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edição de 2 de março de 2020

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cANNes 2020 Netflix e Amazon participam das sessões do festival pela primeira vez Microsoft e Burger King, vencedor do Grand Prix de Titanium e nomeado o Anunciante do Ano em 2019, também têm apresentações confirmadas Cannes Lions Festival Internacional O de Criatividade divulgou as primeiras sessões de 2020, que contam com a participação de marcas como Netflix, Amazon, Burger King e Microsoft, além das lendas da propaganda David Droga e Rob Reilly, chairman da Droga5 e chairman global de criação do McCann Worldgroup, respectivamente. Vencedor do Grand Prix de Titanium na edição passada de Cannes e nomeado o Anunciante do Ano em 2019, o Burger King terá o brasileiro Fernando Machado, global chief marketing officer, comandando a sessão da marca no festival, intitulada Don’t F*ck It Up, em que ele explica sobre o ativismo e resultados da marca. Esta será a primeira que vez que a Netflix, maior serviço de streaming do mundo, estará no Cannes Lions. Ranqueada como a primeira marca de maior crescimento nos Estados Unidos em 2019, Netflix vai compartilhar como construiu um negócio global. “Nossa missão é criar história que os usuários amem. Nós não queremos vender histórias para eles. Queremos que eles se tornem parte disso”, falou Netflix terá Jean Tanis, global marketing creative lead, no palco do festival Kon Karampelas/Unsplash Jean Tanis, global marketing creative lead da Netflix, que estará no palco do festival, ao lado de Chris Breen, chief creative officer da Chemistry. A gigante de tecnologia Amazon também fará a sua estreia no palco de Cannes este ano. Claudine Cheever, head of global brand and advertising da Amazon, vai abordar as estratégias para construir uma marca sustentável e autêntica. Projeto leva alunos de universidades da periferia para o evento este ano PerifaLions vai pagar viagem para dupla de criação vencedora, além de garantir vagas de estágio e bolsas de estudo por um ano Criado em 2019 pelas publicitárias Letícia Rodrigues, diretora de arte da Wunderman Thompson, e Irina Didier, gerente de estratégia da ID\TBWA, e pelo professor Flávio Salcedo, o PerifaLions, um projeto sem fins lucrativos e totalmente independente, quer dar visibilidade às ideias criativas de estudantes dos cursos de comunicação social e design de universidades localizadas nas periferias da cidade de São Paulo. Com o objetivo de destacar e reconhecer os jovens talentos, os premiados terão a chance de se conectarem diretamente com grandes profissionais das agências, ao serem levados, com tudo pago, para o Festival de Criatividade de Cannes. O prêmio envolve três etapas, sendo a pri- Objetivo do projeto é reconhecer jovens talentos Divulgação meira considerada a fase de inscrição das duplas, que será realizada até 12 de março. Para participarem, deverão acessar o site do programa. Já na segunda parte, a partir do dia 13 de março, as duplas inscritas precisarão criar uma campanha publicitária partindo de um briefing fornecido sob mentoria de profissionais parceiros. A dupla vencedora vai participar do Festival Internacional de Cannes 2020 e conquistará uma vaga de estágio remunerado garantida por um ano. A premiação também contempla o 2º e o 3º lugar, com vagas de estágio e bolsas de estudo. O PerifaLions já recebe o apoio da Wunderman Thompson, ID/TBWA, Mutato, BETC/ Havas, Publicis, CP+B, Purple Cow, W3Haus, WMcCann, Live, Escola Cuca e Unasp. 24 2 de março de 2020 - jornal propmark

D&AD 2020 “Quando uma ideia é boa mesmo, ela será unanimidade” Divulgação Pela primeira vez no júri do D&AD Awards, que este ano será realizado entre os dias 19 e 21 de maio, em Londres, Mariana Borga afirma que sempre admirou o festival e o critério rigoroso dos prêmios concedidos por ele. “Por isso, fiquei muito honrada com o convite”. Nesta entrevista, a diretora de criação da Wieden + Kennedy São Paulo fala sobre ideias fortes, critérios e conta que está pesquisando sobre a categoria que vai julgar, Edição, por ser um júri técnico. “Espero ver trabalhos em que a edição está a favor da ideia e é fundamental para sua construção. A edição não pela edição, mas como peça fundamental de um quebra-cabeças que já é muito bom”, revela ela. Confira a seguir o depoimento da criativa. Kelly Dores PRIMEIRA VEZ Esta é a primeira vez que vou participar do D&AD como jurada. Sempre admirei o festival e o critério rigoroso dos prêmios concedidos por ele. Por isso, fiquei muito honrada com o convite. CRAFT Acho que já é tradição o D&AD homenagear trabalhos que têm um cuidado extra na execução, no craft. E isso é muito bom para a indústria como um todo, porque são esses detalhes que muitas vezes despertam no consumidor a empatia pela mensagem que a marca quer passar. Uma direção de arte incrível, uma tipografia especial ou uma edição precisa, que funciona como uma costura invisível, podem transformar uma boa ideia em algo espetacular. PRÊMIOS Os festivais têm procurado responder um pouco a esta questão que coloca em xeque a relevância deles para o mercado, seja diminuindo o número de troféus concedidos, mudando a forma como recebem e discutem a indústria ou como propagam seus vencedores. Independentemente do grau de relevância entre um e outro, quando uma ideia é boa mesmo, ela será unanimidade em todas as premiações. E, como costuma acontecer com boas ideias, ela vai crescer e se conectar com mais pessoas a cada homenagem recebida. júRIS Normalmente não me preparo para participar de júris em festivais. Não fico pedindo para as pessoas me adiantarem o que verei quando estiver no júri. Mas, desta vez, como estarei em um júri técnico, cuja especialidade não é a minha, vou dar uma pesquisada sobre como a categoria funcionou nos anos anteriores. EDIÇÃO Espero ver trabalhos em que a edição está a favor da ideia e é fundamental para sua construção. A edição não pela edição, mas como peça fundamental de um quebra-cabeças que já é muito bom. Pelo que entendi, a categoria abrange edição de filmes publicitários (quer tenham veiculado no digital, na televisão ou no cinema), edição para Mariana Borga: “O Brasil sempre belisca os seus Lápis, não é mesmo?” “estamos na era do ‘não há regra e todos os jeitos são possíveis’, inclusive na edição” conteúdo de marca (de ficção ou não-ficção) e o que chamam de On-Air Branding, que inclui promoções de programas de TV, promoções de filmes, sequências de títulos de TV e cinema, identificadores e chamadas. PRé-REQuISITOS Viva la Vulva (criada pela AMVBBDO Londres para a marca de produtos femininos Essity), por exemplo, esteve entre os grandes vencedores do ano passado. Se esse é o olhar do júri, a campanha precisa ter, antes de tudo, uma ideia forte. TEnDÊnCIAS Talvez um editor possa ser mais assertivo na resposta, mas, pela pequena pesquisa que eu realizei, estamos na era do “não há regra e todos os jeitos são possíveis”, inclusive na edição. InDúSTRIA Acho que países com uma indústria cinematográfica forte têm tendência a mostrar melhor desempenho nas categorias técnicas. BRASIl O D&AD é um festival bastante difícil, um dos mais. Mas o Brasil sempre belisca os seus Lápis, não é mesmo? APOSTAS O trabalho de Nike em 2019 foi excelente. Sei que sou pouco idônea para falar de Nike (a Wieden + Kennedy atende a marca), mas aposto neles. jornal propmark - 2 de março de 2020 25

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