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edição de 18 de fevereiro de 2019

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we mkt GrashAlex/iStock

we mkt GrashAlex/iStock “Ô de casa, posso entrar?”... Foi-se “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Como é difícil!”. Mario Quintana Francisco alberto Madia de souza Primeiro invade-se. Depois, se necessário, pede-se licença. Agora é assim. Não no analógico. As boas, velhas e consagradas normas de educação continuam prevalecendo. Já no digital é quase pé na porta e depois procede-se o eventual e improvável ressarcimento. Quando se cria um mundo a partir do zero não existem regras. As que existem são do mundo que perdeu o sentido e dentro do qual nasce esse novo mundo. E, então, o mundo velho começa a descascar, desbotar, perder características e costumes, e seguindo agonizante até a queda final. Existe um novo mundo nascendo, dentro do velho mundo, e por uma questão de DNA e gênese não tomando conhecimento das regras do mundo velho. Quase todas as novidades que traz não se enquadram em nenhuma das normas vigentes. Como se pode regular o que jamais existiu?! É por aí mesmo. E assim os aventureiros do novo mundo vão mandando ver. Até consumar-se um constrangimento geral, receberem algum enquadramento, serem condenados, pagarem multas e seguirem adiante. O importante é ter conquistado o território. Essa é a situação que o Google vive neste momento. A Apple e a genialidade de Steve Jobs criaram o mundo Apple. Lindo, maravilhoso, lúdico, criativo, instigante, mas... Clube fechado! Só acessível aos proprietários das máquinas e gadgets Apple. O Google olhou e decidiu: vou criar um segundo campo para todos os demais players. Negócio de clube do bolinha costuma não dar certo no longo prazo. Correu atrás. Descobriu a Android Inc, fundada em Palo Alto, Califórnia, no mês de outubro de 2003, por Andy Rubin, Rich Miner e Nick Sears, que estava mal das pernas, mas com uma base tecnológica sob medida para seus planos. No dia 17 de agosto de 2005, comprou a Android de porteira fechada. Incluindo um monte de dinheiro e trazendo os três sócios juntos. Em 2007, fez uma primeira grande parceria com fabricantes de smartphones. E, no dia 22 de outubro de 2008, foi lançado o HTC Dream, o primeiro smartphone a ser vendido rodando sob a plataforma Android. O resto é história. A Apple continua com seu mundo lindo, maravilhoso, deslumbrante e fechado. Enquanto isso o Google, com seu Android, encontra-se presente e faz funcionar mais de 80% de todos os smartphones no mundo. Semanas atrás o Google foi multado em € 4,3 milhões pela União Europeia sob a acusação de fornecer grátis seu sistema operacional desde que os fabricantes de celulares mantivessem uma série de aplicativos também grátis, que já vêm instalados no Android. Dentre os principais, aplicativos que remetem todos ao mundo Google... O Google recusa-se a pagar a multa e vai recorrer. Mas, se perder, e tiver de pagar... Mais que valeu a pena não ter perguntado e muito menos esperado para que alguém autorizasse. 4,3 milhões de euros é dinheiro de pinga diante de um território, o dos smartphones menos os da Apple, que agora pertence à empresa. E que seguramente vale mais de centenas de milhões do valor da multa aplicada e que será reduzida, ou, até mesmo não paga. Mais adiante, para fugir de novas punições, o Google vai cobrar de todos os fabricantes de smartphones e celulares que decidirem seguir com o Android a taxa simbólica de 1 dólar por unidade. Compensável na compra de outros produtos do Google... Esclarecido? Em tempos de ruptura e mudanças radicais não se pede licença. Entra-se, e, depois, dá-se um jeito... “Ô de casa, da licença... Nunca mais!” Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing famadia@madiamm.com.br 32 18 de fevereiro de 2019 - jornal propmark

prêmios Desafio Estadão Cannes revela os 15 cases finalistas do ano Concorrem AlmapBBDO, Talent Marcel, F/Nazca, F.biz, Y&R, Tech and Soul, Ogilvy, SunsetDDB e Dentsu; Adriano Alarcon é o presidente do júri Prêmio Desafio Estadão Cannes revelou os 15 finalistas da 5ª edição do con- O curso. Foram considerados cases inscritos nas categorias Vídeo Teads, Criação, Branded & Content e Brief Desafio. O Estadão, representante oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, divulgou ainda Adriano Alarcon, novo CCO da F.biz, como o presidente do júri desta edição. Outros 12 profissionais de mídia, criação e estratégia, além de jornalistas do Estadão, vão compor o corpo de jurados. São eles: André Marques, VP de criação WMcCann; Catia Luz, editora do Estadão; Daniel Lopes, editor do Estadão; Leandro Maraccini Claro, superintendente de canais digitais e performance do Itaú; Marcio Fritzen, diretor-executivo de criação da Ogilvy; Glaucia Montanha, diretora-geral de mídia da Y&R; Keka Morelle, diretora de criação da Almap- BBDO; Larissa Magrisso, VP de criação e conteúdo da W3Haus; Marcelo Lenhard, CEO da Hands; Monika Cerqueira, head do Teads Studio; Paula Ilha, VP de mídia da DPZ&T; e Renata D’Avila, CSO da F.biz. O prêmio tem como objetivo estimular agências e anunciantes a pensarem no Estadão como uma plataforma multimídia, que acessa diferentes audiências em diversos momentos. De acordo com a organização, Campanhas Finalistas BranDED & ContEnt almapBBDo – Neymarketing sem Neymar talEnt marCEl – Fórmula 1 DiagEo – CaChaça: Símbolo Nacional Criação almapBBDo – Neymarketing sem Neymar F/nazCa – #MarcasAliadas LGBTQ+ F.Biz – 4x4 Dia Mundial de Jeep VíDEo DaViD – Whopper em branco Y&r – Vivo Repense almapBBDo – Quantos anos você tem? BriEF DEsaFio almapBBDo – Charges para o futuro tECh anD soul – O era uma vez da vida real ogilVY Brasil – Eu, Refugiado sunsEtDDB – O Estado dos Refugiados DEntsu – Refugiados Famosos Y&r – Refugiados Empregadores mais de 100 peças foram inscritas. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 26 de fevereiro, após julgamento presencial em evento fechado em São Paulo. Os premiados ganham uma viagem com tudo pago para a 66ª edição do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. Entre as agências, concorrem AlmapBBDO, Talent Marcel, F/Nazca, F.biz, Y&R, Tech and Soul, Ogilvy, SunsetDDB e Dentsu. Confira a relação dos cases finalistas nesta página. VEnCEDorEs Em 2018 Em 2018, Andrea Hirata, vice-presidente de mídia da Leo Burnet Tailor Made, foi escolhida a melhor mídia do mercado, após votação conduzida pelo Estadão junto a cerca de 1 mil profissionais da área. Entre as campanhas, a área de Branded Content teve como vencedora a ação Transforme sua imaginação em ação, criada pela J. Walter Thompson para anunciar o lançamento da Nova Ecosport (Ford). Em Impresso, a vitória foi da campanha Integrando para potencializar, ação da Gad’ que comunicou a fusão da Cetip e BM&FBovespa, que criou a gigante da bolsa brasileira B3. Em Multiplataforma, destaque para a Dentsu, com Canon Natal, para Canon. O Brief Desafio, que convida as agências a criarem peças para determinado assunto, explorou no ano passado o tema fake news. A melhor campanha foi da Tribal, com a ação Fake News, Consequências de Verdade. jornal propmark - 18 de fevereiro de 2019 33

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