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edição de 17 de junho de 2019

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ESPECIAL DIA Do MÍDIA

ESPECIAL DIA Do MÍDIA Cinema ganha espaço com avanço tecnológico, métricas e alcance Meio atrai centenas de anunciantes a cada lançamento e vive ano histórico com programação cheia de blockbusters para público amplo JÉSSICA OLIVEIRA Faltam “apenas” US$ 58 milhões para Vingadores Ultimato alcançar os US$ 2,788 bilhões feitos por Avatar (2009) e assumir o posto de maior bilheteria global de todos os tempos. O iminente recorde se soma a muitos outros, inclusive no Brasil. Foram mais de 1,5 milhão de espectadores na estreia (25 de abril), o maior público da Marvel em um primeiro dia no país. O longa ocupou ainda 80% das salas disponíveis, chegando a 2,8 mil telas e gerando polêmica com os defensores da produção nacional. A concentração fez o ministro Osmar Terra, da Cidadania, assinar uma cota de tela no dia 6 de maio de 2019 para obrigar os cinemas brasileiros a exibirem um percentual de filmes nacionais anualmente. Até o fechamento desta edição, o quarto título da franquia Vingadores soma U$S 2,730 bi e enfrenta concorrência forte com outros blockbusters. Desde a derrota de Thanos, já chegaram às telonas filmes como Pokémon: Detetive Pikachu (9/5), John Wick: Parabellum (16/5), Aladdin (23/5), X- -Men: Fênix Negra (6/6) e MIB: Homens de Preto – Internacional (13/6). Nas próximas semanas estreiam Toy Story 4 (20/6), Homem-Aranha: Longe de Casa (4/7) e O Rei Leão (18/7). Ou seja, a briga está longe de acabar e quem ganha é o cinema. Elizabeth Tinoco Bejani, gerente-comercial do Kinoplex, reforça que a lista de grandes lançamentos durante todo o ano faz com que o período tenha recordes de audiência, sendo perfeito para campanhas de amplo alcance. “O cinema tem uma capacidade de imersão única. A dispersão é quase zero, ou seja, o público está totalmente focado na tela e a capacidade de absorção da mensagem é imensa”, reforça. Tendo a programação como um dos principais pontos para os bons ventos, a Flix Media, empresa de comercialização de espaços publicitários no meio, tem 2019 já como um ano recordista em ações com anunciantes. E o público deve intensificar. A empresa aponta que junho e julho são os meses em que as redes recebem o maior número de espectadores. A estimativa com base em dados históricos é que mais de 30 milhões de pessoas visitem as salas de exibição até o início de agosto. Para se ter uma ideia do interesse que “O cinema tem uma capacidade de imersãO única” Toy Story 4 é uma das principais estreias deste ano essa movimentação deve despertar, somente a primeira semana de Vingadores teve 165 anunciantes e todo o período de exibição do filme somou 259. Mas a alta procura de anunciantes não é exclusividade dos super- -heróis, e tem acompanhado todos os lançamentos com ações de diversos formatos nas telonas. Outros dois fatores essenciais nessa equação são o avanço tecnológico e a evolução das métricas que mostram o real tamanho do cinema. Adriana Cacace, diretora-geral da Flix Media, afirma que o meio vive seu melhor momento enquanto mídia. “Chegamos em 2019 com uma rede de 100 milhões de ingressos vendidos ao ano. Nossa estratégia de crescimento foi trazer os principais exibidores para ter a maior rede. Conseguimos e, com todas as mudanças de tecnologia e métricas, ajudadas por esse lineup espetacular, a gente começa a colher os frutos e aumentar a importância do meio no plano de mídia, com números reais e consolidados. Tudo isso foi aumentando o grau de interlocução e relevância com os anunciantes e agências”, diz. De acordo com a executiva, esse Vingadores Ultimato deve bater recorde de Avatar Fotos: Divulgação mix faz com que o cinema entregue massa sem abrir mão do seu forte poder de segmentação. “Vivemos um momento muito feliz que não necessariamente as outras mídias estão vivendo.” CARACTERÍSTICAS O cardápio de atributos que evidenciam o potencial da mídia tem outros pontos interessantes, como o fato de a mídia ser brand safety e ter 100% de view, por exemplo. Com essas credenciais, as opções comercializadas pela empresa incluem espaços publicitários tradicionais, como mídia em tela, personalização de salas, sampling e trailer de segurança. A Rede UCI, por exemplo, está veiculando em 203 salas o vídeo Oito Especialistas, com apoio da Prevent Senior. Outro espaço é o Flix Channel, onde os anunciantes podem exibir um material de até 10 minutos antes do horário de cada sessão. O espaço geralmente é usado para branded content. Atualmente, o Walt Disney World e a The Walt Disney Studios estão com um conteúdo exclusivo com a influenciadora Thaynara OG e o comediante Antonio Tabet - dublador do personagem Coelhinho de Toy Story 4. O leque de opções e o alcance da rede fazem com que praticamente todos segmen- 38 17 de junho de 2019 - jornal propmark

