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edição de 2 de abril de 2018

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Mercado “o Brasil é visto como um país multicultural, de inúmeras Belezas naturais, com o povo mais legal do mundo” A Holland Alliance mostra atrações além de Amsterdã para o turista brasileiro Visit California divulga atrações como o balonismo no Vale do Napa Fotos: Divulgação Brasileiros pelo MuNdo Assim como o Brasil busca manter uma boa imagem para atrair os turistas estrangeiros, muitos países investem em comunicação por aqui para convencer os viajantes que é uma boa passar uns dias no país. O Peru, por exemplo, tem uma campanha, assinada pela Young & Rubicam, para fortalecer o posicionamento do país como um destino cultural, natural, de aventura e de gastronomia, traduzida para o português. Peru, o país mais rico do mundo busca mostrar a variedade de experiências turísticas que nosso país oferece, associada à nossa cultura ancestral e natural, rodeada de autenticidade, que é o que faz do Peru um destino singular”, fala María Soledad Acosta, diretora da direção de promoção do turismo de Promperú (Comissão de Promoção do Turismo para a Exportação e o Turismo). De acordo com a executiva, o Brasil é um mercado prioritário para o país. “Esperamos um crescimento de 9% nas chegadas internacionais neste ano e de 10% para o mercado brasileiro”, afirma. O Turismo da Nova Zelândia também olha para o Brasil com bons olhos e mantém uma equipe no consulado, em São Paulo, dedicada a trabalhar a comunicação na América do Sul, sempre alinhada com a marca 100% Pure New Zealand, criada em 1999 e usada no mundo inteiro. A publicidade aqui é feita pela Sapient AG2. Ações diferenciadas para chamar a atenção do público- -alvo estão no planejamento dos destinos. Aruba, por exemplo, aproveitou o Dia Internacional da Felicidade, comemorado em 20 de março, para estabelecer uma conexão emocional com o público. “Os bebês nascidos nessa data especial foram presenteados com uma viagem completa para toda a família curtir o aniversário de um ano da criança na ilha. Isso não só gerou para nós um material institucional em formato dedeo, como oferece uma experiência inesquecível para o consumidor, que começa a atrelar Aruba a essa vivência única”, fala Carlos Barbosa, diretor da autoridade de turismo de Aruba no Brasil. Projetos em parceria com veículos também costumam dar bons resultados. A Nova Zelândia, por exemplo, é um dos países que, além de uma campanha forte em digital, apostaram recentemente em TV. O programa Lugar Incomum, do Multishow, teve uma temporada inteira dedicada ao país. A Edelman, agência que coordenada e implementa o trabalho de promoção do Visit California no Brasil, investe também em branded content e cobrandings. “Nos desafiamos sempre a desenvolver projetos de comunicação que integrem todas essas disciplinas, gerando desejo, engajamento e conversão, num mesmo projeto”, fala Camila Anauate, líder do núcleo de turismo da Edelman Brasil. O projeto California Ongoing, por exemplo, feito em parceria com a Globo, divulgou o estado nos programas de esporte da emissora. Além da Califórnia, a Edelman é a agência de PR da Austrália, da Holland Alliance no Brasil e faz a promoção do Ministério do Turismo de Israel. Mostrar que o país tem muita mais do que o lugar-comum costuma apresentar é uma das táticas usadas pela Austrália. “Sem dúvida mostrar a diversidade do destino, todas as possibilidades que ele oferece. No caso da Austrália, também ressaltar que o país tem muito mais do que a maioria dos brasileiros conhece, que é a natureza exuberante, as praias e ícones como a Opera House de Sydney”, diz Camila. Israel também tem o objetivo de se tornar mais conhecido dos brasileiros. “Muitas de suas características ainda são desconhecidas pela maioria dos brasileiros, então temos como objetivo ampliar o conhecimento sobre Israel e suas atrações turísticas, desmistificar o país como um destino não seguro para seus visitantes, inspirar os brasileiros a conhecer Israel por meio de sua herança histórica e cultural trazendo o lazer sempre combinado ao turismo na Terra Santa”, fala Camila. A Holland Alliance, formada pelo órgão de turismo da Holanda, o aeroporto de Amsterdã e a KLM, se preocupa em divulgar os aspectos culturais, o estilo de vida e as belezas naturais da Holanda, se apoiando na praticidade de se viajar pelo país de trem ou ônibus, além de apresentar aos brasileiros as atrações de outras cidades no país fora de Amsterdã, que oferecem experiências tradicionais e autênticas holandesas. TeNdêNcias A Edelman e a Panrotas divulgaram recentemente um estudo sobre as tendências para o mercado local. A primeira orientação do relatório 10 Tendências para Viagens e Turismo na América Latina em 2018 se refere à importância da América Latina para o setor. A dica não é infundada. De 2016 para 2017, o número de estrangeiros que visitou a região foi de 3,7 milhões para 4,1 milhões, um aumento de 11,1%, de acordo com dados do Departamento de Polícia Federal e do Ministério do Turismo brasileiros. Esse aumento, inclusive, foi um dos propulsores do crescimento dos visitantes no Brasil. 14 2 de abril de 2018 - jornal propmark

