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edição de 15 de julho de 2019

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Combinar entretenimento, música e experiência no esporte não é novo no mercado internacional, o que não significa que seja simples de ser feito. Haja vista eventos como o Super Bowl, a tradicional final da NFL, um dos maiores cases de live marketing do mundo, com valores milionários na venda de espaço comercial na TV, mas que também é líder nas ativações de patrocinadores ao longo da semana que precede a partida. Sem contar o tradicional show do intervalo apresentado pela Pepsi. No Brasil, agências de live marketing aderiram a fórmula de sucesso, combinando experiências, música e a paixão pelo esporte. Como resultado, atraem não apenas os torcedores, mas também fãs engajados para as marcas. É o que explica Duda Magalhães, presidente da Dream Factory. “Não podemos reduzir a experiência a apenas um evento esportivo. Se você olhar a Maratona do Rio, por exemplo, principal maratona da América Latina, não é só sobre corrida. Criamos o projeto Maratona com Arte, que coloca um palco com música ao longo do percurso. E ali você tem a curadoria do Zé Ricardo, diretor do palco Sunset do Rock in Rio, para que os corredores tenham a experiência do festival”. A Octagon Brasil segue lógica semelhante. Especializada em marketing esportivo, a agência identificou oportunidade de expandir sua atuação em grandes eventos de entretenimento e música, como o Lollapalooza. Quem explica a mudança é Marco Farah, diretor de planejamento. “Lá fora, a Octagon é muito focada em consulting e representação de atletas. Mas na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, percebemos que existia um gap em live marketing no Braespecial live marketing Combinação de entretenimento e esporte amplia experiência de marca Dream Factory e Octagon Brasil usam expertise e tradição em eventos como Copa América e Lollapalooza para encantar fãs e torcedores Danúbia Paraizo Esporte e música: encerramento da Copa América no último dia 7 de julho foi organizado pela Dream Factory; Anitta fez apresentação sil. Criamos essa cultura aqui. A gente percebeu que o esporte moderno é basicamente entretenimento. Fora das quatro linhas do campo, é puro entretenimento e engajamento com o fã. Se a gente consegue gerar grandes experiências no evento esportivo, percebemos que podíamos transportar isso para outras esferas também”. PerCePção de merCado A Dream Factory é organizadora e proprietária da Maratona do Rio, assim como outros eventos esportivos, como o Mano a Mano, competição que trouxe o bicampeão olímpico e recordista mundial Usain Bolt duas vezes ao Brasil para um desafio de velocidade. Segundo Magalhães, a atuação com eventos-proprietários esportivos segue o DNA estabelecido por Roberto Medina, fundador do grupo Artplan, o qual a Dream Factory faz parte. Destaque para a abertura e o encerramen- “A gente percebeu que, ForA dAs quAtro linhAs do cAmpo, o esporte é puro entretenimento e engAjAmento” Divulgação to da Copa América deste ano, ambos realizados pela Dream Factory. No último dia 7 de julho, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a cantora Anitta se apresentou na festa que encerrou o torneio. “O Roberto Medina sempre acreditou que o Rock in Rio não era apenas para ir assistir ao show. Isso qualquer produtora pode fazer. Se trata de uma experiência onde o consumidor está no centro. Tentamos replicar isso no esporte”, explica Duda. A Octagon vem traçando caminho inverso, alcançando maior espaço em festivais. No Lollapalooza de 2018, desenvolveu o espaço da Budweiser, com atrações que levaram o público de volta aos anos 1990, em referência à data de surgimento do festival. “Fomos eleitos a melhor ativação no Lolla com a Bud. Isso chama a atenção do mercado, que percebe que a gente não faz só esporte”, destaca Farah. 44 15 de julho de 2019 - jornal propmark

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