabeça nem carro e muito menos avião sem piloto. Mas o assunto rende, as pessoas discutem, e as empresas aéreas fazem os cálculos da economia que conseguirão. A American Airlines se animou e colocou na ponta do lápis. No ano passado a empresa americana recorreu aos préstimos de 16.550 pilotos, que custaram a bagatela de US$ 4,5 bilhões. Se nos tais de avião sem piloto, embarcasse apenas um e por precaução, já faria uma economia de 37%, ou seja, quase US$ 1,7 bilhão no ano. Mas se a galera já tivesse perdido o medo e o avião pudesse voar sozinho sem nenhum piloto a bordo, a economia saltaria para 74%, ou seja, US$ 3,33 bilhões. E aí foram perguntar para os tais de “russos”, isso mesmo, os clientes ou passageiros, se voariam num avião sem piloto. 17% responderam sim. 54% responderam “nem por um cacete”. E 29% não entenderam a pergunta, pediram para repetir, começaram a se sentir mal e recusaram-se a responder. Alguns desmaiaram... E 3% se assustaram e saíram correndo... Isso posto, todos tratando de acordar e ocupar os espaços da mídia para assuntos mais relevantes, plausíveis e verdadeiros. Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing famadia@madiamm.com.br 40 15 de janeiro de 2018 - jornal propmark

curtas Nota: O colunista da Supercenas, Paulo Macedo, está em férias Painel gigante de OOH no Rio é comercializado pela Hyperfator Fotos: Divulgação O maior painel de mídia exterior na cidade do Rio de Janeiro, localizado no topo de um edifício no Aterro do Flamengo, passa a ser comercializado exclusivamente pela Hyperfator. Com grande presença em bancas de jornal, a empresa de mídia OOH está também em Niterói, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Guarulhos e Santos. O painel gigante possui frontlight de 400 metros quadrados, com 50 metros de largura por oito metros de altura. A peça pode ser vista por quem trafega no sentido Copacabana e também para quem vai à Marina da Glória ou ao Santos Dumont. “O painel é icônico na paisagem carioca e historicamente já foi muito importante na consolidação de grandes marcas. Já estamos negociando o espaço”, diz Alexandre Branco, sócio-diretor da Hyperfator. Painel comercializado pela Hyperfator tem 400 metros quadrados nova presidente assume P&G BR A P&G anuncia Juliana Azevedo como a nova presidente da empresa no Brasil. É a primeira vez que uma mulher lidera a operação brasileira. A executiva, que atuava como vice-presidente global de cuidados femininos na P&G, alocada em Cincinnati, volta ao seu Juliana Azevedo preside P&G país de origem e se reportará a Juan Fernando Posada, presidente da P&G na América Latina. A partir dede fevereiro, Juliana vai substituir Alberto Carvalho, que deixará a companhia em busca de novos desafios, após 26 anos na empresa, cinco deles à frente da operação brasileira. “Estamos muito felizes com o retorno da Juliana para liderar uma das principais operações da companhia no mundo. Suas habilidades e experiência em liderança serão fundamentais para que a P&G continue crescendo de maneira sustentável no país”, afirma Posada, em comunicado. Peppery conquista Giraffas Luis Maia e Gustavo Luveira, da Peppery A Peppery acaba de conquistar todas as áreas de comunicação do Giraffas. A agência já cuidava da área digital da marca desde 2014, mas agora passa a realizar os trabalhos on e offline da rede. “O bom-humor que imprimimos no digital em 2017 e todos os desafios que entramos, inclusive brincando com outras marcas, estará presente na nossa comunicação em 2018 com a Peppery, pois entendemos que acertamos na linguagem e nos aproximamos cada vez mais do público”, afirma Luciana Morais, diretora de marketing do Giraffas. No ano passado, a marca entrou na polêmica dos milkshakes e ofereceu batatas fritas de graça na Black Friday. Kantar tem mudanças Rita Romero assume novo cargo Rita Romero é a nova diretora de Business Insights and Development da Kantar Ibope Media para o Brasil. A executiva terá a missão de acompanhar de perto as mudanças do mercado, oferecendo novas soluções e melhorias, gerenciando parcerias locais, apoiando a equipe comercial, entre outras atividades. A executiva possui grande bagagem no mercado de pesquisa e está na empresa há 19 anos. Sua experiência regional fortalece o mercado e traz cada vez mais possibilidades para alinhar e integrar a empresa às operações da Kantar Media em outros países. Isso permitirá que soluções globais da Kantar Media sejam trazidas cada vez mais ao Brasil. Diretor e Jor na lis ta Res pon sá vel Ar man do Fer ren ti ni Editora-chefe: Kelly Dores Editores: Neu sa Spau luc ci, Paulo Macedo, Alê Oliveira (Fotografia) Editoras-assistentes: Cristiane Marsola e Mariana Zirondi Repórteres: Alisson Fernández (SP), Danúbia Paraizo (SP), Jéssica Oliveira (SP), Claudia Penteado (RJ) Editor de Arte: Adu nias Bis po da Luz Assistente de Arte: Lucas Boccatto Revisor: José Carlos Boanerges Site: propmark.com.br Redação: Rua Fran çois Coty, 228 CEP 01524-030 – São Pau lo-SP Tels: (11) 2065-0772 e 2065-0766 e- mail: re da cao@prop mark. com.br Departamento Comercial Diretor: Renato Resston resston@editorareferencia.com.br Tels.: (11) 2065-0743 e (11) 94783-1208 Gerentes: Monserrat Miró monserrat@editorareferencia.com.br Tel.: (11) 2065-0744 Sergio Ricardo sergio@editorareferencia.com.br Tel.: (11) 2065-0750 Diretor Executivo: Tiago A. Milani Ferrentini tferrentini@editorareferencia.com.br Consultora de Marketing: Tatiana Milani Ferrentini tatiana@editorareferencia.com.br Departamento de Assinaturas Coordenadora: Regina Sumaya regina-sumaya@editorareferencia.com.br Assinaturas/Renovação/ Atendimento a assinantes assinatura@editorareferencia.com.br São Paulo (11) 2065-0738 Demais estados: 0800 704 4149 O PRO PMAR k é uma pu bli ca ção da Edi to ra Re fe rên cia Ltda. Rua Fran çois Coty, 228 - São Pau lo - SP CEP: 01524-030 Tel.: (11) 2065-0766 As ma té rias as si na das não re pre sen tam ne ces sa ria men te a opi nião des te jor nal, po den do até mes mo ser con trá rias a ela. jornal propmark - 15 de janeiro de 2018 41

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.