Views
6 years ago

edição de 19 de fevereiro de 2018

  • Text
  • Fevereiro
  • Jornal
  • Marca
  • Brasil
  • Propmark
  • Mercado
  • Marcas
  • Mundo
  • Empresa
  • Grande

Beyond the line

Beyond the line Bem-vindo, 2018! Ainda bem que o Carnaval deste ano foi realizado no início de fevereiro trendobjects/iStock Alexis Thuller PAgliArini Pois é, convencionou-se estabelecer o início do ano para a primeira semana pós- -Carnaval. Ainda bem que o Carnaval deste ano foi realizado no início de fevereiro. Assim, a gente começa o ano pra valer mais cedo. Tirei um período de descanso apenas na semana de Natal e Ano Novo e mais alguns poucos dias. Então, estou na labuta desde a segunda semana de janeiro. É um período bom para organizarmos a vida, limparmos entulhos – principalmente digital –, nos enchermos de esperança e coragem e agarrar o touro 2018 à unha. Aí você se prepara, arregaça as mangas e... Vamos lá! Não, meu rei, o ano ainda não começou... Só depois do Carnaval. Não sei você, mas eu tenho uma grande dificuldade de encontrar interlocutores para tocar projetos e atividades no primeiro bimestre. A impressão que dá é que está todo mundo de férias. Nada contra! Temos mesmo é de descansar e é bom aproveitar os momentos de baixa. Mas, felizmente, as coisas não são assim para todos. Porque a economia precisa girar sem parar, certo? Eu fui gerente de promoções e eventos de uma grande empresa de refrigerantes e esse período de verão era um dos mais bombados para nosso negócio. Então, não tinha descanso, não. Era pauleira pura desde o primeiro dia do ano. Quantas empresas estão ativando suas marcas durante o verão? E neste Carnaval? Aliás, é impressionante observar o que se tornou o Carnaval de rua de São Paulo e do Rio de Janeiro. O de São Paulo é ainda mais impressionante. Já se fala no maior Carnaval do Brasil, em número de pessoas participando. Para quem estava acostumado a ver o paulistano fugindo do marasmo da cidade nesta época, a surpresa é grande. São tantos blocos e tanta gente consumindo, que os hotéis, bares e restaurantes estão sorrindo de orelha a orelha. E as marcas que conseguiram identificar e pegar carona nesse fenômeno descobriram mais uma forma de se vincular a um movimento de grande prazer para um grande grupo de pessoas. Mas nem só de Carnaval vive o primeiro bimestre. Fora do Brasil, já ocorreu o maior evento de varejo do mundo, a NRF (National Retail Federation), em Nova York, para onde vão muitos profissionais brasileiros ligados a esse setor. Para os ligados em inovação e eletrônica, foi realizada a CES, na primeira quinzena de janeiro, em Las Vegas. Também fora do Brasil, ocorreu o SuperBowl, a superlativa final do futebol americano, este ano realizada em Minneapolis. O evento continua atraindo mega-anunciantes, capazes de arcar com o custo de inserção comercial considerada a mais cara do mundo. O interesse dos brasileiros pelo evento é crescente. Segundo a organização, brasileiros estão em quarto lugar entre os compradores de ingressos. E a audiência da transmissão para o Brasil cresceu mais de 25%. Já em plagas tupiniquins, tivemos o maior evento de celebração digital do Brasil: a Campus Party, em São Paulo, evento que atrai nerds, gamers e curiosos digitais de todo o país. Lá no Sul do Brasil, tivemos mais uma edição do Planeta Atlântida, festival musical tradicional, organizado pela RBS, já na sua 23ª edição, contando com ativação e patrocínio de grandes marcas. Tudo isso pra dizer que o mercado não fica esperando o Carnaval passar. As pessoas continuam consumindo – algumas só mudam o local de consumo. No campo da economia, já tivemos um solavanco grande com uma queda histórica da bolsa de Nova York, repercutindo no mundo inteiro, inclusive por aqui. O motivo é inusitado: a economia está aquecida demais por lá, o que pode causar aumento de juros, para frear uma potencial inflação. Gostaria de ter esse problema por aqui... No campo da política... Melhor deixar pra lá. Apesar da enorme turbulência, Brasília só se agita mesmo agora que o Rei Momo foi descansar. Então, é isso: bem-vindo, 2018! Que todas as previsões otimistas se confirmem e tenhamos todos um ótimo ano! Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) alexis@fenapro.org.br 36 19 de fevereiro de 2018 - jornal propmark

