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edição de 16 de outubro de 2017

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eSPeCIAL out of hoMe

eSPeCIAL out of hoMe JaCZhou/iStock Projetos têm como meta fortalecer o setor com dados que garantam para agências e anunciantes cenário real sobre a audiência da mídia exterior Mídia exterior investe em dados para aumentar sua credibilidade Mapa OOH e auditoria do IVC são exemplos de projetos que garantem às empresas oferecer métricas que mensurem a eficácia das campanhas mARIANA zIRONDI segmento de mídia exterior O não quer mais ser questionado em relação à sua eficiência. Em busca de um mercado mais maduro e da conquista de maiores investimentos, o setor tem se organizado para garantir que os dados comprovem a entrega e assegurem os investimentos. Fornecer métricas e detalhes de desempenho é quase que regra para a sobrevivência de qualquer mídia atual. É assim que projetos como o Mapa OOH surgem. Com o objetivo de fornecer para as empresas métricas que permitam mensurar a eficácia não só de campanhas individuais, mas do conjunto de alternativas que o anunciante encontra na mídia exterior, a Clear Channel, a JCDecaux e a Otima se uniram em um projeto que segue as Diretrizes Internacionais para a Implantação de Métricas de OHH da Esomar. Sérgio Viriato, coordenador do Mapa OOH, afirma que a pesquisa é contínua e é repetida a cada semestre. Os primeiros resultados devem ser divulgados até novembro deste ano, o que anima o setor. “Todos os países que fizeram um projeto desse tipo conseguiram comprovar as métricas e aumentar o share de investimentos. Essa foi nossa motivação, porque os anunciantes não podem comprar mídias que não tenham algum tipo de métrica”, afirma. Para a coleta de dados estão envolvidas Ipsos Brasil, Ipsos UK, MGE, Route, Telefonica e Logit. Entre os primeiros resultados colhidos pela Ipsos no país, os meios que têm exposição maior são OOH e TV aberta. Na capital paulista, 88% da população economicamente ativa está exposta ao OOH e 87% à TV aberta. “Isso representa o potencial de audiência do OOH e o quanto as pessoas se movimentam e estão fora de casa, com alta exposição à mídia exterior”, afirma Viriato. Em janeiro deste ano, o IVC concluiu o primeiro trabalho de auditoria de mídia exterior para a Clear Channel, no Rio de Janeiro. De lá para cá, já são 12 empresas filiadas, como Elemídia, Otima e JCDecaux, entre outras, mais de 10 mil pontos auditorados e 40 mil faces ou telas. Pedro Silva, presidente do IVC, afirma que, por ser um serviço pioneiro no país, ter acesso a essas informações de audiência trouxe um resultado positivo para o setor. Na parte de planejamento, as agências e anunciantes ganharam praticidade e funcionalidade. “Com recursos tecnológicos, é possível saber em qual ambiente o ponto está localizado, qual o tipo de iluminação, quais as ruas, como ele se posiciona no ambiente em que está, permitindo a checagem a distância. Para a veiculação das campanhas, os dados de veiculação são efetivos, porque sabemos se aquele ponto ficou sem energia ou sem visibilidade por exemplo”, explica Silva. “Levando essa credibilidade, acredito que a mídia exterior será ainda mais usada. Temos características bem interessantes para os anunciantes, que podem espalhar suas campanhas por pontos de todo o Brasil, ampliando o campo de atuação”, conclui o presidente do IVC. 24 16 de outubro de 2017 - jornal propmark

mídia Edição de novembro da Glamour terá expediente 100% feminino Projeto Powered by Women, iniciado nos Estados Unidos, já foi estendido para 17 redações pelo mundo Claudia Penteado Quando foi lançada, em 1939, a revista Glamour se chamava Glamour of Hollywood e tinha foco nas estrelas do cinema: as roupas e a maquiagem que usavam, hábitos e comportamento em geral. De lá para cá, a revista se tornou um dos títulos femininos mais vendidos do mundo, dirigido a jovens mulheres com idade entre os 20 e 30 e muitos anos, com foco ampliado para informações de moda, beleza, comportamento e, ainda, política, cultura e saúde. Em novembro deste ano, o engajamento em uma das discussões mais quentes do momento, como o empoderamento feminino, será amplificado em uma edição especial, totalmente produzida por mulheres. A ação faz parte do movimento Powered by Women, iniciado pela Glamour americana e estendida para outros 17 países. Paula Merlo, diretora de redação da Glamour no Brasil, conta que a primeira edição #PoweredByWomen saiu em fevereiro, nos Estados Unidos, e deu tão certo que, agora, as revistas de novembro do mundo todo estão seguindo o exemplo. A ideia é fazer uma publicação 100% produzida por mulheres, da fotógrafa à maquiadora. “Não é uma questão comercial. É política, é protesto, é empatia, é sensibilidade para com este momento único que as mulheres estão vivendo”, explica Paula. Segundo a editora, a equipe fixa da revista, que está há cinco anos no país e é editada pela Globo Condé Nast, conta com dois homens e, apesar de o consumo de moda ser dominado por mulheres e a Glamour ter mais leitoras que leitores, a equipe de colaboradores da revista é quase sempre toda masculina. Mundialmente, o movimento Powered by Women conta com o apoio da estilista Stella McCartney, que desenhou um modelo de camiseta exclusivo e limitado para a revista. Paula conta que a Glamour Brasil só fica atrás da americana em número de seguidores no Instagram, que o site bate recordes de audiência mês a mês. “Somos um case online. Nossa média mensal de unique visitors é de 6,1 milhões”, declara. Parte do time da redação brasileira da Glamour, que assinará a edição de novembro, exclusivamente feita por mulheres MARCAS SEM UM PROPÓSITO SÃO MARCAS SEM ALMA • Porque a Identifi cação do Propósito desfaz a armadilha dos statements de missão e valores, que hoje não são capazes de individualizar as empresas. Informações e inscrições: (11) 3813-0188 www.appbrasil.org.br Jaime Troiano Fundou e comanda há 24 anos a TroianoBranding, a primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas. Possui diversos artigos e estudos publicados e premiados sobre Branding e comportamento do consumidor no Brasil e exterior. • Existe alguma correlação entre ter um Propósito e a geração de valor econômico? • Há um método efi caz para identifi car o Propósito das marcas. Lançamento do livro Brand Intelligence. APOIO: Data: 19/10/2017 Horário: das 19h30 às 21h Local: Faculdades Cásper Líbero Alunos Cásper e associados da APP: gratuito Não associados: R$ 180,00 REALIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE PROPAGANDA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE PROPAGANDA Divulgação AF_ANC_APP_LIVRO_OUT_14.2X15.5_OK.indd 1 jornal propmark - 16 de 10/11/17 outubro de 10:26 2017 AM 25

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