Views
4 years ago

edição de 20 de maio de 2019

  • Text
  • Jornal
  • Maio
  • Tecnologia
  • Empresa
  • Marcas
  • Mercado
  • Brasil
  • Propmark
  • Anos
  • Marca

especIal

especIal de 54 anos Ipiranga constrói mindset de local completo com humor na propaganda Da comunicação ao desenvolvimento interno de talentos, empresa usa tecnologia para se aproximar do consumidor e inspirar melhorias JÉSSICA OLIVEIRA Ipiranga construiu um mindset nos A consumidores de ser um lugar completo. A afirmação é de Jeronimo Santos, diretor de desenvolvimento de negócios e marketing da empresa. De acordo com o executivo, a boa percepção do consumidor é gerada por uma soma de dois fatores: o compromisso da companhia em gerar boas soluções que facilitem a vida das pessoas e a maneira como se comunica com clientes. Em produtos, por exemplo, a marca lançou em 2017 a Octapro, gasolina aditivada premium. Santos comenta que ela tem octanagem típica 96 de índice Anti Detonante (IAD) e RON (Research Octane Number) médio de 102, método de referência de octanagem na Europa para os motores mais modernos, e supera padrões de qualidade do TOP (Tier Gasoline Program). Já em relação ao engajamento com consumidores, ele destaca o programa de fidelidade Km de Vantagens, que completou 10 anos e tem mais de 30 milhões de participantes. Os benefícios incluem descontos em mais de 160 empresas parceiras, festivais, jogos, espetáculos, viagens, refeições e e-commerce. Outro lançamento é o aplicativo de meio de pagamento Abastece Aí, apoiado por inteligência digital e análise de dados. Já são cinco milhões de downloads. “Entendemos que a Ipiranga é uma empresa de 80 anos que soube desenvolver estratégias que a colocassem em posição de vanguarda tanto no mercado quanto no setor, com lançamentos contínuos de novos produtos, formatos e ferramentas que colocam as pessoas e suas necessidades no centro dos negócios”, afirma. Para Santos tudo isso é possível a partir de alguns pontos. Um deles é ter parceiros para oferecer variadas possibilidades de conveniência. “A cada parceria, nos debruçamos sobre a jornada do consumidor, sempre com foco nas formas de trazer ganhos de eficiência e agilidade, bem como na melhoria das experiências. Com esse mindset, construímos a reputação de lugar completo, atendendo não só o motorista, mas também o pedestre, o ciclista ou o morador do bairro”, afirma. Outro ponto essencial é o tom das campanhas. Parceria da Talent Marcel há mais de 20 anos, a linguagem adotada na comunicação, marcada pela leveza, bom humor e irreverência, foi pensada para estabelecer uma conexão emocional com as pessoas, Linguagem adotada na comunicação é marcada pela leveza, bom humor e irreverência; campanha rendeu bordão “na velocidade do mercado, precisamos entregar rápido, errar pequeno, corrigir as rotas e melhorar” Jeronimo Santos: foco na jornada do consumidor Fotos: Divulgação especialmente com o brasileiro. A estratégia deu tão certo que ultrapassou o ambiente publicitário e ganhou o dia a dia, por exemplo, com o bordão “pergunta lá”. Pilar importante nessa construção é o trabalho feito internamente em todas as plataformas de negócios. Santos afirma que a empresa fomenta a inovação e o desejo por desenvolver iniciativas convenientes para as pessoas. As ações são planejadas considerando a integração de áreas e de conhecimento, com a formação de grupos multidisciplinares que canalizam as energias conforme metas para criação de soluções. “Temos um hub de inovação, dedicado a facilitar a cultura inovadora na empresa, junto a iniciativas da Diretoria de Pessoas e Organização, com temas como agilidade, abertura, diversidade, colaboração e autonomia. Entendemos que, na velocidade do mercado, precisamos entregar rápido, errar pequeno, corrigir as rotas e melhorar.” Além disso, há três anos a empresa instalou o primeiro ponto de recarga para veículos elétricos. Atualmente já são mais de 50 postos instalados com essa tecnologia e perspectiva de ampliação contínua desse serviço. “Como uma empresa que se propõe a oferecer tudo que o cliente necessita para se mover entre um ponto e outro, entendemos que esta seria mais uma iniciativa para facilitar a vida das pessoas.” 24 20 de maio de 2019 - jornal propmark

