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edição de 18 de setembro de 2017

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MercAdo Ampro faz

MercAdo Ampro faz pesquisa para traçar perfil dos profissionais de live marketing Estudo ainda foi usado como base para que a entidade criasse dois documentos: um guia de funções e um manual de gestão de pessoas Cristiane Marsola Ampro (Associação de Mar- A keting Promocional) traçou o perfil dos profissionais de live marketing por meio de uma pesquisa e verificou um amadurecimento do mercado. “O projeto implica em estudar um pouco o perfil do profissional de live marketing e validou algumas necessidades que o grupo de RH já tinha levantado. A gente aproveitou para entregar esse referencial todo para o mercado. Além da pesquisa, desenvolveu-se um guia de funções na agência e um manual de liderança”, falou Patricia Palley, diretora-executiva da Ampro. O estudo foi realizado com 754 respondentes em todo o país e envolveu o comitê de pesquisa, inteligência e inovação e o de relações sustentáveis, por meio do grupo de RH. “De acordo com a faixa etária, 44% tem entre 26 e 35 anos, o que mostra que não é um mercado de gente tão nova. Se levarmos em conta os profissionais de 26 a 40 anos, o índice sobe para 69%. Isso mostra um bom amadurecimento do nosso mercado”, conta Denise de Cássia, líder do comitê de pesquisa Outro dado que mostra a evolução do mercado é que 75% dos entrevistados têm formação acadêmica relacionada com a área e, destes, 82% é de graduação ou pós-graduação. A maioria dos profissionais ouvidos trabalha para agências de médio e grande porte: 34% em empresas com mais de 100 colaboradores e 19% com 51 a 100 colaboradores. A pesquisa verificou também as principais áreas de atuação. 71% das empresas atua em eventos e ativações; 43%, em trade e PDV; e 40%, em promoções. Um índice que também pode ser interpretado como reflexo de boa gestão e maturidade do setor é que 81% dos entrevista- Patrícia Palley, diretora-executiva da Ampro: “O projeto implica em estudar um pouco o perfil do profissional de live marketing” dos conhecem seu job description, o que mostra que a maioria das agências tem os papéis bem definidos. “Antes todo mundo fazia um pouco de cada coisa, agora tudo está mais definido”, conta Denise. Além de ajudar a traçar um perfil dos profissionais, a pesquisa foi usada como base para o Guia Referencial de Funções e o Manual de Direcionamento para o Líder. O guia separa os cargos em cinco níveis, do assistente júnior ao diretor, e nas áreas de planejamento, atendimento, criação e produção/operação. Já o manual aborda os principais temas de gestão de pessoas. Ambos ficarão à disposição no site da Ampro. “Antes todo mundo fAziA um pouco de cAdA coisA, AgorA tudo está mAis definido” Divulgação congresso Este ano, o Congresso de Live Marketing será realizado no dia 23 de outubro, no Palácio Tangará, em São Paulo. “No ano passado, ocorreu o Live Festival, que é mais voltado à criatividade. Neste ano, será realizado o congresso, que tem olhar mais para o business. A ideia da Ampro é promover um deles a cada dois anos, para haver revezamento”, explica Patrícia. A pesquisa e os produtos gerados a partir dela também serão abordados no evento. “Vamos fazer um painel sobre pessoas baseado em três pilares: a mudança das relações das empresas, a diversidade e o empoderamento”, diz Patrícia. 28 18 de setembro de 2017 - jornal propmark

mercado Pixel Show dobra de tamanho e espera receber 35 mil visitantes Festival de arte e criatividade ocorre em 2 e 3 de dezembro, em São Paulo, com cerca de 160 atividades entre palestras, workshops e feira JÉSSICA OLIVEIRA Como ainda não tem isso no Brasil? Foi com essa inquietação que Allan Szacher, artista gráfico e um dos fundadores da Zupi Design ao lado do irmão Símon, deu o start para fazer um evento de criatividade no país. Ele morava no exterior e participava de eventos inspiradores quando começou a desenhar algo semelhante para trazer na mala. Era a semente do Pixel Show, que completa 13 anos em 2017 e se tornou um dos maiores festivais de arte e criatividade da América Latina. O evento ocorre na capital paulista desde 2005, já teve duas edições em Porto Alegre, uma em Salvador e em Recife. O que começou fechado, com cerca de 300 pessoas, chega a 2017 na expectativa de receber 35 mil visitantes para acompanhar palestras, workshops e a feira com diversas atividades. A Zupi é proprietária e produtora do Pixel Show. Sob o tema central Tendências, Inspirações e Economia Criativa, este ano vai focar na diversidade criativa. O auditório, com capacidade para 3 mil pessoas, vai receber sete palestras por dia. O espaço já tem 84% dos ingressos vendidos e 11 palestrantes confirmados, entre eles Stefan Sagmeister, designer gráfico austríaco que já fez projetos para Rolling Stones, Talking Heads, Lou Reed e Museu Guggenheim; e Michael Aneto, diretor da agência de design digital Perfect Fools, que já trabalhou com Nike ID, Adidas, Converse e Nikon. “O Sagmeister é um dos principais designers do mundo. Estávamos há cinco anos tentando trazer ele para o Brasil. E o Aneto é muito criativo e inovador, principalmente em publicidade com experiências para o público se conectar com as marcas de formas diferenciadas e únicas. Ele vai falar sobre esse O Pixel Show nasceu de uma ideia do artista gráfico Allan Szacher, que fundou em 2001 a Zupi Design com o irmão Símon Szacher assunto”, diz Allan Szacher. Quem busca aprender técnicas e aperfeiçoar conhecimento pode participar de 48 workshops criativos desenvolvidos pelo Zupi Academy, que são realizados em paralelo às palestras e à feira. Há temas como animação, aquarela, caligrafia, design, design thinking, diagramação, estamparia, ilustração publicitária, lambe-lambe, moda, quadrinhos, stop motion e toy art. As palestras e os workshops são pagos. Já a feira tem entrada gratuita, com uma série de atividades. Entre as atrações, está o Makers, um espaço onde criativos estarão à disposição para um bate-papo. No Sharp Talks, haverá palestras com convidados de escolas de arte, faculdades, designers, músicos, empreendedores e cineastas. São de 25 a 30 palestras de 15 minutos por dia. O festival também terá espaço para músicos e bandas se “A ideiA do Pixel Show é inSPirAr, nivelAr PArA cimA A criAtividAde no BrASil e melhorAr A economiA criAtivA” Divulgação apresentarem. Pela primeira vez, o evento terá performance de live painting e, pelo terceiro ano, um espaço com tatuadores fazendo trabalhos exclusivos. O evento ocorre no Pro Magno, na zona norte de São Paulo, nos dias 2 e 3 de dezembro. Com 160 atividades, terá o dobro do tamanho da última edição. Até o fechamento desta edição os patrocinadores eram TNT Energy Drink, Hering e Cerâmica Atlas. Cerca de 60% do público tem de 21 a 35 anos; 18%, de 36 a 50; e 12%, de 15 a 20 anos. Szacher reforça as oportunidades na conferência de discutir temas sobre a arte contemporânea e o mercado de trabalho, motivar profissionais jovens e experientes, além de proporcionar troca de ideias, métodos e experiências. “A ideia do Pixel Show é inspirar, nivelar para cima a criatividade no Brasil e melhorar a economia criativa, que é o que nosso público faz de melhor”, afirma. jornal propmark - 18 de setembro de 2017 29

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