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edição de 17 de fevereiro de 2020

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PrêmioS Goleiro Santos,

PrêmioS Goleiro Santos, do Athletico-PR, ganhou as conversas nas redes sociais por usar o celular durante partida de futebol em ação da Uber Os sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leonardo usaram as redes sociais para anunciar o retorno de turnê raz, sócio-fundador da BFerraz, o reconhecimento é reflexo dos 20 anos da companhia no Brasil, o que tem garantido entregas cada vez mais ágeis, criativas e eficientes, exigências que permeiam todo o mercado de comunicação. Entre os pilares para criar relevância para o cliente, o executivo destaca o poder das experiências. “Sabemos que a experiência está em tudo e se inicia muito antes da concretização da compra de um produto ou serviço. Dessa forma, trabalhamos projetos com um pensamento omnichannel que coloca o shopper no centro da estratégia”. A lógica é semelhante na mídia exterior, que ganha múltiplos formatos e oportunidades em uma capital do porte de São Paulo. Traduzindo o bom momento do OOH na cidade, a Eletromidia celebrou a conquista. “Ficamos muito felizes que nosso trabalho está sendo reconhecido. Só mostra que as pessoas estão gostando e respeitando nosso trabalho”, define Daniel Simões, CEO da Eletromidia. Completando o time de premiados desta edição, o jornal Folha de S.Paulo foi eleito o Veículo Impresso do Ano. Liderando o crescimento de circulação (6,8%) entre os jornais no Brasil, totalizando 328.438 exemplares diários pagos, segundo dados do IVC, a Folha se consolidou como principal veículo na opinião dos jurados. Antonio Manuel Teixeira Mendes, diretor-superintendente do Grupo Folha, comenta o reconhecimento. “O ano de 2019 foi, sem dúvida, um dos melhores para a Folha, tanto do ponto de vista editorial quanto de circulação e negócios. Isso se deve à força da marca num momento em que a credibilidade do veículo se coloca acima de qualquer outra situação. O jornal completa, no dia 19 de fevereiro, 99 anos. Esse histórico de independência mostra nossa força e relevância”. “o futebol Virou uma tremenda mídia para concentrar atenção” Pet-Commerce, da Ogilvy para a Petz, usou reconhecimento facil para que animais de estimação pudessem fazer compras online Fotos: Divulgação GrandES PrêmioS Em sua 52ª edição, o Prêmio Colunistas reconhece os melhores trabalhos em 14 categorias, entre elas Mídias Integradas; Branded Content; Design; Digital; Filme; Inovação; Marketing Direto; Mídia; Exterior; Imprensa; Promo e Live Marketing; Rádio; RP e Técnica. Nesta etapa São Paulo, além das distinções de Ouro, Prata e Bronze, também foram eleitos os Grand Prix para os cases de maior destaque. Esse foi o caso de sete trabalhos. A campanha Recebidões, Fotos e Moda, da Leo Burnett Tailor Made para a Fiat, levou o GP em Mídias Integradas. O projeto, em parceria com a TV Globo na novela A Dona do Pedaço, incluiu ações de merchandising com a personagem Vivi Guedes (Paolla Oliveira), na TV linear e no digital, entre outros formatos. Para Marcelo Reis, co-CEO e CCO da Leo, a agência está em uma busca constante de projetos cada vez mais integrados. “Ficamos muito contentes em ganhar um 38 17 de fevereiro de 2020 - jornal propmark

