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edição de 21 de dezembro de 2015

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opinião Rodolfo

opinião Rodolfo Patrocinio “Já não se faz como antigamente” Fabio Victoria Eu diria que o título do artigo é o posicionamento do saudosista. Em linhas gerais, quem o menciona quer corroborar a sua crença de que, seja lá qual atividade da vida, antigamente era sempre melhor. Bom, nossa atividade aqui é a propaganda e então eu me pergunto, o que mudou dos tempos do Fernandinho, do Bebe Quieto, do Louco por Lee e do Primeiro Sutiã para os atuais? Tecnologia, você vai dizer. E vai estar coberto de razão. Nessa época não tínhamos PCs na mesa de cada pessoa da agência (nem do cliente), muito menos laptop, na extensão disso, internet e toda a revolução que “acho que perdemos o encanto, a picardia. perdemos, enfim, o que era nossa essência” veio daí. Aqueles personagens citados no parágrafo anterior, para ficar só neles, remetem a uma época espetacular da nossa criação publicitária. Claro, é só a minha opinião. E, por ela, também digo que foi essa a época que a propaganda brasileira tinha uma identidade bem definida, própria. Eu não era redator na época, mas lembro de vibrar cada vez que um comercial do Louco por Lee passava na televisão. Era como se um novo capítulo das minhas séries preferidas hoje fosse liberado no Netflix. Eu acho que nós perdemos esse encanto, essa picardia. Perdemos, enfim, o que era nossa essência. Ouço muitos saudosistas culparem a chegada dessas coisas modernas. Entendo o que eles querem dizer. Lembro que o computador iria reduzir a nossa jornada de trabalho, segundo as previsões. Aconteceu justamente o oposto. Nos tornamos mais, digamos, técnicos e menos artistas. Lembro-me de uma passagem em que um diretor de arte que trabalhou comigo ia desistir de fazer um layout porque não tinha como conseguir referências fotográficas para usar no Photoshop. Ou seja, o computador estaria assassinando uma ideia. Engano. Havia maneiras de se resolver aquilo. O que estava matando a ideia não era a máquina, mas a nossa preguiça. Assim como não consigo entender essa, digamos, desavença em relação aos novos meios que a internet nos trouxe. Lembro-me de uma discussão acalorada de dois colegas de profissão anos atrás sobre televisão X internet. Aquilo não fazia o menor sentido pra mim. A internet, e suas consequentes redes sociais, sites e hotsites, apenas ampliou os horizontes da comunicação. Nos deu novas possibilidades de falar com o pessoal. Possibilidades ainda mais ampliadas com a chegada dos smartphones. O fim daquela picardia em nossa expressão publicitária não tem nada a ver com isso. Tem a ver com preguiça, principalmente. Sim, existem outros fatores, como acesso mais fácil ao que se faz lá fora e um pouco de comoditização dos festivais, mas aí vão mais uns dois artigos. Fato é que o cerne, o núcleo, a alma que fazia a propaganda brasileira ter aquele jeito só dela poderia resistir a qualquer mudança tecnológica que já aconteceu e às que vão acontecer. Estou falando da ideia e de como a abordamos. Ou você acha que, hoje, o Fernandinho não poderia ter o próprio perfil no Facebook e no Instagram sem perder a velha e boa irreverência? Fabio Victoria é redator da Loducca fabio.vicitoria@ldc.agency 16 21 de dezembro de 2015 - jornal propmark

Marcas & Produtos Neusa Spaulucci nspaulucci@propmark.com.br LoLLa Do portfólio da Unilever, a marca Axe já garantiu lugar como uma das principais da edição 2016 do Festival Lollapalooza, que será realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo, dias 12 e 13 de março. As ativações ainda estão em fase de definição, mas para Larissa Jorge, gerente de marketing da marca, Lolla é uma excelente plataforma de se conectar com o público jovem, principal taget da marca. Lanche A linha de requeijões saborizados Catupiry Sabores ganhou nova embalagem e apresenta receita reformulada. Além das opções tomate seco, azeitona preta e ervas finas, a linha tem a versão peito de peru. A nova Catupiry Sabores é elaborada a partir do requeijão em copo da marca. Os produtos são apresentados em frascos com a logomarca redesenhada e rótulo mais colorido, destacando o ingrediente que dá sabor ao requeijão. café L’or Espresso apresenta duas novidades no Brasil: novo design da embalagem da sua linha e o lançamento do blend Ristretto, considerado como um café poderoso e encorpado na medida exata. A marca ganhou novo logotipo, combinado aos tons preto e dourado da embalagem. Com acabamento em verniz, a identificação do blend está presente tanto no corpo da embalagem como na tampa, para facilitar a visualização de L’or. Unhas Risqué apresenta sua nova linha de tratamento: o Risqué Technology. Segundo a marca, os produtos foram desenvolvidos com alta tecnologia para garantir unhas saudáveis e tratadas por completo. A linha é composta por produtos hipoalergênicos específicos para cada passo do ritual de cuidados, desde a remoção do esmalte até a aplicação do óleo secante. jornal propmark - 21 de dezembro de 2015 17

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