tos sejam contemplados, com destaque para tecnologia, educação, automotivo e financeiro. Cristiano Persona, diretor-comercial da Flix Media, lembra que a telona faz muito sentido para campanhas que são feitas para plataformas dedeo, e ressalta que ter dados consolidados pela comScore foi um turning point no meio. “Este é um meio offline que trabalha quase como se fosse digital. A gente consegue projetar o impacto e comprovar os resultados. O anunciante pode exibir o conteúdo sem skip, com máxima qualidade de som e imagem, e 100% de atenção. Passamos a funcionar muito bem como complemento para as campanhas que eram feitas para o YouTube, por exemplo”, diz. Divulgação/Adri Felden/Agência Argosfoto Divulgação ConhECIMEnTo E ExpERIênCIA Enquanto de um lado a Flix Media amplia as possibilidades e os retornos aos anunciantes, do outro exibidores buscam transformar seu negócio com novidades para o público, contribuindo para o ecossistema. A Cinemark lançou a própria plataforma de e-commerce, com o objetivo de se aproximar ainda mais do público, conhecer suas preferências e tornar sua experiência mais completa. Agora, pelo App Cinemark e pelo site da Rede, é possível comprar ingressos com assento marcado, combos e produtos de snack bar e ter acesso a benefícios, além de consultar o cinema, horários e informações dos filmes em cartaz. Segundo Bettina Boklis, diretora de marketing da Cinemark Brasil, a iniciativa é inédita no mercado de cinema e deve criar uma nova dinâmica de relacionamento com os usuários. “Nos preparamos intensamente no último ano para desenvolver a nossa plataforma de e-commerce. Queremos nos conectar cada vez mais com os nossos clientes e entender a sua jornada. Estamos investindo em tecnologia para oferecer um atendimento customizado e exclusivo, promoções e benefícios”, afirma. A campanha de divulgação da plataforma é estrelada pelo ator e humorista Marcelo Adnet nas telas da Cinemark, além de TV, rádio, revistas, OOH e mídia online. Ele interpreta personagens como um geek cinéfilo e um sommelier de pipoca, divulgando os atributos do app. A própria Flix Media tem o Alfred, aplicativo desenvolvido pela Pontomobi Linked by Isobar. Na plataforma, cada usuário tem um painel personalizado com todas as informações necessárias. Eles recebem notificações baseadas em suas preferências e podem acompanhar tempo de filmes assistidos, gêneros e cinemas preferidos, e lista dos filmes que ainda pretendem assistir. O app também serve como uma rede social ao permitir a interação entre seus usuários. Assim como o nome sugere, ele funciona sob o conceito de “concierge de cinema”, fazendo o papel de assistente virtual. Maricy Leal, gerente de marketing da Flix Media, comenta que ele atende uma das grandes demandas das empresas que anunciam nas telonas: entender com mais profundidade o comportamento do público consumidor. “O Alfred tem mais de 250 mil downloads e 100 mil clientes ativos”, conta. Atualizações e novas funcionalidades estão sendo preparadas pela empresa. Adriana Cacace: números reais e consolidados Bettina Boklis: conectar cada vez mais nossos clientes jornal propmark - 17 de junho de 2019 39

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