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edição de 18 de julho de 2016

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mídia Rede Globo lança plataforma para combater intolerância Tudo começa pelo respeito será lançada neste mês com filme desenvolvido pela área de comunicação com apoio da ONU e ONGs Paulo Macedo Respeito é bom e eu gosto. A expressão é clássica, mas na prática está mais para outro ditado popular: “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Em uma época de intolerância exacerbada, a Rede Globo de Televisão está em fase de lançamento da plalataforma de mobilização social Tudo começa pelo respeito, que tem gestão da executiva Beatriz Azeredo, diretora de responsabilidade social da emissora, área subordinada à Comunicação Globo, que tem a liderança de Sérgio Valente. O primeiro filme para dar voz a ação terá flight inicial de duas semanas e está programado para ser veiculado na grade global a partir do fim deste mês de julho. Mas, segundo Beatriz, ONGs como o Fundo Elas, Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Cufa (Central Única das Favelas) e Anistia Internacional vão produzir filmes relacionados ao seu core institucional e terão exibição pro bono até o fim do quarto trimestre. A essência do projeto é mostrar que não é de bom tom manifestar intolerância racial à diversidade sexual, à homofobia, ao racismo, aos portadores de deficiência física, aos soropositivos e, por exemplo, às opções religiosas. “Não é um problema que aflige apenas o Brasil. Vemos que em vários países a falta de respeito aos direitos do próximo estão sendo postos de lado”, destaca Beatriz. “A mobilização é muito importante para estimularmos o estranhamento quando isso ocorrer, para que não se transforme em padrão”, ela acrescenta, mas ressaltando que o direito de opinião é inalienável. “A pessoa pode discordar e ter a própria visão, o que Beatriz Azeredo, da área de responsabilidade social, está à frente do projeto Divulgação não pode acontecer é não respeitar o pensamento alheio”, afirma Beatriz. A iniciativa conta com apoio da ONU, Unesco, Unicef, Unaids e ONU Mulheres. “A ideia é criar um espaço para mobilização da sociedade focado no fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite”, enfatiza Beatriz. “Além da campanha, todos os setores da emissora estarão engajados, como os programas de entretenimento e também no jornalismo. Temos de aproveitar a força de mobilização da Globo para fortalecer esse pensamento. A violência, em todas suas vertentes, está aumentando, mas podemos fazer algo para contê-la. Muitas pessoas são vulneráveis à discriminação e ao preconceito”. A proposta 360° vai envolver a trama Liberdade, Liberdade, exibida no horário das 23h. Os personagens André, vivido pelo ator Caio Blat, e Tolentino, interpretado por Ricardo Pereira, se rendem ao amor e são condenados por isso. A história, escrita por Mario Teixeira, baseada em argumento de Marcia Prates com inspiração no livro Joaquina, Filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz, fomenta a discussão sobre a homofobia, “ampliando ainda mais o alcance do debate sobre a necessidade de sermos uma sociedade em que o respeito seja o valor fundamental”. Na época do Brasil colônia, o olhar para uma relação romântica entre pessoas do mesmo sexo era associada ao pecado, afinal a Igreja exercia influência nas decisões dos governantes. Como a novela mostra, quem fosse pego nesse delito, era condenado à morte na fogueira, além de ter os seus bens confiscados. “A plataforma busca sensibilizar”, finaliza Beatriz. 12 18 de julho de 2016 - jornal propmark

mídia Cena de Câmera Selvagem, produção original da FNG Brasil que estreou no último dia 16 no Nat Geo FOX recebe mais de 500 projetos de interessados em fazer coprodução Inscrições foram realizadas durante 14 semanas; até 20 trabalhos serão escolhidos para participar da fase de pitch, a partir de setembro Divulgação Cristiane Marsola área FOX Produções Originais, responsável por de- A senvolver os programas locais dos canais da FOX Network Group Brasil, criou uma maneira de otimizar o recebimento de projetos independentes com a criação de um site e determinando um período específico para receber os trabalhos de quem está interessado em uma parceria com a empresa. Durante 14 semanas, o site www.foxproducoesoriginais. com.br recebeu mais de 500 inscrições de roteiristas, produtores independentes e produtoras do Brasil interessados em inscrever seus projetos para serem desenvolvidos pela FNG Brasil. O mesmo processo foi repetido nos países de língua espanhola da América Latina. “Esse site veio para democratizar o acesso e organizar melhor essa entrada de projetos, além de nos proteger legalmente. A gente avalia apenas em um período determinado. Agora começa a fase de filtrar para, em 16 de setembro, começar a avaliar os projetos de perto”, explica Zico Góes, diretor de conteúdo da FNG Brasil. Segundo o executivo, com este primeiro “pente-fino”, eles devem escolher de dez a 20 projetos que participarão da fase de pitch. “Até novembro, vamos decidir. Esse número (de projetos) deve cair para cerca de dois”, fala Góes. Outra vantagem de reunir tudo no site, de acordo com o executivo, é que as necessidades ficam mais claras. “O site lista os canais que procuram projetos e o que não interessa”, conta. As produções originais têm ocupado boa parte da grade dos canais FOX. No último dia 16, estava prevista a estreia de Câmera Selvagem, que mostra a fauna brasileira, no Nat Geo. jornal propmark - 18 de julho de 2016 13

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