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edição de 20 de fevereiro de 2017

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agênCias Criah,

agênCias Criah, de Campinas, busca soluções que vão além da compra de mídia Empresa alia criatividade à tecnologia, com projetos como uma luminária que identifica o humor das pessoas por meio de posts nas redes sociais KELLY DORES Apesar da pouca divulgação, existe muita criatividade aliada à tecnologia em agências que estão fora das grandes capitais. A Criah, que fica em Campinas, reconhecido polo tecnológico do interior paulista, é uma delas. Depois de investir na contratação de talentos vindos especialmente de São Paulo, a agência dirigida pelo sócio e CEO Sergio Pellizzer também passou a fazer mais parcerias com agências maiores, como DM9DDB, WMcCann, Leo Burnett Tailor Made e Ginga. Mas o core business da Criah está, sobretudo, em soluções que vão além do investimento em mídia. “O nosso foco não é o investimento em mídia. O nosso foco é no potencial que o cliente tem para crescer, vender e ganhar dinheiro com ações que não são necessariamente mídia”, disse Pellizzer. O publicitário cita como exemplo um projeto de cliente oculto para a Renault, que a agência vem executando em alguns estados. “Ao contrário de outras montadoras, a Renault praticava o chamado sobrepreço. Só que isso prejudicava a marca, que acabava perdendo share. Muita gente ligava, cotava e acabava comprando outra marca. Utilizando muita tecnologia, a gente montou um projeto de cliente oculto. A partir de uma central de telemarketing, que montamos dentro de uma parte da agência, entro em contato com mais de 160 concessionárias Renault no Brasil diariamente. A gente analisa qualidade de atendimento da equipe de vendas, precificação, ofertas de acessórios que estão de acordo com as campanhas da Renault e análise de concorrência. 100% das ligações são gravadas no nosso software. Os resultados são ascendentes em termos de capacitação de equi- O CEO Sergio Pellizzer: “o nosso foco é no potencial que o cliente tem para crescer” “A gente tem muitA entregA boA pArA fAzer e tAmbém estAmos investindo” pe de vendas. O que isso tem a ver com a agência? Não tem a ver com a agência, mas estou ajudando a Renault a melhorar a sua performance”, contou Pellizzer. Outro projeto com viés tecnológico é a luminária #Social- Mood, que identifica o sentimento das pessoas em relação a alguma marca, produto ou serviço, por meio das postagens nas redes sociais. O produto contempla três categorias: alegria (amarelo), amor (vermelho) e tristeza (azul). O humor é identificado por meio de algoritmo que monitora, em tempo real, as palavras-chave relacionadas à marca. O sistema ativa a cor correspondente ao sentimento da maioria das pessoas. “A luminária é uma forma de mostrar que a tecnologia está aliada à comunicação de uma forma dinâmica”. Apesar da busca por soluções fora da caixa, a Criah é uma das Divulgação agências com maior compra de espaço publicitário da Globo na região de Campinas e declara crescimento de 60% em 2016. “Quando a gente analisa o mercado de Campinas e região, estendendo até Sorocaba, você percebe que é um mercado tão grande e carente de agências. É por isso que o nosso foco está 80% ali e 20% em São Paulo. Tem um volume imenso de empresas que precisam de uma agência mais regional que entenda o negócio não só como mídia, mas com necessidades mais pontuais”, avaliou ele. A expectativa da agência é crescer 70% em 2017 em relação ao ano passado. “A gente tem muita entrega boa para fazer e também estamos investindo. Construímos um estúdio dentro da agência. Investimos em equipe. Nossa entrega hoje é excepcional. Temos muitos projetos em desenvolvimento”. 48 20 de fevereiro de 2017 - jornal propmark

AgênciAs Y&R reformula mídia e cria cargo de diretora-geral Glaucia Montanha, há 13 anos na empresa, assume posição logo abaixo de Gaion Loredana Cortese/Divulgação Cristiane Marsola Y&R criou o cargo de diretora-geral de A mídia, que será ocupado por Glaucia Montanha. A publicitária está na agência desde 2004 e vai se reportar diretamente a Gustavo Gaion, que continua como VP de mídia. “Essa mudança faz parte de um processo evolutivo na forma de a gente se organizar, tanto para dentro como para fora (da agência). Percebo uma necessidade crescente de orientar as conversas com nossos clientes para um lado mais de negócio. A Glaucia vai me ajudar na gestão e implementação de novos processos internos na área de mídia, enquanto eu devo dedicar mais tempo a assuntos estratégicos da agência, aos clientes e ao mercado”, explica Gaion. Glaucia tem bastante experiência em planejamento de mídia, negociação com os veículos e análise de estudos do comportamento dos consumidores na relação com os meios de comunicação. “Será um grande desafio e uma excelente oportunidade participar deste novo momento da mídia com o Gaion”, afirma a executiva. Os gerentes de mídia Rafael Leal, Thiago Martinez, Patricia Russo, Camila Felix e Daniela Gazzano vão auxiliar a executiva nesta nova fase da agência. “Passamos a ter um único olhar sobre a operação do dia a dia das contas, o que ajuda muito a otimizar processos, criar identidade única e dar mais agilidade”, conta Gaion. O VP aponta alguns desafios para a área neste ano. “Queremos dar mais eficiência na relação com os clientes e com os veículos. Isso passa desde os processos de trabalho, que atendam melhor às necessidades de nossos clientes até melhorar a interlocução com o mercado”, prevê o executivo. A mídia teve outras alterações. “Readequamos os grupos para um formato mais horizontal e dedicado a cada cliente”, fala Gaion. Isabella Biasi, que antes era coordenadora, passa a exercer o cargo de supervisora, e Victor Bakos deixa de ser assistente para substituí-la na coordenação. A equipe de mídia da Y&R: no sentido horário, Gaion (acima à esq.), Glaucia, Leal, Camila, Patricia, Martinez e Daniela jornal propmark - 20 de fevereiro de 2017 49

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