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edição de 19 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA

RETROSPECTIVA 2016 Google revela os assuntos mais pesquisados durante este ano Levantamento trouxe resultados já esperados; no Top 10 Brasil, por exemplo, se destacam o Pokémon Go, Jogos Olímpicos e Big Brother Se você pudesse apostar em quais foram os termos mais procurados do Google no Brasil em 2016 provavelmente não apostaria em “preguiça de três dedos”, “pochete” ou “granola”, certo? Pois estas foram apenas algumas das palavras que tiveram aumento extraordinário nas buscas em janeiro, julho e setembro, respectivamente. Como de praxe, o Google Trends divulgou as buscas do Brasil e do mundo em diversas categorias neste ano, trazendo resultados surpreendentes e também assuntos mais previsíveis. No Top 10 Brasil, por exemplo, estrelaram o game Pokémon Go, Jogos Olímpicos e o Big Brother. As Olimpíadas aparecerem em diversas categorias, entre elas a de esportistas, em que todos os nomes competiram no Rio de Janeiro, em agosto. Destaque para o ginasta Arthur Nory, medalha de bronze no solo. Na categoria “Pessoas”, o ex- -presidente Lula encabeçou a lista, refletindo o momento político e econômico do país com as denúncias da operação Lava Jato. Em segundo lugar figurou a apresentadora Ana Hickman, que so- Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação O nadador Michael Phelps é o maior atleta olímpico da história com 28 medalhas freu tentativa de assassinato por um fã, em maio. A morte de David Bowie, em janeiro, também movimentou a internet. A busca dos brasileiros por explicações para determinados fatos gerou resultados curiosos no levantamento. “Por que Geraldo Luiz saiu da Record”; “Por que o Reino Unido quer sair da União Europeia” e “Por que Monica Iozzi vai sair do Video Show” evidenciaram o interesse por assuntos ligados a programas de TV e política internacional. Na categoria “O que é”, o termo mais buscado foi “crush”, palavra herdada do aplicativo Tinder, usada para indicar a pessoa amada ou o paquera. “O que é amor” e “O que é substantivo” ficaram na sequência, respectivamente, como os mais buscados. Não menos importante, a categoria “como fazer” também revelou peculiaridades brasileiras. “Como fazer amoeba”, também conhecida como “geleca”, foi líder no segmento, seguida por “como fazer inscrição Enem 2016” e “como fazer crepioca”, lanche que se tornou bastante popular no mundo fitness como opção ao pão francês nas dietas. Globalmente, assuntos mais esperados integraram as pesquisas, como novamente o game Pokémon Go, o lançamento do Iphone 7 e a eleição de Donald Trump para a Presidência norte- -americana. O candidato republicano também integrou a categoria “Pessoas”, ao lado da concorrente democrata Hilary Clinton e do nadador Michael Phelps, maior atleta olímpico da história, com 28 medalhas. Fotos: Reprodução Larga-me... Deixe-me gritar!... A frase faz parte de um dos icônicos anúncios do Xarope São João, mas poderia resumir o sufoco enfrentado pelo Brasil em 2016, ano conturbado por problemas políticos e econômicos que afetaram o desenvolvimento de negócios publicitários e de outras atividades do marketing. O estúdio Lightfarm, a convite do PROPMARK, fez releitura da ilustração da campanha do xarope, que teria sido criada em 1900, adaptando a peça original à retrospectiva deste ano. O trabalho mostra a imagem de um homem “sufocado” pelos sintomas de problemas respiratórios acompanhado de uma medalha que destaca os Jogos Olímpicos Rio 2016, um dos principais acontecimentos deste ano no Brasil. O xarope São João foi distribuído durante várias décadas em São Paulo pelo laboratório Alvim & Freitas, responsável por outros sucessos como o Creme Rugol e a Loção Brilhante. No fim dos anos 1980, no entanto, a patente passou para as mãos da União Química Farmacêutica. Mas, desde 2009, não se tem notícias do medicamento nas farmácias e drogarias do país. 52 19 de dezembro de 2016 - jornal propmark

marcas Volkswagen mantém almapBBDO como fornecedora de publicidade Montadora alemã está na carteira de negócios da agência há 60 anos AlmapBBDO manteve a A conta da montadora alemã Volkswagen, que está desde 1956 na carteira de negócios da agência. A Almap continuará com toda a comunicação do anunciante, tanto offline quanto digital. A concorrência teve início em abril deste ano com o convite formalizado às agências. A disputa envolveu a holding WPP, de origem inglesa, com as marcas Y&R e Ogilvy & Mather. A norte-americana Omnicom participou da disputa com a Almap e a DM9DDB. A rede DDB coordena a conta global do anunciante que investiu no Campanha para o modelo Voyage, criada pela AlmapBBDO ano passado cerca de R$ 784 milhões no Brasil, segundo o ranking de investimentos bru- Divulgação tos em mídia do Kantar Ibope Media. As agências The Group Comunicação, Proximity (marca do Omnicom representada pela AlmapBBDO), Fábrica de Comunicação, Wunderman e Rapp disputam a área de CRM (Customer Relationship Management), cujo resultado ainda não saiu. A The Group é a atual fornecedora de serviços de CRM da Volkswagen. A conta digital foi disputada também por CuboCC, Wunderman e F.Biz. A Almap é liderada pelos sócios Luiz Sanches (diretor-geral de criação), Cintia Gonçalves (diretora-geral de planejamento) e Rodrigo Andrade (diretor de negócios e operações). NUNCA A DIFE RENÇA FEZ TANTA DIFE RENÇA 21º FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO DE 7 A 9 DE JUNHO DE 2017 INSCREVA-SE PELO SITE FESTIVALGRAMADO.COM.BR AFF-23793-010-MeM 217_155cm.indd 1 12/9/16 18:16 jornal propmark - 19 de dezembro de 2016 53

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