Views
6 years ago

edição de 18 de setembro de 2017

  • Text
  • Mercado
  • Anos
  • Setembro
  • Propmark
  • Jornal
  • Paulo
  • Marketing
  • Empresas
  • Digital
  • Modelo

última página

última página Luchschen/iStock Sobre pautas e editorias Stalimir Vieira Semana passada, matéria de página inteira no caderno Negócios, do Estadão, me causou um sentimento estranho. O texto discorria, serelepe, sobre o fato de que, “mesmo com a crise, a venda dos medicamentos em todas as categorias não caiu”. Em dado momento, um grande laboratório registrava “um crescimento robusto na categoria de medicamentos voltados para depressão e ansiolíticos”. Tudo assim, num clima positivo, comemorando a consistência econômica do negócio. Afinal, os dados carregavam uma boa notícia para acionistas dessas empresas e investidores. Quando comecei a ler a reportagem, baseada em pesquisa realizada por entidade representativa do segmento a pedido do jornal, preparei o espírito para uma reflexão sobre o “problema” representado pelos dados revelados. Não consegui realizar no momento que é diferente tratar do assunto numa editoria de Negócios e Mercado e numa editoria de Medicina e Saúde. Quem escreve sobre Negócios e Mercado escreve sobre resultados econômicos. Seja pelo fato de as pessoas consumirem mais frutas e legumes ou mais ansiolíticos e antidepressivos. Precisei fazer toda essa avaliação para tentar reorganizar a minha capacidade de separar as informações de acordo com suas fontes. “importante é não perder a capacidade de sentir estranheza naquilo que não nos parece natural” Se eu sou um investidor e leio essa notícia num caderno de Negócios, devo pensar em aplicar o meu dinheiro no negócio de medicamentos. E não pensar em como as pessoas andam infelizes. E as pessoas andam muito infelizes, deprimidas, desesperançadas. Lançam-se no consumo de drogas receitadas pelo negócio da medicina que amenizam os sintomas mais agudos das doenças e, assim, conseguem suportar um pouco melhor a própria existência. É grave. Porque as pessoas andam tentando se matar com frequência. Muitas conseguem. Muitas mesmo. Alguém comentou comigo “ainda bem que existem os antidepressivos e os ansiolíticos”. É verdade. Da mesma forma que é maravilhoso sabermos que existe a anestesia. Mas se, de repente, houvesse um aumento substancial na venda de anestésicos porque as pessoas passaram a sentir dores lancinantes com mais frequência, qual deveria ser a prioridade das nossas mentes? Bom, depende da editoria, certo? Tudo isso pode parecer ingênuo. Mas confesso que me senti bem em ter me chocado com o tratamento jornalístico dado ao tema, mesmo naquele ambiente editorial. Não por julgar se está certo ou errado. Tecnicamente está certo. Senti-me bem, porém, pelo sentimento ter me revelado uma sensibilidade alerta à essência dos fatos. Acho importante que todos nós, profissionais, consigamos sustentar essa independência dos sentimentos, sem prejuízo das práticas que o nosso trabalho exige. Atuando no marketing e na publicidade por mais de 40 anos, muitas vezes escutei que, trabalhando por encomenda, não tínhamos opinião sobre nada. Uma acusação injusta, tão injusta quanto seria acusar a jornalista que escreveu a matéria no jornal de insensível ao sofrimento alheio. O importante é não perder a capacidade de sentir estranheza naquilo que não nos parece natural. Stalimir Vieira é diretor da Base Marketing stalimircom@gmail.com 46 18 de setembro de 2017 - jornal propmark

SEMANA INSPIRAÇÃO, CAPACITAÇÃO, RELACIONAMENTO E MENTORIA A Semana Pró-PME vai auxiliar o empreendedor a se preparar melhor para chegar lá. Entre os dias 23 e 28 de outubro, o Estadão PME publicará reportagens especiais com informações e dicas para pequenos e médios empresários. E entre os dias 26 e 28 de outubro será realizado o Encontro Pró-PME, evento que reunirá grandes empresários para compartilhar suas histórias de sucesso, apresentar conteúdo sobre marketing, vendas, finanças, gestão de negócios e inovação. PALESTRAS Grandes nomes do empreendedorismo contarão suas trajetórias de sucesso BUSINESS GAMES Jogos para treinamento de gestão de empresas ENCONTRO COM CEO´s Bate-papo com empreendedores renomados, que compartilharão suas experiências PALESTRANTES CONFIRMADOS Cleusa Silva Fundadora da Sodiê Doces Diego Reedberg Co-fundador do Catarse Facundo Guerra Fundador do Grupo Vegas Jayme Garfinkel Fundador da Porto Seguro Juliana Motter Fundadora da Maria Brigadeiro Lindolfo Martin Fundador da Multicoisas Lucas Foster Fundador e diretor executivo da ProjectHub Luis Justo CEO do Rock in Rio Marcelo Nakagawa Professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper Maure Pessanha Diretora-executiva da Artemisia Pedro Chiamulera fundador da ClearSale Pedro Herz Dono da Livraria Cultura Ricardo Mastroti Co-fundador da Bemtevi Samir Iásbeck fundador do Qrânio Sergio Risola Diretor-executivo da Cietec 26, 27 E 28 DE OUTUBRO SÃO PAULO - SP SAIBA MAIS: PME.ESTADAO.COM.BR PARA INFORMAÇÕES SOBRE PATROCÍNIO, CONSULTE NOSSA EQUIPE COMERCIAL. Patrocínio: Realização:

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.