Mídia Globo faz 50 anos em Minas Gerais e reflete sobre o jeito mineiro de ser Equipe de comunicação da emissora criou campanha, composta de filmes que contam com locução da atriz - mineira - Débora Falabella Claudia Penteado cotidiano do mineiro, sua O personalidade e valores são explorados na nova campanha da Globo, que comemora 50 anos de presença em Minas Gerais. A equipe de comunicação da emissora criou campanha composta por dois filmes, que contam com a locução da atriz Débora Falabella - que é natural de Minas Gerais. O conceito da ação é Globo. Junto com você por uma vida mais mineira e apresenta a reflexão sobre a perspectiva do povo mineiro, que, como costuma dizer a própria Débora Falabella, é mais calmo do que a média das pessoas e “tem um tempo diferente de ver as coisas”. “É comum nas cidades mineiras, ao encontrar um colega na rua, parar, sentar em um barzinho e colocar todo o papo em dia, sem pensar nos compromissos das horas seguintes. Correria para os mineiros, só se for durante a prática de esporte - a maioria realizada ao ar livre. Transformar a cozinha em sala de estar, só pela vontade de passar algumas horas a mais na companhia da família e dos amigos, faz parte do jeito mineiro”, descreve Débora. Leandro Castilho, diretor de criação da comunicação Globo, fala que faz parte dos ativos da Globo pesquisar, conhecer e se Uma das peças da campanha sob o conceito Junto com você por uma vida mais mineira aprofundar no comportamento da sociedade brasileira, como forma de fortalecer a sintonia e a conexão com ela e que, com a campanha da Globo para Minas, não foi diferente. “Procuramos identificar as características mais perenes dos mineiros e percebemos que eles sempre foram e buscam o que atualmente a maioria das pessoas Divulgação “O mundO, sem saber, está buscandO ser um pOucO mais mineirO” busca também. O mundo, sem saber, está buscando ser um pouco mais mineiro”, disse. O casting de cerca de 35 pessoas e a produção foram escolhidos em Minas, e as gravações do filme foram realizadas com tecnologia 4K, em parceria com a Brokolis, nas cidades de Nova Lima e Belo Horizonte, passando por pontos turísticos da capital mineira, como Pampulha, Praça da Liberdade e Sapucaí. Para as vinhetas foram escolhidos temas como cidadania, gastronomia, mineiridade e esporte, para enaltecer e divulgar os valores do estado, segundo explicou Marcelo Ligere, diretor regional e de negócios da Globo Minas. A campanha também será veiculada nas TVs de ônibus locais e inclui web banner na Globo.com, posts nas mídias digitais, bolachas de chope em restaurantes e anúncios em traseiras de ônibus. Na semana passada, houve em Belo Horizonte o evento de lançamento da ação, que entrou na programação local no último domingo (1º). A direção de criação da campanha é de Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho. Assinam a criação André Paiva e Fábio Leão. tititititi tititi tigtititititititi ti qtiti titititi titititititititititititi tititititi titititititititititi! Btitititititi titititititititi titititititititi titititititi ti tititititi tititititititititi tititititititititi titititititititi titi titititititititi titi titititititititititi ti titititititititititi titi tititititititi titititi titi ti tititititititi titi tititititititititi tititititi tititititi jornal propmark - 2 de abril de 2018 15

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