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edição de 19 de dezembro de 2016

RetROsPectivA

RetROsPectivA 2016/seteMBRO cris duclos vai à Justiça contra vivo Alê Oliveira imbróglio envolvendo Cris O Duclos e o Grupo Telefônica foi o fato corporativo negativo do ano. Jurada da competição Creative Effectiveness, ela foi afastada da posição de diretora de imagem e comunicação da marca Vivo antes de o Cannes Lions 2016 começar. O seu desligamento foi acompanhado de uma onda de especulações com acusações de atividades irregulares em contratos da área de marketing do anunciante atendido pela Y&R, DPZ&T e Africa. As agências assinaram documento conjunto no qual se descolam do problema. No dia 13 de setembro, Cris ingressou com um processo contra a empresa na 33ª Vara de Trabalho, em São Paulo, e conseguiu a reintegração do seu emprego e a abertura de uma sindicância para identificar as prováveis irregularidades, ainda em andamento. Em outubro, a Telefônica anunciou que Amos Genish deixaria a presidência da empresa. Seu sucessor é Eduardo Navarro, que assume em janeiro. LONGO PRAZO As produtoras manifestaram no dia 2 de setembro descontentamento com os prazos de pagamento dos seus serviços. Paulo Schmidt, presidente da Apro (Associação Brasileira de Obras de Audiovisual), afirmou que anunciantes protelam a quitação por até 210 dias. Situação atrapalha finanças do setor. iNtOLeRâNciA A agência nova/sb divulgou a pesquisa Intolerâncias visíveis e invisíveis no mundo digital, publicada na edição de 5 de setembro, que analisou mais de 393 mil posts nas redes sociais. A constação é que o ato de “trollar” se transformou em algo comum ultrapassando o limite da livre expressão. RÁdiO diGitAL Especial do PROPMARK sobre o meio rádio publicado no dia 5 de setembro destacou sua capacidade de mobilidade na era digital. Pesquisa do Kantar Ibope Media mostrou que apenas no 1º semestre o investimento no meio chegou a R$ 2,3 bi. A metodologia do instituto passou a contemplar o online. FÓRUM de MARKetiNG A 7ª edição do Fórum de Marketing, organização da Editora Referência em parceria com o Lide, destacou com o prêmio Ícones da Publicidade Sergio Amado (Ogilvy), Marcos Quintela (Newcomm) e Paulo Giovanni (Leo Burnett Tailor Made). O evento foi realizado nos dias 2 e 3 de setembro. 48 19 de dezembro de 2016 - jornal propmark

etrospectiva 2016/oUtUBro abap tem novo presidente Alê Oliveira Armando Strozenberg, chairman Brasil do Grupo Z+ de Comunicação (operação do Grupo Havas no país) assumiu a presidência nacional da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), no dia 19 de outubro, no lugar de Orlando Marques, que se afastou depois de três anos para assumir um projeto de consultoria no Ibope. Strozenberg ocupava na entidade o cargo de primeiro vice- -presidente e ficará na presidência até o segundo trimestre de 2017. Em um ano complexo e de crise, Strozenberg manteve a agenda de seu antecessor e afirma que o papel da entidade é “atuar firme para que a agência de publicidade tenha o papel que precisa e merece ter no mercado; estimular o fairplay na competividade entre produtos e serviços; defender a liberdade de expressão comercial; e apoiar, junto com anunciantes e veículos, os princípios que norteiam o modelo brasileiro de propaganda; além de jamais abrir mão da ética.” Fee As formas de remuneração das agências estão cada vez mais diversificadas e o fee ganha força como formato de negociação recorrente. A discussão foi manchete da edição de 19 de outubro do PROPMARK. O executivo Luis Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil, calcula que 90% das receitas têm origem nessa métrica e o restante vem de outras combinações como o chamado “success fee”. David Laloum, presidente da Y&R, esclareceu que o fee é uma forma de remuneração de vários clientes, mas o volume proveniente de compra de mídia ainda é a maior fonte de receita. relevância A Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) escolheu para seu fórum, realizado na sede da ESPM, em São Paulo, no dia 20 de outubro, o tema Reinvenção e Relevância. Em uma era marcada por formatos multiplataforma, publishers precisam dar atenção às novas formas de consumo de mídia para garantir relevância. A recomendação é do executivo Frederic Kachar, diretor-geral de mídia impressa do Grupo Globo e então presidente da Aner. Entre os palestrantes estavam Walter Longo, do Grupo Abril, que defendeu que o digital veio para se associar ao papel. estereótipos Discursos racistas, sexistas e machistas na publicidade estão entre as principais queixas junto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que é claro nas questões relativas à respeitabilidade. Na edição de 31 de outubro, o PROPMARK mostrou que a agência Heads realizou o estudo TodXS - uma análise da representatividade na publicidade brasileira, e o principal resultado do estudo foi que tanto a publicidade exibida na TV como posts no Facebook seguem reforçando estereótipos e não representam a diversidade de raça e gênero da sociedade. jornal propmark - 19 de dezembro de 2016 49

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