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edição de 19 de agosto de 2019

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especial out of home ta

especial out of home ta da Moto, do SBT, teve campanha criada pela WMcCann. “Para divulgar a segunda temporada, SBT promovemos um caça-spoilers pela cidade, escondendo trechos inéditos da nova temporada em mídia OOH, nos locais e regiões onde elas foram gravadas. A ação espalhou pela cidade uma série de frases misteriosas e QR Codes. Apontando o celular em direção à peça, os fãs descobriam a história escondida naquele canto da rua. Esse é um jeito inovador de consumir conteúdo. Dessa forma, os fãs deixam de assistir à série só pelo meio usual para acompanhá-la se aventurando por São Paulo, com uma experiência muito mais realista”, detalhou França. A cumplicidade com o cliente é componente essencial, nas palavras de Beatriz Louzão, diretora de mídia da Y&R. “Temos alguns cases que demonstram isso claramente, como Vivo Easy, onde o objetivo era divulgar o produto para um público entre 12 e 18 anos. Trabalhamos o meio OOH de forma cirúrgica, levando em consideração locais de grande fluxo de jovens como escolas, universidades e parques. Conseguimos com essa estratégia alavancar as buscas pelo produto e captamos essa demanda com uma estratégia de mídia digital. Deste jeito, os dois meios trabalharam de forma complementar para o sucesso da campanha”, observou Beatriz. A AlmapBBDO tem dois projetos alavancados pela mídia OOH: Perdidão, para Snickers, e Pontualidade da vida ao tempo, para Gol Linhas Aéreas. O diretor-executivo de criação Pernil justificou a escolha do OOH. “A vantagem de usar o OOH foi o potencial de atingir muitas pessoas com uma mensagem simples e direta. E também estar próximo aos pontos de venda. Neste caso específico, o sucesso no digital acabou ocorrendo de forma orgânica, com muitas pessoas postando em suas redes sociais fotos com o Masp ao fundo e nosso outdoor falando de Copacabana, por exemplo. Além disso, nessa campanha de Snickers, usamos a simplicidade pura do OOH. Mas, claro, cada vez mais criamos projetos aproveitando a tecnologia e as possibilidades de conectar cada ponto de contato com o digital, usando a geolocalização, por exemplo, além de traquitanas desenvol- A campanha espelhos do Racismo, para a ONG Criola, demonstrou que o que acontece no mundo virtual tem consequências reais “caça-spOilers escOndendO trecHOs inéditOs da nOva tempOrada em mídia OOH” vidas de acordo com cada necessidade – tirando ainda mais proveito desta mídia”. O trabalho a Gol teve como base o tráfego nas proximidades dos aeroportos. “A ideia de uma comunicação real time e data driven foi desenvolvida por conta da acessibilidade e integração tecnológica entre OOH e outras plataformas fornecedoras de dados. Eles vinham em real time de uma plataforma utilizada pelas companhias aéreas, que possui integração com a Infraero, para acompanhar a pontualidade dos voos. Estes dados coletados eram distribuídos e veiculados nas peças comunicação para OOH, social e mobile media”, observaram Júlio Frassei (performance media director) e Carla Durighetto (diretora de mídia), da AlmapBBDO. Para ativar a campanha global Bem-vindo à Era da Live, da linha Galaxy A80, da Samsung, a Cheil Brasil desenvolveu ação no meio OOH na Avenida Paulista, em São Paulo. “O OOH oferece experiências, que são uma das coisas que o consumidor mais busca em relação às marcas”, finalizou Claudio Lima, CCO da Cheil. Fotos: Divulgação Projeto da Z515 para a marca Benjamin Vicente Varela, da Lew’Lara\TBWA, explicou que a ação para a marca Nissan não faria sentido se o meio usado não fosse o out of home 50 19 de agosto de 2019 - jornal propmark

especial out of home Campinas passa por processo de reorganização da mídia exterior Recentemente, houve licitação para exploração de publicidade de forma ordenada; MOOHB é a responsável por 894 abrigos de ônibus na cidade KELLY DORES Cidade do interior mais importante do estado de São Paulo, Campinas está passando por um processo de reorganização da mídia exterior. Não houve uma Lei Cidade Limpa, como na capital paulista, mas a própria abertura de uma licitação pública para exploração de publicidade de forma ordenada é uma demonstração clara de como o poder público e o mercado publicitário enxergam a mídia OOH. A empresa MOOHB assinou contrato de concessão com a prefeitura de Campinas em julho de 2018, data a partir da qual se tornou responsável pelo fornecimento, implantação, remoção, reposição, remanejamento, manutenção, conservação e limpeza de 894 abrigos de ônibus na cidade, por um prazo de 20 anos, prorrogáveis por mais 10 anos. “Em contrapartida aos serviços prestados, a empresa tem o direito de explorar a publicidade dos mobiliários de maneira exclusiva, e no mesmo formato de mídia OOH utilizado na cidade de São Paulo, por exemplo, o que facilita o trabalho de planejamento dos anunciantes nacionais, que deixavam de investir em Campinas por falta de um formato padronizado, e, consequentemente, contribui com o momento espetacular de crescimento do segmento de mídia exterior no país”, conta André Costa, sócio e diretor- -comercial da MOOHB. O executivo afirma que Campinas foi a “porta de entrada” da MOOHB. “O objetivo da empresa é consolidar outras praças importantes do estado de São Paulo, e, claro, disputar contratos também nas principais capitais do país”. O mercado de OOH em Campinas e região está em pleno desenvolvimento. Com uma população na região metropoli- A MOOHB envelopou mobiliários com peças que imitam sacolas de compras gigantes para divulgar promoção do Shopping Iguatemi “100% dos nossos abrigos possuem tomada usb para recarga de celular” Divulgação tana de 3,1 milhões de pessoas, Campinas é a 10ª maior cidade em investimentos publicitários do país, e ainda possui o 11º maior PIB do Brasil, com potencial de consumo de R$ 37 bilhões por ano, segundo o IPC Maps 2018. “Até a chegada da MOOHB, porém, o mercado estava carente de um formato de mídia OOH organizado e padronizado, que garantisse cobertura e frequência para as campanhas, e ainda permitisse, pela proximidade dos equipamentos com as pessoas, ações interativas, diferenciadas, tecnológicas, garantindo, assim, engajamento entre marcas e consumidores”, ressalta Costa. Segundo o executivo, aos poucos, a MOOHB deve digitalizar parte do acervo, e nele “embarcar” diversas tecnologias. “Por exemplo, 100% dos nossos abrigos possuem tomada USB para recarga de celular. Estamos, também, com um projeto piloto, em um abrigo, com wi-fi grátis para a população. A estratégia é, passada a fase de testes, escalar o projeto. Todas estas tecnologias devem, inclusive, nos auxiliar no levantamento de métricas com base nas mesmas premissas de outras grandes cidades do país, o que colocará Campinas definitivamente no radar dos anunciantes nacionais”, diz Costa. Para o cliente Shopping Iguatemi, em Campinas, por exemplo, a MOOHB buscou transformar os abrigos da cidade em centros de experiência de marca e, de forma impactante, divulgou a campanha 3 dias e meio de loucura. “Com o apoio da Agência Just Live, responsável pelo desenvolvimento da ação, quatro mobiliários foram ‘envelopados’ com peças que imitam sacolas de compras gigantes”, explica o sócio da empresa. jornal propmark - 19 de agosto de 2019 51

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