Views
5 years ago

edição de 20 de agosto de 2018

  • Text
  • Mercado
  • Propmark
  • Brasil
  • Agosto
  • Jornal
  • Campanha
  • Ainda
  • Nova
  • Anos
  • Profissionais

HOJE NÃO VAMOS ANUNCIAR

HOJE NÃO VAMOS ANUNCIAR NOSSOS CARROS, VAMOS ANUNCIAR NOSSOS PRÊMIOS. OBRIGADO, COLUNISTAS SÃO PAULO. ESTAMOS TRABALHANDO PARA FAZER JUS AO INNOVATION THAT EXCITES QUE ESTÁ EM NOSSA MARCA. NISSAN ANUNCIANTE DO ANO A GRANDE DESPEDIDA GP EM PROMO OURO E PRATA EM FILME O CAÇADOR DE NUVENS OURO EM TÉCNICA/DIREÇÃO DE ARTE PRATA EM TÉCNICA/EFEITOS VISUAIS PRATA EM FILME BOLT VS FLAME PRATA EM DIGITAL nissan.com.br /nissanbrasil @Nissan_Oficial Nissan_Brasil /nissanoficial No trânsito, a vida vem primeiro.

editorial Armando Ferrentini aferrentini@editorareferencia.com.br Milhões de uns recuperação judicial requerida pela Abril e já deferida pela Justiça A dará fôlego à tradicional editora do nosso mercado, para se recompor financeiramente, ajudada pelas medidas de contenção autoimpostas pela empresa, sob nova direção administrativa. Uma das mais importantes delas foi a de descontinuar títulos deficitários, bancados pela parte boa da Abril, o que não tem mais sentido nos dias de hoje. Títulos editoriais são produtos e como tais devem ser encarados pela “fábrica”. Não se pagando, devem sair da linha de produção. Essa é uma verdade tão velha quanto o mundo, mas nem sempre obedecida por empreendedores sentimentais e nostálgicos. Podemos acrescentar também orgulhosos, mesmo que seja o chamado orgulho saudável. Quem conhece a história da Abril e sua importância para o desenvolvimento cultural do país, além da sua valiosa contribuição para o aperfeiçoamento dos diversos mercados sobre os quais atua e tem influência (com destaque para o mercado publicitário), sabe que se trata de um grupo empresarial que não pode e não deve sucumbir. Embora o momento não seja ainda de todo favorável às casas editoras, vítimas de várias formas de crises encavaladas (à crise provocada pelo crescimento digital, somou-se a crise político-econômica que ainda perdura em nosso país, onde uma greve de dez dias de caminhoneiros consegue causar um estrago incalculável à economia), há, sim, uma luz no fim do túnel e esta pode ser através das eleições de outubro, caso tenhamos sorte em nossas escolhas diante das urnas. Rememorando nossa história, deparamo-nos com muitas crises terríveis nos momentos enquanto duraram, mas que acabaram sendo superadas e o país progredindo. Não deverá ser diferente desta vez, quando um novo tempo nos acena. Não sentiremos saudades dos dias atuais, mas eles poderão servir de lembrança para que não se cometam os mesmos erros de uma década e meia para cá, quando o povo se deixou levar pela farsa de um populismo engendrado por atores mambembes e oportunistas. O Brasil tem tudo para dar certo, mas, para que isso ocorra, torna-se mais que necessário aumentarmos de forma provavelmente jamais vista em nossa História, nossos diversos níveis de exigência. O povo, os milhões de uns, como bem afirma a Globo em sua publicidade, tem de ser servido e não servir. Tem de abraçar de forma definitiva o papel que lhe cabe de ator principal do nosso dia a dia e não mais se conformar com o ridículo papel de caudatário das mazelas vindas de cima para baixo, na estrutura político-administrativa do país. *** Em evento que reuniu cerca de 250 publicitários no bufê Limelight (SP), foram entregues os prêmios na última segunda (13) aos vencedores da versão 2017 do Colunistas Brasil e São Paulo, em cerimônia que marcou o cinquentenário do Colunistas, premiação iniciada em 1967/68 por três jornalistas que escreviam sobre propaganda em colunas de jornais. Aos precursores (Cicero Silveira, Eloy Simões e este editorialista), somaram-se outros em seguida, aumentando o número de jurados e possibilitando, com a vinda de colunistas de outros estados, a criação de regionais da celebrada premiação. A presente edição do PROPMARK reproduz em três páginas o que foi essa prestigiada cerimônia, que contou com a presença de todos os premiados e de Gláucio Binder, presidente da Fenapro, acompanhado de vários presidentes de Sinapros regionais. O jornalista Fernando Vasconcelos, colunista publicitário de Brasília, impossibilitado de comparecer, fez questão de enviar mensagem à Abracomp, entidade organizadora e promotora do Colunistas, realçando a importância da premiação: “50 anos do Colunistas, uma história que reúne o melhor da publicidade brasileira. Profissionais vencedores costumam ter presente e futuro garantidos no mercado brasileiro, pelo justo reconhecimento em uma premiação que é marca da indústria da propaganda em nosso país. Em Brasília, o Colunistas serve de referência nos cursos regulares e também nos pós-graduação e mestrado de publicidade, além de importante apoio na ascensão aos cargos de comunicação nos órgãos públicos federais e distritais”. *** Dorinho, cartunista do PROPMARK, acaba de ser uma vez mais homenageado pela USP, onde leciona, com a inauguração de um painel de alguns dos seus trabalhos, no prédio da reitoria da universidade. Veja matéria nesta edição. *** Uma iniciativa deste jornal que fará muito sucesso: apresentar a cada edição, análise e funcionamento dos departamentos técnicos de uma agência de propaganda. Começamos com a área de mídia, cuja multiplicação de meios exige sempre maior estudo na aferição dos mais apropriados para cada campanha ou mesmo peça isolada dos anunciantes. *** Publicitários e jornalistas do meio, que contribuíram com um texto no livro Uma paixão além da publicidade: Corinthians, de autoria de Otto Barros Vidal, estão convidados para o lançamento durante café da manhã no Blue Tree Faria Lima (SP), no próximo dia 30. O editorialista escreveu sobre a relação de publicitários palmeirenses e corintianos durante o trabalho. *** Este editorial é em homenagem ao incansável publicitário e jornalista João Firme, que no próximo mês (setembro) levará à embaixada brasileira em Paris uma versão compacta do Festival de Gramado. Segundo ele, trata-se de uma iniciativa que procura mostrar na França a qualidade da nossa propaganda, para além dos salões do Cannes Lions. jornal propmark - 20 de agosto de 2018 3

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.