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edição de 18 de novembro de 2019

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mercadO Otimista, turismo cresce e concentra estratégias no digital, TV e OOH Segmento segue fortalecido mesmo diante dos problemas econômicos e encontra oportunidades em parcerias com marcas não-endêmicas Divulgação MaxMilhas investiu pela segunda vez no branded content desenvolvido pelo canal Porta dos Fundos; projeto é o primeiro comercial de TV produzido e realizado pelo grupo humorístico MARINA OLIVEIRA As constantes altas do dólar e a prolongada crise econômica não parecem ser um problema para o setor turístico. De acordo com diferentes empresas do ramo, os últimos anos registraram crescimento nos negócios e ampliação no mix de produtos e serviços. Segundo Roberta Vernaglia, VP de marketing da Accor na América do Sul, a crise impactou o mercado, mas a rede, que conta com 35 marcas na região, não deixou de investir. “Durante o momento de instabilidade, o setor todo teve impacto, é inegável, mas, ao contrário de outros players, a Accor não diminuiu o seu investimento em marketing, justamente por entender que é um momento em que precisa reforçar a comunicação.” Para Gustavo Bueno, diretor de marketing digital e eventos da Forma Turismo, agência de viagens especializada em formaturas dos ensinos fundamental e médio, “a crise não chegou”. “Abrimos mais praças no Brasil, hoje atingimos o país todo e nosso público aumentou. O crescimento de 2018 para 2019 foi perto dos 30% e para 2020 estamos mais otimistas com relação às vendas”, diz. Reconhecida por viagens para Porto Seguro, Disney e Dubai, a Forma Turismo diversificou a sua entrega para atender a outros públicos. “Hoje temos produtos na empresa que se enquadram nas classes A, B e C”, aponta. O mesmo ocorre com a Max- Milhas, site de venda de passagens aéreas. Para Tahiana D’Egmont, CMO da empresa, a crise não os impactou. “Crescemos muito nos últimos anos, a Maxmilhas é uma empresa que triplica de tamanho. [...] Se formos olhar ferramentas de análise de tráfego, somos a segunda maior empresa de vendas de passagem online do Brasil”, defende. Ainda que em 2019 os valores das passagens aéreas tenham encarecido por conta da crise da Avianca, a executiva mostra otimismo com os resultados do site. “Este ano os preços subiram especificamente no período pós-falência e não durante o processo de crise econômica. O preço subiu bastante, vimos uma redução do ritmo de crescimento e, ainda assim, continuamos crescendo.” cOmunicaçãO Embora economicamente fortalecido, o segmento ainda comunica de forma tímida quando comparado a outros setores de consumo. Segundo o publicitário Ricardo Freire, que acumula passagens pela W/Brasil, Lew’Lara e é editor do blog Viaje na Viagem, o setor “comu- “ao contrário de outros players, a accor não diminuiu seu investimento em marketing” 46 18 de novembro de 2019 - jornal propmark

UMA AGÊNCIA QUE TEM 11 E 21 NO NOME, ESTÁ SEMPRE PREPARADA PARA RECEBER SUA CONTA. FAÇA A PORTABILIDADE DE SUA PROPAGANDA E EXPERIMENTE A SIMPLICIDADE CRIATIVA, QUE LIGA SUA MARCA AOS CONSUMIDORES COM MAIS IMPACTO. ESSE ANÚNCIO ESTÁ AQUI POR QUE JAMAIS FAREMOS TELEMARKETING ATIVO NO SÁBADO DE MANHÃ PARA CONQUISTAR SUA MARCA.

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