digital Vocs quer popularizar realidade virtual em experiências real time Empresa de tecnologia é fornecedora oficial do Facebook para transmissões ao vivo e espera expandir atuação na AL e Europa Danúbia Paraizo As transmissões ao vivo têm ganhado força na estratégia das marcas que buscam novos pontos de aproximação com o público. Como forma de ampliar seu alcance e trazer engajamento para grandes eventos, marcas como Coca-Cola e McDonald’s, entre outras, apostam não apenas no streaming para gerar discussões nas redes sociais, mas na combinação de recursos como realidade virtual, realidade aumentada e transmissões 360º para experiências mais completas. No Brasil, a Vocs é a parceira oficial do Facebook para esses formatos de conteúdo. A empresa de tecnologia está no mercado desde 2005 e, de lá para cá, tem se especializado em aprimorar a experiência de marca para os consumidores por meio do streaming ao vivo. Para o Rock in Rio do ano passado, por exemplo, a empresa desenvolveu as primeiras máscaras de realidade aumentada da América Latina utilizando o AR Studio, ferramenta que integra o recurso camera effects platform do Facebook. A tecnologia permite que artistas criem as próprias experiências de realidade aumentada para a câmera do Facebook, como molduras animadas, máscaras e efeitos interativos que respondem ao movimento e às ações dos espectadores durante transmissões ao vivo. “Hoje somos, no Brasil e na América Latina, a única empresa homologada, parceira oficial do Facebook para transmissões de live. A nossa relação começou nas Olimpíadas do Rio. O Facebook Live tinha sido lançado há menos de um ano. Estava todo mundo usando em casa, mas as grandes marcas só estavam namorando. Queriam entrar, mas tinham receio porque até então nenhum louco tinha feito ainda”, lembra Leonardo Fer- Leonardo Ferro e Valter Cavalcanti, sócios da Vocs, celebram parcerias com marcas no Brasil, mas buscam crescimento internacional ro, sócio da Vocs. A empresa foi responsável pelo primeiro projeto de transmissão ao vivo no Facebook com uma ação da Coca-Cola, patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 2016. Na Parada Coca-Cola, o objetivo foi levar para todos os que não estivessem no Rio de Janeiro a experiência de participar do evento esportivo. Para isso, foram transmitidos na página oficial da marca no Facebook shows exclusivos ao vivo com apresentação de influenciadores. A ação foi desenvolvida pela agência Mutato com execução e parte técnica feita pela Vocs. Mais recentemente, em janeiro deste ano, um outro live tomou conta do Facebook. Em campanha da DM9DDB, o McDonald’s lançou uma moeda de 400 kg direto de um porta- -aviões desativado, no Texas, “Hoje somos, no Brasil e na américa latina, a única empresa Homologada, parceira oficial do faceBook para transmissões de live” Divulgação para determinar se o novo Big Mac Bacon era de fato um Big Mac. O cara ou coroa gigante foi transmitido ao vivo pela Vocs. “Quando a gente fala de live, não é só conteúdo. Você precisa entender muito de internet e de redes. Não são skils que você tem normalmente em produtoras. Mas isso tende a mudar porque a tecnologia permeia todas as áreas. Nosso diferencial é que já nascemos com isso no DNA”, destaca Valter Cavalcanti, sócio da empresa. Já pensando no potencial do mercado, a empresa acaba de inaugurar operação em Barcelona. “Estamos vivenciando uma demanda crescente de clientes por projetos de live na Europa. A eminência da Copa do Mundo e outros projetos nos deram a convicção de que o timing era correto”, finaliza Cavalcanti. jornal propmark - 19 de fevereiro de 2018 37

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.