EspEcial dE 54 anos Google alcança bilhões de pessoas com diferentes produtos e soluções Empresa, cujo objetivo é ajudar gente do mundo todo a resolver coisas no seu dia a dia, foi eleita a marca mais inovadora do país, segundo o Kantar LEONARDO ARAUJO Se há uma marca que, provavelmente, você já usou hoje, ela se chama Google. Seja com o Waze, para ir ao trabalho; o You- Tube, para ver um vídeo; o Android, para utilizar o celular; ou o Chrome, para navegar na web; a presença da gigante atinge bilhões em todo o mundo. Por esses e outros motivos, a companhia é conhecida por sua inovação. Mas, qual o segredo? Segundo Susana Ayarza, diretora de marketing do Google Brasil, não há “receita definida” para inovação. “Na nossa experiência, ela ocorre quando você cria o ambiente certo, contrata as pessoas certas e permite que elas trabalhem com liberdade e autonomia”, afirma. “Encorajamos nossos funcionários a passar 20% de seu tempo trabalhando em projetos com os quais acreditem que poderiam beneficiar a empresa de alguma forma. Por exemplo, a plataforma AdSense, por meio da qual dividimos a receita de anúncios em sites com seus publishers, e o Google News se originaram de ‘projetos 20%’ no Google. Alguns desses projetos envolvem risco e fracassam, mas sempre nos ensinam algo. Outros têm sucesso e se tornam negócios importantes para a empresa”, explica a diretora de marketing. Recentemente, a empresa anunciou, durante o Google I/O, conferência anual do Google para desenvolvedores, novidades de diversas frentes. Durante o evento, Sundar Pichai, CEO do Google, mostrou que a missão da empresa não é mais apenas ajudar o usuário a encontrar respostas. Hoje, os produtos do Google auxiliam pessoas do mundo todo a resolver coisas no seu dia a dia, desde achar as palavras certas com o Smart Compose do Gmail até encontrar o caminho mais rápido para casa direto do Maps. “Queremos que os nossos produtos trabalhem mais para você - no contexto do seu trabalho, da sua casa e da sua vida. Todos eles compartilham o mesmo objetivo: ser útil para todo mundo”, relatou Sundar. Segundo Susana, o Google anuncia novos produtos e funcionalidades constantemente. “Mas o futuro que traçamos todos os dias continua alinhado com a nossa missão de ‘organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis’”, elucida. A empresa trabalha para popularizar ainda mais seus serviços. Com o uso do Google, por exemplo, é possível saber o Luizão é a estrela da recente campanha da gigante; craque repete a frase “Três Jogos” em filme inspirado por meme “O hOráriO nObre, cOnsOlidadO pOr anOs cOmO um hOráriO marcadO, é hOje um mOmentO pessOal” Susana Ayarza: não há “receita definida” para inovação Fotos: Reprodução/YouTube resultado dos principais jogos da rodada. Aproveitando o Brasileirão, a marca lançou, recentemente, um comercial protagonizado pelo o ex-craque Luizão. O filme é claramente inspirado no “meme dos três reais”, mas como o assunto é futebol, o ex-jogador aparece em dose tripla repetindo a frase: “Três Jogos”. Uma das campanhas da marca utilizou carros de som para promover o Google Meu Negócio no Norte do Brasil. “Quando falamos em trazer pessoas do offline para o online, buscamos a forma certa de falar com elas. Essa campanha que você mencionou traz perguntas que o mercado publicitário faz o tempo todo: quem são os nossos consumidores, onde estão, o que querem e como podemos conversar com eles?”, explica a executiva. “O horário nobre, consolidado por anos como um horário marcado, é hoje um momento pessoal. Para os consumidores, o momento mais engajado e feliz é aquele no qual estão desfrutando de coisas pessoais e consumindo conteúdo que gostam. Esse engajamento não diz respeito apenas ao conteúdo, o mesmo ocorre quando os anúncios que veem são mais pessoais e úteis. Esta parece uma mensagem simples, mas, na verdade, requer que as marcas reinventem a maneira de se comunicar com seus consumidores”, finaliza. 16 20 de maio de 2019 - jornal propmark
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