Presidente da Nissin Lámen do Brasil pediu desculpas aos brasileiros por não saber fazer o macarrão perfeito em ação da Dentsu GP com esse projeto, que foi tão divertido e inédito de fazer. O Colunistas é uma das maiores e mais reconhecidas premiações da nossa indústria, formada por sumidades do mercado que acompanham ao longo dos últimos 50 anos a evolução da publicidade e a forma de fazer propaganda”. Quem também levou um GP, desta vez em Técnica, por Melhor Roteiro, foi a campanha Meu Primeiro Sutiã, da Madre Mia Filme para a Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Inspirado no filme O primeiro sutiã a gente nunca esquece, criado por Washington Olivetto para a Valisere, nos anos 1980, a peça abordou com sensibilidade a causa da transfobia trazendo a história real de Ludmilla Galvan. O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo. A cada 48 horas, uma pessoa trans é assassinada. “Ela gerou reflexão na questão do acolhimento familiar de pessoas trans como pudemos perceber em torno de toda repercussão que o filme teve”, explica Edgard Soares Filho, sócio da produtora. Na categoria Branded Content, o grande premiado foi o case Goleiro, da agência Tech & Soul para a Uber. Para chamar a atenção para o número de acidentes de trânsito no Brasil devido ao uso de celular ao volante, o goleiro Santos, do Athletico-PR, foi flagrado mexendo no celular em plena partida, o que gerou inúmeros comentários nas redes sociais. Ao final do jogo, o atleta revelou o real propósito de sua atitude. “Esse trabalho foi feito em colaboração com a agência interna da Uber e um bando de craques. Hoje, o futebol virou uma tremenda mídia para concentrar atenção”, destaca Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul. Segundo o executivo, em meio a um cenário de fake news, quando o assunto é publicidade, a verdade é o único caminho. “A Uber fez a disrupção utilizando esses mesmos elementos: celular e direção. De um jeito bom. Por isso a narrativa dessa peça soa tão real. Porque realmente é”. Aspectos reais do cotidiano também alicerçaram a campanha Vida, da AlmapBBDO para a Volkswagen. A peça, que narra a história de uma personagem que foi concebida em um automóvel da marca e também renasceu em um veículo da Volks graças aos seus features de tecnologia, levou o GP em Filme na premiação. Para Sanches, a grande sacada foi conseguir amarrar uma história que trouxe identificação com os consumidores e ao “capacidade de gerar conVersas ajuda a deixar a ideia mais forte e releVante” mesmo tempo incluir atributos da marca. “Vida é uma história, mas o coração dessa narrativa é o produto. Esse é o branded content moderno. As pessoas se identificam com a história, é entretenimento, mas se você tirar o produto dali, a campanha não para em pé e o filme não acontece. Isso eletrifica o que o produto é e seu papel no filme”. O júri do Colunistas São Paulo se reuniu na semana passada para definir os trabalhos de destaque na edição 2019 do prêmio Alê Oliveira inovação, Promo E rP As compras realizadas no ecommerce têm conquistado a preferência dos brasileiros e, diante desse potencial de crescimento, por que não estender essa experiência também aos animais de estimação? Apesar de causar estranhamento ao primeiro olhar, essa foi a proposta da Petz com seu Pet-Commerce, criado pela Ogilvy. O projeto que usou inteligência artificial e reconhecimento facial para que os cães possam fazer suas compras no site da rede recebeu o GP em Inovação. Segundo Félix Del Valle, CCO da Ogilvy, o projeto ganhou as conversas das pessoas, expandindo o alcance da ideia. “A ação é contagiante, divertida, entretém e funciona, realmente. Uma tecnologia nova que desperta a curiosidade por ser inusitada. O Pet- -Commerce virou notícia assim que foi lançado. Essa capacidade de gerar conversas ajuda a deixar a ideia mais forte e relevante, além de mostrar o poder da comunicação de fazer parte da vida das pessoas”. A categoria de Promo e Live também reconheceu com um GP a Nissin pela campanha Apology – Pedido de Desculpa, da Dentsu Brasil. No case, Takashi, presidente da companhia de macarrão instantâneo, pediu desculpas por não saber cozinhar o lámen perfeito. A ação contou com embalagem promocional temática com o dizer Lámen (ta), em referência ao pedido de desculpa. Na Categoria Relações Públicas, o case Amigos 20 anos, da Artplan para a Peep Experiências Musicais, ficou com o último GP da premiação. Para divulgar a turnê de reencontro dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leonardo, a agência usou a música Evidências para dar pistas do reencontro nas redes sociais dos cantores. O Colunistas São Paulo é uma realização da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda em parceria com o PROPMARK. jornal propmark - 17 de fevereiro de 2020 39

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