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edição de 18 de março de 2019

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MÍDIA TV Cultura

MÍDIA TV Cultura Digital estreia programa sobre responsabilidade social Com 12 episódios no YouTube, Marcas & Cidadania mostrará iniciativas desenvolvidas por grandes empresas; atração semanal estreia em 2/4 MARIANA BARBOSA TV Cultura Digital, canal A da TV Cultura no YouTube, estreia no próximo dia 2 a série Marcas & Cidadania. O programa mostrará cases de responsabilidade social em diferentes áreas de atuação (educação, cultura, empoderamento feminino e acesso a água e alimento, por exemplo) desenvolvidos por marcas como Ambev, Avon, Banco Votorantim, Coca-Cola, Fiat Chrysler Automobiles, Reserva, Samsung, Santander e Unilever. Com 12 episódios que serão exibidos semanalmente às terças-feiras, a produção será apresentada por João Faria. O jornalista atualmente assina também a coluna Marcas & Consumidores, no jornal Destak, e possui programa homônimo na Rádio Eldorado. “Apesar de ser um braço do trabalho que faço na coluna e na rádio, o programa é um produto com narrativa completamente diferente”, reforça Faria. Ainda segundo o apresentador, o programa terá um formato de vlog e vai misturar entrevistas em estúdio com gravações externas. Ele comenta ainda que a maior preocupação da equipe foi com a curadoria de conteúdo, que adotou como critério contar histórias de projetos que tenham causado impacto real nas comunidades para as quais eles são direcionados. “O que fizemos foi listar os grandes problemas que a nossa sociedade enfrenta e checamos quais marcas tinham projetos voltados a eles. Depois, selecionamos empresas que tenham conquistado impactos expressivos – existem muitos projetos bacanas, mas que ainda não apresen- tam mudanças reais. Por fim, damos espaço também às pessoas que foram beneficiadas por cada iniciativa”, explica. Para Ricardo Fiuza, diretor do núcleo digital da TV Cultura, o fato de dar voz a quem foi impactado pelos projetos é um dos principais diferenciais da produção. “A gente mostra que a iniciativa privada entende que isso é importante, mas não fazemos merchan de ninguém. É uma valorização das áreas do terceiro setor das empresas, que hoje em dia sabem a importância de se manter próximas à sociedade”, assegura. Pela primeira vez investindo comercialmente na emissora, a Samsung é dona da cota de publicidade do programa. “Pensamos em formatos publicitários para todos os nossos projetos, inclusive os digitais”, completa Fiuza. “o público verá quem são as grandes marcas que verdadeiramente estão empenhadas em mudar o quadro social da cidadania no país” O jornalista João Faria apresentará os 12 episódios da série, que será exibida semanalmente O diretor ressalta também que o conteúdo do Marcas & Cidadania se integra à programação da TV Cultura, que tem como missão a formação crítica de seu público. Faria tem a mesma opinião, e reforça que buscava um veículo que partilhasse do DNA socioeducativo para colocar em prática o projeto. O núcleo digital da TV Cultura utiliza como plataforma o YouTube e redes sociais para disponibilizar o acervo da emissora, replicar a programação da grade da TV e lançar conteúdo próprio, como é o caso do Marcas & Cidadania. “Com o programa, o público verá quem são as grandes marcas que verdadeiramente estão empenhadas em mudar o quadro social da cidadania no país”, finaliza Faria. Divulgação 14 18 de março de 2019 - jornal propmark

marCas Cosan aposta nas corridas de rua para campanha institucional Primeira propaganda em 80 anos da marca reforça atributos como resiliência e determinação; Nizan Guanaes assina a criação dos filmes Danúbia Paraizo Atributos como resiliência, determinação e disciplina são apenas algumas das características de todo corredor. E são também atributos que a Cosan quer pegar emprestado para marcar seus 80 anos de existência. Essa é a primeira vez na história que o grupo especializado em gás e combustível faz campanha publicitária institucional e, para marcar o momento, vai se associar ao território das corridas de rua. O anúncio oficial foi feito na último dia 12, em São Paulo, pelo CEO da companhia, Marcos Lutz, e pelo publicitário Nizan Guanaes, que assina a criação da campanha. Com o conceito #EuSonhoECorroAtras, a comunicação contempla dois filmes institucionais da Cosan, além de outros quatro filmes, um para cada negócio da companhia: Comgas, Moove, Raizen (Shell) e Rumo. “A prática da corrida está relacionada à habilidade de planejamento, performance, excelência, disciplina, resiliência e determinação, justamente as características que levaram a Cosan a se tornar um conglomerado com forte contribuição para o desenvolvimento do país”, destacou Lutz. Para marcar seus 80 anos, a empresa anunciou também o patrocínio a 110 provas de rua Alê Oliveira A maratonista Adriana Aparecida da Silva; o executivo Alexandre Loures; a corredora Nathália Barbosa; Marcos Lutz, CEO da Cosan; e Nizan Guanaes, criador da campanha ternet, além dos filmes para TV aberta e pay TV. “Vivemos na era da desatenção. O TED transformou palestras de uma hora em conversas de 18 minutos. A campanha #EuSonhoECorroAtras é baseada no raciocínio de reter a atenção das pessoas. E a corrida desperta isso. Ela é o novo golfe, o novo surfe. E assim como a Cosan, ela está nas ruas, está na vida das pessoas”, destacou o publicitário. Cenário Maratonista por paixão, Guanaes aproveitou o lançamento da campanha para analisar o mercado de corrida de em todo o Brasil, entre elas a maratona de São Paulo, a do Rio de Janeiro, a São Silvestre e a Tribuna de Santos, entre outras. O contrato começa em 2019 e vai até 2021. Alguns atletas profissionais também receberão apoio da companhia. Destaque para Adriana Aparecida da Silva, medalhista olímpica e atual recordista sul-americana na maratona. Para o digital, a Cosan veiculará vídeos com histórias inspiradoras de atletas profissionais, como Adriana, e amadores, bem como sua relação com a corrida. A agência Loures Comunicação é a responsável pela produção dos vídeos para a inrua brasileiro e as oportunidades para anunciantes. Segundo o criativo, a modalidade tem peso para se tornar ainda mais democrática. “É um esporte que pode ser mais popular que o futebol. Porque para praticar futebol você precisa ter algum nível. É claro que sempre vai haver um goleiro frustrado como eu fui que não tinha o menor talento, mas a corrida não. É acessível a todo mundo. Claro que sua profissionalização é importante, e a presença de um bicho desse tamanho como a Cosan vai atrair outros patrocinadores grandes. O Itaú, por exemplo, é patrocinador do futebol e não é marca de material esportivo. Então, há espaço. A corrida de rua precisa ser melhor vendida porque senão fica nessa coisa de nicho e ela não é nicho. Hoje é mainstream”. Para o publicitário, a profissionalização no segmento de corrida de rua vai elevar a modalidade a um nível mais atraente para novos patrocinadores. “Quando comecei a correr, eu percebi que essa é uma força muito grande, mas falta ativação das grandes marcas nas corridas. O sujeito entra e não basta só patrocinar, é preciso ativar. Você vê a maratona de Nova York e é um show de ponta a ponta. É um nível de profissionalismo muito grande”. jornal propmark - 18 de março de 2019 15

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