de frente com o Presidente Divulgação “todo mundo deve consumir muita arte” Com mais de 30 anos de atuação no mercado, o criativo João Livi é um dos especialistas em realizar campanhas que ficam na cabeça e na boca do consumidor. Um dos exemplos mais recentes é a campanha Pergunta lá no posto Ipiranga, criada pela Talent Marcel para a rede do Grupo Ultrapar, que virou fenômeno popular. A seguir, o executivo comenta sobre a relação com os anunciantes, fala que a arte é referência para os profissionais e revela que há diversas formas de encontrar o consumidor. João Livi, CEO da agência Talent Marcel, revela que a publicidade ainda lhe encanta Alisson Fernández Prender a atenção Existem vários recursos para chamar a atenção do consumidor. Aliás, chamar a atenção é a moeda da vez. Conseguir lançar uma partícula dentro de um mar de informações e fazer com que a pessoa enxergue, tenha interesse e considere a sua mensagem é um grande desafio. Todo este trabalho passa por relevância, criatividade e tecnologia. Porém, há mais um elemento importante, que é a consistência. As pessoas têm pouca retenção do que você fez seis meses atrás. Então, precisa ter consistência de mensagem e mídia. Isso faz a marca ter mais intimidade e familiaridade com as pessoas. Isso dá mais autoridade para ela falar sobre os assuntos também. Brilho nos olhos A propaganda ainda me encanta muito. Quando você gosta daquilo que faz, não fica preocupado em ganhar mais dinheiro ou mais prêmios. Você se diverte fazendo e eu adoro fazer isso. Acredito que a propaganda tem uma função social de democratizar a informação sobre produtos. Ela tem um lugar dentro da cadeia produtiva que é de tornar um produto mais barato, fazendo com que mais pessoas conheçam e consumam. Mas todas as profissões têm erros e exageros. Gosto de acordar e ir para agência ver o problema dos meus clientes, as oportunidades e transformar o nada em alguma coisa. agência X clientes As marcas não podem se desvincular dos seus stakeholders e consumidores. Atrás de toda marca tem uma grande empresa. Há um negócio por trás. Os clientes procuram coisas diferentes e é papel de uma boa agência fazer a curadoria sobre o que vem realmente para existir e o que é ruído. Os executivos seniores das marcas e agências possuem este papel de fornecer para as suas equipes um olhar curatorial para entender o que é tendência, o que é uma grande mudança de realidade, paradigma, enfim, o que é um agregador de valor. Temos de analisar tudo isso para fortalecer a marca e entender o que vai fazer parte do composto de comunicação e quanto aquela ferramenta pode agregar. arte como referência Sempre usei em nosso trabalho literatura, artes gráficas, plásticas, referências de cinema, formas de fazer fotografia, “O cOnsumidOr nãO quer cOmplexidade, ele quer simplicidade” enfim, tudo são fontes de trabalho. Por um lado você tem a realidade de negócios do cliente, por outro lado referências artísticas para construir uma comunicação. Todo mundo deve consumir muita arte. Principalmente se você pretende ter uma carreira criativa. Você vai precisar disso como referência. cannes lions O Brasil como sempre, pelo que observei, tem muita coisa boa inscrita. E isso é evolutivo, pois o bom em um ano, já não é mais tão bom no outro. Isso é engraçado. No Festival de Can- nes há os grandes vencedores, os cases que chamam a atenção e durante todo o ano muita gente fica tentando realizar as coisas do mesmo jeito, com as mesmas linguagens e abordagens. Só que chega no outro ano e já foi. As coisas já mudaram. tendência Estamos numa época em que a tecnologia é infinita e há diversas maneiras de encontrar o consumidor. Uso a palavra encontrar de propósito, pois coisa ruim atinge, e uma mensagem publicitária boa e de qualidade, encontra. Isso faz toda a diferença. Temos 800 formas de conversar com o consumidor, isso não vai mudar, só vai aumentar, mas, paradoxalmente, não vivemos o império do atingimento e, sim, o império do conteúdo da marca. No final das contas temos de entregar para o consumidor um trabalho limpo, claro, sensual e muito simples. O consumidor tem de receber simplicidade. Vejo algumas marcas procurando entregar complexidade para o consumidor. Complexidade é dentro de casa com o estudo do mercado, análise da concorrência, preço, imposto etc. O consumidor não quer complexidade, ele quer simplicidade. 48 17 de junho de 2019 - jornal propmark
Diretora Diretora de … é novo de reforço … é novo de reforço marketing de marketing da … Latam. da … Latam. Assine PROPMARK digital ou impresso e saiba antes tudo o que acontece no mercado. Assine Inclusive PROPMARK quem assumiu digital o ou marketing impresso da … saiba Assine o PROPMARK digital + impresso e saiba antes tudo que acontece no mercado. antes propmark.com.br tudo o que acontece no mercado. Inclusive quem assumiu marketing da … Inclusive assinatura@editorareferencia.com.br quem assumiu o marketing da... 11 2065-0738 propmark.com.br assinatura@editorareferencia.com.br 11 2065-0738 012565_An_Prop_247x353.indd 1 08/03/19 11:43
Loading...
Loading...
Loading...
© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.