especial de 54 anos ” “Marca inovadora é aquela que sempre está na vida e na memória” Na minha opinião, inovação tem muito a ver com inquietude, inconformismo. Para uma mente inovadora, não existe zona de conforto. É ter a cultura de tolerância ao erro e de questionamento dos acertos. Mexer em time que está ganhando, para continuar ganhando. ” mais rica e mais relevante. Uma marca inovadora faz o exercício mais básico de todos: colocar-se no papel de consumidor. Aí é possível descobrir qual serviço ou produto faria uma real diferença na vida de todos nós. ” equipe com iniciativas como o Comitê Interno de Inovação, como o que temos na Mark Up, no qual incentivamos os colaboradores a compartilharem suas ideias e colocá-las em prática. Pessoas inovadoras são atentas, antenadas, participam de workshops, literaturas, eventos etc. Elas usam esse conhecimento adquirido e o adaptam em seu ambiente visando o resultado esperado. Então, inovação é uma inquietação, um inconformismo. E eu adoro acreditar que a Mark Up tem essa atitude, porque nós nascemos há 25 anos de uma revolução desse tipo, de pensar em outras formas para fazer entregas melhores para os clientes. E é assim que queremos ser reconhecidos na nossa área, como uma agência inquieta, desafiadora e que está sempre atrás de alternativas incríveis para o mercado. ” Rodolfo Sampaio Sócio e CCO da Moma ” As pessoas confundem inovação com tecnologia. Mas inovação pode ser qualquer coisa que te dê uma nova maneira de olhar o mundo. Falando de marca inovadora, pode ser um jeito novo de se comunicar, de vender o próprio produto, de se relacionar com o consumidor. Inovação é quando você descobre uma necessidade do consumidor antes mesmo dele perceber. Por exemplo, o Japão precisava fazer algo para mudar sua percepção fora do país. No lugar de fazer uma campanha, fez um museu na Avenida Paulista, a Japan House. Um lugar com restaurante, biblioteca, exposições contemporâneas, arquitetura etc. ” Kevin Zung COO da WMcCann ” Uma marca inovadora é a que cria experiências de produtos ou serviços e impulsiona o desempenho dos negócios. Ajudando a dar vida a uma estratégia através de uma proposta de valor e experiência tangível do cliente. ” Silvana ToRReS Presidente da Mark Up ” Uma marca inovadora é uma marca conectada com as necessidades e comportamentos do seu público-alvo, sendo capaz de perceber novas nuances nessas duas dimensões e responder rapidamente com produtos e serviços que sejam úteis e inspiradores. ” filipe CuveRo Vice-presidente de criação da Dentsu Brasil ” Ser inovador é acreditar que, contra tudo e contra todos, é possível fazer a experiência do consumidor ser mais simples, maRCoS QuinTela CEO do VMLY&R Group no Brasil ” Inovação, antes que qualquer coisa, é uma atitude que as pessoas do nosso mercado precisam ter. Mais do que estar ligada a invenções tecnológicas que obviamente revolucionaram o mundo, é o ato de tentar enxergar algo de uma forma diferente, seja uma rotina ou um processo, deixando melhor, mais rápido ou mais simples. Fazer com que a inovação esteja presente na empresa depende muito da liderança. Cada líder precisa ter, individualmente, essa atitude, precisa ter ouvidos abertos, deixar seu time falar, encorajar pessoas. É provocar a maRCelo leiTe Diretor-executivo de marketing do Grupo RBS jornal propmark - 20 de maio de 2019 25

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.