mercado Livro aborda regulação da publicidade para as crianças no país e no mundo Publicação apresenta resultados de estudo sobre os princípios e os modos de operação dos sistemas em outros países, como a Inglaterra Felipe Turlão especial para o propMArK Com a meta de contribuir para o debate sobre a regulação da publicidade infantil no Brasil, o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, se aliou à Andi – Comunicação e Direitos para lançar o livro Autorregulação da Publicidade Infantil no Brasil e no Mundo, pela Editora Verbatim. A publicação apresenta os resultados de um estudo sobre os princípios estruturantes e os modos de operação dos sistemas autorregulatórios de publicidade infantil do Reino Unido, França, Austrália, Canadá e União Europeia. A captura de informações e a análise dos resultados foram feitas pela Harvard Law & International Development Society, a LIDS, da Universidade de Harvard (Estados Unidos). O foco da obra são as restrições impostas ao marketing de produtos alimentícios não saudáveis, através de conteúdos que discutem também as possíveis opções no cenário legal brasileiro e algumas iniciativas em curso promovidas por anunciantes e mercado publicitário. “O objetivo é suscitar o debate e servir de referência para análise do que está sendo feito no Brasil”, explica Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa Criança e Consumo, do Alana. A conclusão geral do livro é que existem muitos modelos de regulação construídos no mundo, e o brasileiro é diferente deles, já que, aqui, a questão da publicidade infantil é pautada por regras estatais, através da Constituição Federal e outros mecanismos, e por uma autorregulamentação promovida em instâncias como o Conea (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). “O livro mostra como o sistema corregulatório, com regulamentação Ekaterine Karageorgiadis: livro mostra como sistema corregulatório funciona melhor quando há uma base legal estatal e autorregulamentação, funciona melhor quando há uma base legal para sustentar o mercado. Como é o caso que ocorre na Inglaterra”, explica. O Alana já havia apoiado o lançamento de outro livro há alguns anos, daquela vez com foco em modelos de regulação estatal. Uma das iniciativas brasileiras de autorregulamentação consideradas bem-vindas, embora com algumas ressalvas de Ekaterine, é o recente Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças, em que a KPMG monitora se há publicidade de produtos que não atendam aos critérios nutricionais preestabelecidos para crianças menores de 12 anos. Onze empresas aderiram ao pacto e, de acordo com a análise independente, houve 100% “O ObjetivO é suscitar O debate e servir de referência para análise dO que está sendO feitO nO brasil” Divulgação de aderência ao compromisso das peças veiculadas na televisão. O índice é de 97% em cinema, e 98,6% na internet. Uma das ponderações da coordenadora do Criança e Consumo é que a iniciativa proíbe apenas determinados alimentos, quando todos os tipos deveriam evitar exposição às crianças. Durante o evento de lançamento do livro, realizado na semana passada, houve debate envolvendo Isabella Henriques (diretora de Advocacy do Alana) e Veet Vivarta (consultor da ANDI), organizadores do livro, além de Calixto Salomão (professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo), Pedro Hartung (coordenador do programa Prioridade Absoluta) e Ekaterine, autores do livro. 8 2 de abril de 2018 - jornal propmark
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