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edição de 18 de abril de 2016

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mercAdo ABA é reativa a

mercAdo ABA é reativa a temas sensíveis Juliana Nunes quer a entidade presente na discussão sobre publicidade infantil e bebidas Paulo Macedo Com planos de impulsionar temas sensíveis ligados à área de Advocacy, como restrições à publicidade infantil, bebidas alcoólicas, medicamentos e, por exemplo, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a executiva Juliana Nunes assumiu a presidência da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) na semana passada para um mandato de dois anos. Ela, que é a primeira a mulher a comandar a entidade que representa os interesses das empresas que investem cerca de R$ 90 bilhões brutos por ano em publicidade, vai substituir João Campos, presidente da Pepsico Alimentos, que a partir de agora passa a presidir o conselho de administração. Juliana, vice-presidente de assuntos corporativos, sustentabilidade, recursos humanos e compliance da Brasil Kirin, quer manter o inconformismo para sustentar os processos de transformação que o mercado precisa para se ajustar, nas suas palavras. “A liberdade de expressão é essencial. Não podemos tirar do foco esse tema, que é muito importante e sensível. O Advocacy é prioridade para a ABA não só na defesa dos interesses dos anunciantes, mas também na orientação de práticas. Precisamos estar bem atentos porque uma campanha publicitária pode ter reações indesejadas. Usar critério é essencial, inclusive para o debate. Os stakeholders são reativos e as repercussões são automáticas. Participamos de debates como o da publicidade infantil porque é um tema sensível para alguns dos nossos associados. Não somos favoráveis a proibições”, explicou Juliana. A presidente-executiva da ABA, Sandra Martinelli, esteve presente no lançamento do Portal de Defesa do Consumidor e na apresentação da pesquisa Publicidade Infantil em Tempos de Convergência, na sede do Ministério da Justiça, em Brasília, também na semana passada. “Respeitamos com rigor as regras, normas e leis. Acreditamos que a proibição e o banimento à publicidade infantil são inconstitucionais, mas o abuso, é claro, deve ser coibido”, observou Sandra. Os grupos de trabalho da instituição serão essenciais nas tomadas de decisões. Signatária do Cenp (Conselho Executivo das Normas- -Padrão), a ABA vai aguardar os resultados de um comitê tripartite (agências, veículos e anunciantes) constituído para refletir o questionamento sobre o modelo de remuneração das agências, consolidada pela Lei 12.232, que reconheceu as normas-padrão como parâmetro de negociação comercial. A ABA é representada pelos conselheiros Antonio Totaro, da Ambev, e Sergio Pompílio, da Johnson & Johnson. “Temos uma ótima relação com o Cenp, do qual somos fundadores. A ideia é harmonizar, porque agências, veículos e anunciantes têm interesses comuns. Vamos aguardar o final das discussões para nos posicionarmos pelo fim ou continuidade do processo no Cade. Quando comecei na ABA, em 2006, ajudei a consolidar temas como Advocacy, que mantém os anunciantes nas discussões legais que envolvem o segmento. Queremos trabalhar em conjunto Juliana Nunes: “Advocacy é prioridade para a ABA não só na defesa dos interesses dos anunciantes, mas também na orientação de práticas. Precisamos estar bem atentos porque uma campanha publicitária pode ter reações indesejadas” com todos os agentes”, acrescentou Juliana. Durante a posse de Juliana, foi anunciada a criação do projeto ABA Academy, que une a entidade e a ESPM. A ideia é trazer o conhecimento prático dos profissionais para o meio acadêmico. A Fiat é a primeira empresa a emprestar o seu conhecimento mercadológico para a turma de pós-graduação. O head de marketing da montadora, o executivo João Batista Ciaco, vai ministrar algumas aulas. “Temos uma óTima relação com o cenp. a ideia é harmonizar, porque agências, veículos e anuncianTes Têm inTeresses comuns” 14 18 de abril de 2016 - jornal propmark

Alê Oliveira Youngs recebem patrocínio Entidade apoia iniciativa para novos criativos ABA é uma das apoiadoras do projeto Young A Lions, que tem a coordenação de Emmanuel Publio Dias, da ESPM, da Editora Referência e de O Estado de S.Paulo. É a primeira vez que a entidade participa do projeto. A presidente-executiva, Sandra Martinelli, explica a importância de apoiar a iniciativa exatamente no momento que acaba de criar o ABA Academy. Profissionais de marketing das principais empresas do país vão dar aulas no curso de pós- -graduação da ESPM. “O Festival de Cannes é a oportunidade de estar frente a frente com o mais alto patamar da criatividade. E o Young Lions é a chance de aprender e vivenciar as muitas oportunidades e possibilidades que surgem a toda hora no mercado publicitário. Portanto, é um orgulho para a associação patrocinar um evento que tem como principal objetivo não só criar, mas também apoiar futuros talentos brasileiros. Não é apenas uma premiação, mas um projeto que traz reconhecimento aos jovens que buscam aprendizado e crescimento profissional”. ONDE TEM BRASIL TEM GLOBO. ONDE TEM GLOBO TEM RENTABILIDADE . RESULTADOS QUE VOCÊ VÊ. jornal propmark - 18 de abril de 2016 15

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